EticaAI / aguia-pescadora

Documentação de toda pilha de soluções e de usuário do PaaS da Etica.AI. Informações do cluster Tsuru sendo configurado: [Nós: 3][CPU: 14][RAM: 32GB][Disco: 800GB SSD][Custo: < 100 BRL/mês]
https://aguia-pescadora.etica.ai
The Unlicense
1 stars 0 forks source link

Como re-criar um produto mínimo viável do Cluster Tsuru Águia Pescadora 2.0-alpha #5

Open fititnt opened 5 years ago

fititnt commented 5 years ago

TL;DR: o valor mensal de recriar um Cluster Tsuru em 2019 como o Águia Pescadora da Etica.AI (isto é, [Nós: 3][CPU: 14][RAM: 32GB][Disco: 800GB SSD]) é menor do que o valor típico de uma internet fixa barata em países como Moçambique e em Angola em 2019. Se você, mesmo anos depois, está lendo isto aqui, não se limite pelos demais em volta que disserem que não é possível. Talvez a maior barreira seja dificuldade de vocês em poder fazer pagamentos internacionais (isto é, dificuldade de acesso cartão de crédito ou Paypal).


Neste issue e/ou commits relacionados a ele eu vou procurar documentar de forma simples Como re-criar um produto mínimo viável do Cluster Tsuru Águia Pescadora.

Por Produto Mínimo Viável (Inglês: MVP, de Minimum Viable Product) é esta definição na Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Produto_vi%C3%A1vel_m%C3%ADnimo. Resumidamente falando isso quer dizer permitir criar um ou mais apps de Olá Mundo.

Notem que mesmo que o aguia-pescadora passe a ficar mais complexo, pelo menos o início dele tende a ser plausível, porém pode implicar relerem o histórico de commits. Meu primeiro teste com Tsuru foi 17 dias atrás (https://github.com/fititnt/cplp-aiops/issues/58, https://github.com/fititnt/cplp-aiops/issues/59) então talvez um Olá Mundo de quem for tentar (mesmo se encontrar outras dificuldades ou não for exatamente o mesmo ambiente que o explicado aqui) talvez seja até mais rápido do que eu. Se demorar uma semana, ou se demorar 3 meses, é ok, faz parte.

Notem que recriar um cluster (ou então recriar um nó possível de por em produção) é algo que raríssimas pessoas fariam. Eu não tenho interesse de ser contratado por outras empresas, mas quem geralmente chega ao ponto de conseguir fazer algo como isto aqui se destaca não só em relação a quem for procurar ajudar, mas até se for querer procurar emprego em empresas da região.

fititnt commented 5 years ago

Pessoal, mesmo que for ler esse tipo de coisa aqui anos depois (e talvez os passos nem sejam mais replicáveis via copia e cola) algo de apoio moral que eu posso dizer pra vocês é: não deixem pessoas mais velhas dizendo que vocês não podem ser algo por causa de limitações de acesso a internet ou de não entenderem uma língua.

Eu 5 minutos depois que comecei esse issue aqui fiquei mais de 1h discutindo no Facebook com um auto-denominado professor que queria pressionar outras pessoas deixar de ajudar quem não tinha acesso ao Google ou a livros (em especial, ele criticava pessoal de Angola e Moçambique) e queria convencer pessoas como eu de que não valia a pena apoiar.

Talvez os links acima ou pelo menos vários comentários bem preconceituosos deles acabem ficando indisponíveis, porém o que eu quero deixar bem claro aqui é que não é por que eu lido com inteligência artificial e que sim, também sou programador desde antes disso, que eu apoio esses tipos de preconceitos.

fititnt commented 5 years ago

No arquivo diario-de-bordo/tsuru-inicializacao/seu-computador.sh é o que está sendo documentado como recriar o MVP da Águia Pescadora em servidores remotos. Porém estou vendo que será necessário pelo menos documentar um passo a passo de como seria a visão de um usuário.

Creio que vou criar um arquivo diferente (e até mesmo acessar de um computador diferente). No MVP da Águia Pescadora Charlie eu acabei dando acesso de super usuário para todo mundo e ficaram com medo de estragar (ou ficaram assustados com a documentação completa do Tsuru). Creio que não tenho como pedir ajuda nessa etapa inicial, vai ter que ser bem documentado mesmo.

fititnt commented 5 years ago

Fiz comentários pertinentes aqui https://github.com/EticaAI/aguia-pescadora/issues/4#issuecomment-510702435.

TL;DR: a versão passo a passo (isto é, sem automação via Ansible) e usando docker diretamente (sem kubernetes) de diario-de-bordo/tsuru-inicializacao e [diario-de-bordo/tsuru-inicializacao++] não tem implementado/documentado como ter no Tsuru plano de disco e plano de serviço de pelo menos um tipo de banco MySQL e/ou PostgreSQL. O principal impacto disso é que um PaaS quase totalmente pré-liberado para o usuário nem depender de agum admin ainda precisaria de ajuda.

Até tem como otimizar isto (em especial se for para servir tsuru em apenas 1 nó, mas já estou tentando ir logo para um setup que permita também tanto 1 nó como vários em cluster.

fititnt commented 5 years ago

Adicionado sufixo "2.0-alpha" ao titulo anterior.