livro-aberto / ensino_medio

Coleção do Ensino Médio - Livro Aberto de Matemática
11 stars 1 forks source link

Design do livro #2

Open simas0 opened 8 years ago

simas0 commented 8 years ago

Combinamos que cada capítulo/lição/unidade (não definimos como seria chamado), teria o aspecto abaixo:

Apresentação dos objetos e pré-requisitos necessários: Os pré-requisitos que forem centrais na lição serão reapresentados de maneira sucinta na própria lição para fins de completude.

Motivação ou história: História ou atividade que direcione para o conteúdo que será tratado na lição. O ideal é que este preâmbulo esteja diretamente conectado com o que será feito na lição. Diferente de algo que mostre onde será utilizado o conteúdo, espera-se que mostre onde e como será utilizado o conteúdo e que isso seja realmente um modelo mental para o que segue na lição. Preferencialmente deve se relacionar com as grandes ideias da matemática que estão sendo desenvolvidas naquele ano de escolaridade.

Atividades para construção da teoria: Um dos princípios escolhidos é o envolvimento ativo do estudante em seu aprendizado. Para isso nada melhor que ele investigue, construa e teste hipóteses e justifique ele mesmo as proposições relevantes da teoria. Estas atividades têm este propósito.

Texto para o estudante: Sistematização do conteúdo da lição, inclusive retomando o que foi feito nas atividades anteriores, em uma conversa com o estudante estabelecendo os resultados e apresentando exemplos. Ao final serão apresentados os desdobramentos do conteúdo, sejam eles dentro do mesmo eixo, entre eixos, entre anos de escolaridade ou com outras áreas do conhecimento.

Exercícios propostos: Estes exercícios são aqueles obrigatórios para todos os estudantes. São indispensáveis para o domínio das habilidades propostas para o capítulo. Espera-se que não sejam muitos, mas que sejam interessantes. Nas atividades para aplicar procedimentos, melhor priorizar aqueles que trabalhem com conexão com os conceitos e ideias importantes da lição.

Exercícios suplementares: Estas são atividades para os estudantes que gostam de matemática ou que querem prosseguir os estudos na área de exatas. Neste ponto pode haver alguma teoria extra para este mesmo público.

Avaliação do aprendizado: Priorizar as questões de vestibulares ou ENEM e que sejam em estilo diferentes daquelas que estão nos exercícios propostos. As atividades aqui devem permear as principais ideias da lição. O estudante que resolver todas estas questões pode seguir para a próxima lição ciente de que adquiriu as habilidades esperadas para esta lição. Não devem ser muitas questões.

Propostas de alteração e complementação são bem-vindas, especialmente aquelas embasadas em artigos científicos. 20160906_180055

estelanunes commented 8 years ago

Caros, creio que precisamos discutir um pouquinho MP do governo na próxima reunião. O que acham?

cydara commented 8 years ago

Prezados, acho que nos "Exercícios Propostos" deveria constar que eles devem contemplar todas as habilidades constantes da BNCC (ou seja, devem contemplar o mínimo exigido).

simas0 commented 8 years ago

Algumas observações sobre o layout do livro e sua implementação na plataforma.

  1. Na plataforma as enumerações devem ser feitas segundo o padrão da barra de ferramentas para seguirmos um padrão de formatação.
  2. As seções devem ser construídas em no máximo três níveis, sendo o primeiro não numerado que é o nome do eixo. Abaixo dele temos as seções e as atividades são subseções. Desta forma as atividades serão numeradas como 1.1, 1.2, ..., 2.1, etc. (isso será alterado futuramente para uma numeração corrida até o final do capítulo sem o indicador de seção).
  3. Cliquem no olhinho "Watch" no topo desta página (ver figura), como na figura para acompanharem o que acontece por aqui, por favor.

captura de tela de 2016-11-09 17-47-29

estelanunes commented 7 years ago

@hjbortol