Escola-em-Casa / android-escola-em-casa

App android - Escola em Casa DF
https://escolaemcasadf.web.app/
GNU General Public License v3.0
5 stars 8 forks source link

Documentar todo o processo de publicação do app na Google Play e Apple Store #66

Closed pedroeagle closed 3 years ago

pedroeagle commented 3 years ago

O processo de publicação do app utilizando serviço de VPN para redirecionamento das faturas advindas do uso não é tão trivial. Documentar o processo de publicação na Google Play.

Tarefas:

Checklist:

pedroeagle commented 3 years ago

A publicação de aplicativos nas lojas disponíveis (Play Store e App Store), em geral, não é tarefa trivial, ambas possuem princípios rígidos para manter esse ecossistema seguro para seus usuários e sempre oferecer aplicativos de alta qualidade. O Escola em Casa, por sua vez, possui uma complexidade a mais devido aos fatores envolvidos na publicação, principalmente a empresa datami e a VPN utilizada.

A empresa datami é uma empresa que possui contrato com o Governo do Distrito Federal - GDF, ela é quem faz a interface entre as operadoras de celular com o aplicativo, fazendo com que este funcione sem que o usuário tenha planos de dados ativos.

A VPN pessoal utilizada nesta aplicação atende a alguns propósitos principais: 1) Oferecer uma navegação segura ao usuário; 2) Contar o uso de dados em bytes; 3) Prevenir o uso indevido e interceptação da conexão para proteger os interesses da entidade patrocinadora; 4) Oferecer, também, uma navegação segura para estudantes, para que assim o governo ofereça acesso a educação gratuita.

O processo de publicação segue os seguintes protocolos:

Após criada a conta, basta clicar em "Criar app" na primeira página. Será necessário preencher vários metadados do app tais como faixa etária do público alvo, restrições de idade, categoria do conteúdo, contas para que a equipe da Google possa testar, configurações de anúncios, submissão de certificado de privacidade dentre outros.

Algumas configurações a serem especificadas são mostradas como pendentes ao clicar na opção "Produção" ou "Teste" a depender do tipo de submissão que será realizado, na barra lateral. Nessa mesma página é possível selecionar o APK (arquivo executável do aplicativo, em formato .apk) ou um arquivo em formato .aab (Android App Bundles). Também é possível especificar a versão do app além de diversas descrições que aparecerão na página do aplicativo. É obrigatória a submissão de um banner e alguns prints da aplicação em funcionamento. É, inclusive, recomendado que o nome desses arquivos de imagem sejam significativos para que sejam sugeridos em pesquisas do Google, aumentando assim o alcance do app. Após toda essa etapa de detalhamento do aplicativo basta clicar em "Iniciar lançamento para Produção".