Open ewerton-dif opened 4 months ago
No caso do meu notebook, a config do sudo para meu user está em /etc/sudoers. Como teste, eu incluí meu user no grupo 'sudo' local, e ficou rapidinho.
Provavelmente 10s é o timeout do sssd. Talvez a melhor opção seja ajustar o timeout.
Na verdade não funcionou o esquema de adicionar o user no grupo 'sudo'... sem perceber, eu tinha ativado a vpn.
Mas, o problema foi resolvido com a explicação do site abaixo!!!
https://serverfault.com/questions/140127/sudo-taking-long-time A maior causa da lentidão do sudo é o sistema não conseguir resolver seu próprio nome de host. Você tem seu nome de host local incluído em /etc/hosts? Se não, eu recomendaria adicioná-lo com o IP, 127.0.1.1que é o que eu faço em todos os meus sistemas. Eu adiciono a entrada com o nome de host curto e o nome de domínio qualificado completo (FQDN). Isso então remove o atraso nas chamadas de acesso do sudo 9 em cada 10 vezes.
Na ET v6, o arquivo hosts tem a linha: 127.0.1.1 suporte-HP-EliteBook-640-14-inch-G10-Notebook-PC e daí substituí pela abaixo e funcionou e resolveu o problema do 'sudo': 127.0.1.1 nb-dtic-15
E como vamos escalar isso?
Você testou aí no seu computador? Se funcionou, me avise aqui... daí podemos botar em algum script (tanto da instalação da ET, quanto no boot só para arrumar isto). Ou eu ou algum estag poderíamos fazer.
Em conversa com Bruno, ele disse que resolveu no passado de outra forma... ou alterando o timeout do ldap/ad ou mudando a ordem de pesquisa do dns, deixando o cache em primeiro... mas não lembra bem. Como fica complicado ficar mudando o hostname dos computadores dos usuários, e como isto só afeta o pessoal da DTIC, que são os únicos que fazem 'ssh + sudo' em romófis, então vamos deixar este estudo mais para frente.
Descreva o bug
Ao executar o comando 'sudo' em home-office, demora uns 10s para liberar o comando.
Comportamento Esperado
Que o comando 'sudo' ocorra instantaneamente, como acontece on premisses
Sugira uma solução
A estudar, talvez alguma opção do cache de login
Para Reproduzir
Em home-office, é só executar um comando qualquer, como 'sudo ls /etc'
Desktop (por favor preencha os campos abaixo)
Contexto Adicional
Isto acontece desde que ocorreu a migração de LDAP para AD