Closed ranisalt closed 8 years ago
Combinando com #13 e #7 sobra espaço pra termos GA e AL na primeira e segunda fase, como todas as engenharias, e diminui a carga horária da terceira fase :+1:
álgebra linear na segunda fase só piora as coisas do jeito que tá. sendo de essencial importância como uma das poucas matérias em que temos contato com abstração matemática, não adianta simplesmente fazer com que burocraticamente sejamos "sugeridos" a cursá-la mais cedo, se não for dada a devida atenção necessária para o entendimento do conteúdo. essa mudança possivelmente só funcionaria caso a segunda fase estivesse completamente diferente, e portanto essa mudança não deve ser independente.
existe a possibilidade dessas matérias mais voltadas para sociedade estarem no curso por determinação superior, e assim sendo, impossibilitando a mudança de ementa ou simplificação em qualquer vertente. é necessário verificar isso junto a um órgão regulador.
existe a possibilidade dessas matérias mais voltadas para sociedade estarem no curso por determinação superior
Dei uma olhada no documento do MEC Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação que pode ser encontrado aqui.
Aparentemente eles descrevem os assuntos que devem ser vistos em sala de aula sem descrever a quantidade/horas ou em qual matéria que deve ser tratados.
3.1. Conteúdos Curriculares da Formação Tecnológica e Básica para todos os Cursos de Bacharelado e de Licenciatura
Os conteúdos tecnológicos e básicos comuns a todos os cursos são: sistemas operacionais; compiladores; engenharia de software; ... ... robótica; realidade virtual; automação; ... ... matemática do contínuo [cálculo, álgebra linear, equações diferenciais, geometria analítica; matemática aplicada (séries, transformadas), cálculo numérico]; ... ... ética e legislação; empreendedorismo; computação e sociedade; filosofia; metodologia cientifica; meio ambiente; fundamentos de administração; fundamentos de economia.
Imagino que a conclusão que pode ser tirada é que os conteúdos podem ser considerados ensinados mesmo que tenham sido vistos bem de leve. Exemplo disso é os assuntos de robótica, realidade virtual, automação, meio ambiente, e economia que são apenas vistos nas tangentes de algumas matérias. Ou os conteúdos de matemática que aparentemente deveriam ser vistos em Sistemas de Informação.
O conteúdo das disciplinas de Ciência, Tecnologia e Sociedade e Informática e Sociedade poderia ser condensado em uma só disciplina com alguns dos temas da ementa sendo movidos para grupos de discussão externos às disciplinas.
Os temas removidos em geral possuem um viés excessivamente político e não deveriam ser tratados em sala de aula, mas sim em eventos como a semana acadêmica, eventos externos à universidade e outras palestras ao longo do ano letivo.