FIoT-Client / fiot-client-tutorial

Tutorial para utilização de elementos da plataforma FIWARE para gerência de contexto e coisas através das APIs criadas.
2 stars 1 forks source link

Representação ORION / STH #1

Open juliozinga opened 7 years ago

juliozinga commented 7 years ago

Boa tarde Lucas e demais da equipe,

Parabéns pelo projeto fiot-client. Fiquei com uma dúvida. Olhando a documentação no método subscribe_historical_data() tive a impressão que ao fazer o subscribe no sth/comet a ligação é direta ORION -> STH. Minha dúvida é se na figura https://github.com/FIoT-Client/fiot-client-tutorial/blob/master/extras/fiware_components_deploy.png a ligação entre ORION e STH realmente passa pelo CYGNUS. Sei que o CYGNUS pode perfeitamente armazenar no STH, mas também sei que o STH pode ficar "livre", como parece ser a implementação. O que acham?

def subscribe_historical_data(self, entity_id, attributes):
    """Create a new subscription on attributes to store changes on its values as historical data
    :param entity_id: The id of the entity to be monitored
    :param attributes: The list of attributes do be monitored
    :return: The information of the subscription
    """
    logging.info("Subscribing to historical data")

    notification_url = "http://{}:{}/notify".format(self.sth_host, self.sth_port)
    return self.subscribe_attributes_change(entity_id, attributes, notification_url)
lucascriistiano commented 7 years ago

Boa tarde, Júlio.

Primeiramente, muito obrigado pelo interesse na ferramenta e pela disponibilidade para fornecer feedbacks que com certeza são muito importantes para a evolução da mesma!

Realmente o STH tem a possibilidade de receber as notificações diretas a partir do Orion ou também ter o Cygnus como intermediador entre os dois. Pensamos em inicialmente deixar toda o armazenamento de dados das ocorrências de eventos no Orion a partir do Cygnus (e por isso, realmente, a figura mostra ele como intermediário entre o Cygnus e o STH), desacoplando o Cygnus de todas essas bases de armazenamento. Porém, enfrentamos alguns problemas para realizar essa comunicação por meio do Cygnus inicialmente e, a fim de mostrar a funcionalidade do componente STH na arquitetura e não travar o desenvolvimento das demais funcionalidades, a comunicação foi feita diretamente entre STH e Orion, forma que foi também encontrada em algumas arquiteturas que estudamos Acredito, porém, que para esse caso o ideal para que a implementação atendesse à imagem da arquitetura seria realmente realizar essa comunicação por meio do Cygnus, e não diretamente como ocorre atualmente.

[]'s, Lucas Cristiano.