Open simas0 opened 8 years ago
Incluo aqui a sugestão do @hjbortol, com a qual concordo totalmente, de que no roteiro e no "Para o professor" das atividades devem vir as habilidades da BNCC (ou outras criadas) tratadas na atividade.
por exemplo: ao ensinar vetores, podemos trabalhar com coordenadas cartesianas ou noções de módulo, direção e sentido. As alternativas devem ser descritas em detalhe e a escolha deve ser justificada.
Atividade 1: reconhecer através de padrões que um mesmo vetor representando deslocamentos pode ter sua origem em qualquer ponto do plano. Nível cognitivo: procedimento com conexão com o conceito.
objetivos gerais de formação do BNCC
que são abordados nessa atividade, com as devidas ênfases nos objetivos mais atingidos, veja #34.
Exemplo: Essa habilidade enfatiza o EMMT02 e também contribui para EMMT03.
Antes do início da redação de cada capítulo, o Coordenador do Eixo deve elaborar um Roteiro do Capítulo (exemplo abaixo) listando seus objetivos específicos, pré-requisitos e desdobramentos imediatos em termos das habilidades do BNCC (ou outras que acredite serem importantes) que serão trabalhadas, objetivos de cada atividade e exemplo, definindo os métodos pedagógicos a serem utilizados. Ele deve ser discutido com os demais coordenadores de eixo e, preferencialmente, com toda a equipe, antes de ser implementado pelos elaboradores. Este roteiro deve ser pautado em sua experiência acadêmica e em trabalhos de pesquisa científica nas áreas de Ensino e Educação Matemática.
Gostaria que vocês me ajudassem com a melhoria do roteiro abaixo para termos um bom modelo para ser seguido em todos os eixos.
Objetivos específicos BNCC (EM11MT01) Compreender o conceito de vetor, tanto do ponto de vista geométrico (coleção de segmentos orientados de mesmo comprimento, direção e sentido) quanto do ponto de vista algébrico, caracterizado por suas coordenadas, aplicando-o em situações da Física.
Pré-requisito BNCC (EF07MT01) Associar pares ordenados a pontos do plano cartesiano, representar triângulos e quadriláteros, conhecendo-se as coordenadas de seus vértices e realizar transformações nessas figuras a partir de multiplicação das coordenadas por um número inteiro.
Desdobramentos imediatos BNCC (EM11CN01) Observar e descrever posições, deslocamentos e velocidades de objetos em linhas,como carros em estradas; em planos, como bolas numa quadra; ou no espaço, como aviões em torno do globo
BNCC (EM11CN02) Atribuir a permanência de um objeto numa mesma posição, ou a constância de sua velocidade, ao cancelamento das forças agindo nele, e atribuir qualquer alteração na sua velocidade à força resultante atuando nele
BNCC (EM13MT02) Estabelecer relações entre as transformações isométricas (reflexão, translação e rotação) e vetores no contexto do plano cartesiano, incluindo o uso de softwares de geometria dinâmica.
Roteiro da Lição