EticaAI / anti-ai-fakenews-pt

Anti-AI: Fake News - Português
0 stars 0 forks source link

Notícia: Facebook é acusado de falta de transparência ao reduzir alcance de páginas de 'má qualidade' #5

Open fititnt opened 6 years ago

fititnt commented 6 years ago

Deixando notícia aqui como referência. Pelo que da para perceber, o Facebook está dando soft ban em páginas de baixíssima qualidade ao ponto de cair em filtros que nem mesmo envolvem um humano verificar se é referente a notícia verdadeira ou falsa


Notícia completa: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41971998

Partes do texto:

As ações não endereçam especificamente "fake news" (notícias falsas), mas sim todas as páginas do Facebook com "conteúdos de má qualidade", segundo Gurfinkel. "Priorizamos conteúdo de boa qualidade dentro da plataforma. Queremos que a comunidade seja uma comunidade bem informada."

(...)

O Facebook elenca no texto dois exemplos do que considera manchetes que seriam "caça-cliques": "Quando ela olhou debaixo de seu sofá e viu ISSO…" e "UAU! O chá de gengibre é o segredo da juventude eterna. Você TEM que ver isso!".

Esses títulos, segundo a empresa, deveriam ter seu alcance reduzido porque retêm ou exageram informação.

(...)

A página Folha Política, que tem 1,7 milhões de seguidores no Facebook, teve uma queda vertiginosa nos compartilhamentos de suas postagens na plataforma. Em maio, os itens da página tiveram 3,3 milhões de compartilhamentos. Em outubro, esse número caiu para 37 mil. O número de publicações diminuiu de 808 a 477.

A página, de direita, publica links para sites como "Política na Rede", que não explicita seu dono nem quem são os autores dos textos curtos, publicados sem fontes jornalísticas. A BBC Brasil procurou o administrador da página na tarde desta segunda, sem sucesso.

Para Ortellado, a redução de alcance promovida pelo Facebook é tanta "que equivale a censura". "A gente pode concordar ou não que não era um site bom. Mas será que a gente quer que uma empresa defina o que deve chegar até nós?", questiona. "Uma empresa privada está decidindo o que a gente lê e o que a gente não lê."