Closed RodolphoChagas closed 4 weeks ago
@RodolphoChagas - boa noite...
Vou resumir o que eu faço aqui:
1 - para emitir um boleto, reservo o nosso número, e faço a emissão. Gravo o nosso número no banco de dados...
2 - gero a remessa para o banco e informo o nosso número no layout. Envio para o banco.
3 - no dia seguinte, analiso o retorno... a quantidade de títulos e valor total das "entradas confirmadas" deve bater com o gerado no dia anterior...
sobre a emissão dos boletos - eu tenho 2 opções: gero o PDF e envio por email, ou mando o PDF para a impressora e entrego o boleto impresso para o cliente... (esse é o passo 1 acima)... depois remessa / retorno... e nos dias seguintes, sempre analisar o retorno, para interceptar as baixas, liquidações, cartório, protesto, etc... você trata cada ocorrência como achar melhor.
@rafd75 você sanou todas as minhas dúvidas, muito obrigado mesmo !!! Foi o ponta pé inicial que eu precisava para iniciara a aplicação..
Mas me pintou mais um dúvida, espero que voce possa me ajudar mais uma vez hahah Em relação ao nosso número, ele é sequencial e nunca se repete certo ? Igual ao número de Nota Fiscal...
Se houver 1 Nota com 3 boletos(parcelado), então seria um Nosso Número para cada um ?
Aqui o financeiro quando recebe o arquivo de retorno com algum título nele "errado", eles simplesmente corrigem o erro, deletam esse boleto do sistema e na próxima remessa é enviado novamente para ser registrado. Então eu sou obrigado a repetir o Nosso Número que foi vinculado a ele antes de ser deletado do sistema ou tenho que gerar um novo e vincular a ele nessa nova remessa ?
isso mesmo...
3 parcelas, 3 números diferentes...
aqui, eu uso sequencial... mas - salvo engano - em algumas aplicações, ele é único (talvez isso acabe agora, com a obrigatoriedade de registro do boleto)... Ex: cartão de crédito, eu acho que o número é sempre o mesmo... Uma vez, liguei para a atendente e pedi a segunda via... ela me disse que eu podia usar o boleto do mês passado (no caso, cartão de crédito não tem vencimento, nem valor, então a linha digitável não muda... )... entendeu?
Voltando ao nosso sistema --- cada parcela (cada boleto), um nosso número... (aqui usamos sequencial)...
Veja no banco, pois alguns casos, existe uma "faixa" permitida para o cliente... SEMPRE faça a homologação com o banco, para evitar dor de cabeça...
No caso de você receber a faixa 0000000001 até 9999999999... vc também poderia usar uma lógica do tipo:
Primeira posição, identifica o documento que gerou a parcela: 1 - NFe 2 - NFSe
da segunda, até a nona posição, número do documento
e nas últimas duas posições, a parcela...
ou seja
100000012301 -> NFe, número 123, parcela 01 100000012302 -> NFe, número 123, parcela 02 etc... deve funcionar... mas eu não uso assim.
Obs: o exemplo acima não está levando em conta o código da carteira, nem o dígito... na prática (chutando um exemplo aqui - bradesco, carteira 09), ficaria assim:
009/100000012301-4 -> NFe, número 123, parcela 01 009/100000012302-X -> NFe, número 123, parcela 02
etc....
Opa, entendi, seu exemplo ficou perfeito!!
Liguei para o banco semana passada e me informaram que eu teria que alterar o layout do arquivo de Remessa na posição 093 a 093 que seria Condições para Emissão do Boleto de Cobrança. Nessa posição eu informaria o número 2, que seria "o Cliente emite o Boleto e o Banco somente processa o registro! .Neste caso, será obrigatório informar o Nosso Número formatado na posição 71 a 82 do registro de transação tipo 1"
Até ai entendi perfeitamente juntando com tudo o que voce me explicou agora, porém na parte que voce falou "Veja no banco, pois alguns casos, existe uma "faixa" permitida para o cliente... SEMPRE faça a homologação com o banco, para evitar dor de cabeça..."
Acho que a faixa que você citou foi o que a atendente me indicou sobre onde informar o Nosso Numero, só a parte da homologação que não entendi. O banco aqui é Bradesco carteira 09.
Aqui tb é bradesco 09... uso sequencial... tem um código de convênio...
Minha sugestão... alinha com o suporte do banco, desenvolve, e faz os testes... melhor jeito de aprender é na prática mesmo.
Perfeito, farei isso!! Obrigado mesmo pela ajuda
@rafd75 poderia me ajudar mais um vez ? Já iniciei o software, me alinhei com o suporte do bradesco, e hoje enviarei arquivos de remessa e boletos para validação. Minha dúvida pode parecer boba, mas sempre me esforço pra tentar fazer o melhor! É em relação a guardar no banco de dados o Nosso Número, como voce trabalha com esse sistema a um tempo, gostaria de saber se voce guarda esse valor com o digito verificador dele... E se voce usa alguma regra ao gerar ele, ou apenas sequencial mesmo
@RodolphoChagas , bom dia.
Eu guardo o nosso número completo... Observe que, no Boleto2Net, eu padronizei algo assim:
Carteira / Nosso Número - Dígito - Ex Bradesco: 009/123456778-9
Esse formato acima, vai no NossoNumeroFormatado.
Se eu preciso só do "Nosso Número", eu tiro tudo que vem antes da barra e tudo que vem depois do traço... assim pego só o nosso número.
No meu sistema, tenho apenas 1 campo, e guardo tudo... Outra forma (considero até melhor) seria ter 3 campos (no seu banco de dados)... Neste caso, guarda 009 em carteira, 12345678 em nosso número e 9 em dígito verificador...
Interessante! Aqui tem uma tabela chamada 'Banco', onde cada linha é um banco diferente e seus respectivos dados nas colunas, como agencia, conta, carteira.. e agora inseri outra coluna chamada NossoNumero onde guardo o último valor gerado para ter um controle.
E tenho outra tabela chamada 'Boleta' onde guardo as informações dos boletos, como código da ocorrência, vencimento, banco, valor, valor pago e por ai vai.. e agora também inseri a coluna NossoNumero onde vinculo para cada boleto gerado o numero dele.
Talvez agora vou salvar o NossoNumero do boleto já com o digito verificador dele, ou crio uma nova coluna para ele, acho até melhor dessa forma como voce indicou.
Obrigado pela atenção mais uma vez!!!
Primeiramente queria parabenizar aos desenvolvedores pelo projeto.
Minha dúvida é mais na parte do processo de gerar um boleto, vou explicar.. A minha empresa já trabalha a anos com um sistema em que cria o arquivo de REMESSA(toda segunda) e envia ao banco(Bradesco), logo no dia seguinte recebe o arquivo de RETORNO e da entrada desse arquivo no mesmo sistema, para que os 'boletos' recebam o status de "registrado" ou "pago". Obs.: O banco fica responsável de gerar os boletos e enviar via Correio...
Mas agora o banco apenas vai fazer o registro e nós(empresa) teremos que criar um sistema para emissão dos boletos(PDF ou html) para envio por e-mail. Estou fazendo em C# windows.Forms, e consegui aparentemente gerar o boleto..
O processo de gerar um boleto é só isso ? Assim que eu confirmar que a remessa foi registrada pelo banco, é só gerar os boletos e disparar para os clientes ?? Ou estou deixando passar algo ?
Sei que agora vai ficar responsável a nós gerar o Nosso Número e vincular a cada boleto, mas minha dúvida é realmente no processo em si desde o arquivo de Remessa, recebimento do Retorno e emissão dos boletos..
Desculpa por qualquer ignorancia minha.. Desde já agradeço a qualquer ajuda