HXL-CPLP / forum

Fórum do Grupo de Usuários do Padrão HXL da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, "HXL-CPLP"
https://github.com/HXL-CPLP/forum/issues
The Unlicense
2 stars 0 forks source link

HXL-CPLP-Vocab_BRA-policia-judiciaria #41

Open fititnt opened 3 years ago

fititnt commented 3 years ago
Informação (usando HXL hashtags) O que essa informação significa What does this means? (machine translation)
#meta +id +v_zz_hxl #description+label #description +label +i_en
#meta +name +i_pt HXL-CPLP-Vocab_BRA-policia-judiciaria HXL-CPLP-Vocab_BRA-police-judiciary
#meta +description +i_pt HXL-CPLP-Vocab_BRA-policia-judiciaria HXL-CPLP-Vocab_BRA-police-judiciary
#org +maint +url https://hxl.etica.ai/ https://hxl.etica.ai/
#meta +license +name Open Database License (ODbL) Open Database License (ODbL)
#meta +license +comment +i_pt Licenças equivalentes a domínio publico aplicam-se apenas ao trabalho feito pelo HXL-CPLP (como a compilação desta planilha citando outros recursos). Porém os recursos apontados por esta planilha tem licenças e copyrights distintos. Licenses equivalent to public domain apply only to work done by HXL-CPLP (such as the compilation of this spreadsheet citing other resources). But the features pointed out by this worksheet has different licenses and copyrights.
#meta +forum +url https://github.com/HXL-CPLP/forum/issues/41 https://github.com/HXL-CPLP/forum/issues/41
#meta +googledrive +url https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1ruhjxDs59cigIuEPHXJ87CvtbmCa0QpM https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1ruhjxDs59cigIuEPHXJ87CvtbmCa0QpM
fititnt commented 3 years ago

Criamos o marcador taxonomia (sando o sentido mais geral do termo, vide https://en.wikipedia.org/wiki/Taxonomy_(general)).

Vamos usar como base inicial isto aqui http://dados.mj.gov.br/dataset/pecas-de-policia-judiciaria. Pelo que tenho visto, é o mais próximo de algo estruturado sobre quais termos são usados para trocar informações dentro da área de segurança publica.

Talvez usemos o http://dados.mj.gov.br/dataset/a4b1cf24-3ba7-4cf9-8fde-d2362af4aacc/resource/260622fe-4c07-4a91-a7c8-1efbadf767ce/download/extracaotabnatativasinativas20190917.xlsx como um inicial HXLated. E no futuro se necessário algo mais estruturado é feito.

fititnt commented 3 years ago

extracaotabnatativasinativas20190917.xlsx

Creio que esse é o arquivo que usamos como base inicial.

diagrams.zip

Eu adorei o conteúdo do diagrams.zip (http://dados.mj.gov.br/dataset/pecas-de-policia-judiciaria/resource/8565a6f2-649a-47ef-9ad1-f18b19ad1156). Tem fluxogramas muito bem organizados!

Captura de tela de 2020-12-14 08-27-14

pecas-ppe-doc-e-pdf.zip

O pecas-ppe-doc-e-pdf.zip (http://dados.mj.gov.br/dataset/pecas-de-policia-judiciaria/resource/4358bf6d-2e83-4d39-8140-e183a7b0226b) tem quase 400 documentos. Super fantástico! Problema é que ao menos no meu Ubuntu está

Captura de tela de 2020-12-14 08-27-55

A pasta base com os arquivos está em https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1ruhjxDs59cigIuEPHXJ87CvtbmCa0QpM. (talvez seja movida no futuro).

fititnt commented 3 years ago

Esse é um exemplo da tabela principal do extracaotabnatativasinativas20190917.xlsx. Ainda que seja possível usar hashtags mais genéricas do HXLStandard 1.1final, talvez valha a pena criar uma extensão relacionada a legislação.

O termo mais próximo, #vocab não faz parte oficial do padrão (embora seja usado para definir ele mesmo).

Captura de tela de 2020-12-14 08-45-27

Acho que vou descansar. Comecei muito cedo.

fititnt commented 3 years ago

Ok. Talvez demore alguns dias pelo menos para voltar nesse tópico mais a fundo: agora começa fazer mais sentido, em função de ter que ter hashtags mais customizadas, criar com prefixo #x_.

O que começou com eu pensando em ter um termo mais específico para afirmar que algo é lei passou a der logo ter termos específicos para principais pontos chaves no fluxo de trabalho completo entre uma pessoa ter contato com polícia/sistema judiciário. Uma das principais diferenças com o que é mais comum na especificação (e. Os exemplos) é que nesses casos específicos nós estamos indo ao nível individualizado (boa parte dos maiores exemplos, talvez por estes poderem ser públicos, são focados em quantidade de pessoas).

Idioma dos nomes

Em geral as hashtags base tendem a ser em inglês. Algumas, em especial as mais curtas como a #loc, #geo, #lat, #lon são prefixos comuns em diversos idiomas (pelo menos os que se baseiam no latim.

Considerar usar latim nas potenciais hashtags focadas na questão de legislação/perícia/medicina

Em vez de usar Português (mesmo podendo) creio que pode valer a pena usar Latim. Isso tem potencial de facilitar para ter adoção até mesmo se fosse usar Português, em especial se considerarmos o meio mais jurídico.

fititnt commented 3 years ago

https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_Latin_legal_terms

Hashtag Descrição
#x_legis (melhor para lei, #x_lex pode significar genérico ler)
#x_victma Vítima
#x_reus Réu
#x_advocatus Advogado (de defesa/de acusação)
#x_iudex (juiz)
#x_delegatus (delegado)
#x_testis testemunha, https://en.m.wiktionary.org/wiki/testis#Latin
#x_scriba escrivão (de delegacia)
#loc +delegacia (talvez para delegacia usar outros termos

qual "vocabulário" (sistema de leis) a hashtag que seria a equivalente a #x_lei / #x_law assumiria por padrão?

Um ponto muito importante é qual termo seria usado para representar lei/legislação. Pois esse apareceria muitas vezes, muitas mesmo. Até mesmo estive pensando o que usar em relação a como saber sobre QUAL país a lei se aplica por padrão?

#x_legis +v_br | legislação aplicada no vocabulário v_br, BR se do iso2 para Brasil, logo legislação do Brasil ficou explícita. #x_legis +v_universal | (talvez não exatamente essa, desde que seja algo no se tudo de legislação internacional) esse caso seria sobre algo que se aplica a países signatários da UDHR e afins.

Creio que o padrão de legislação para assumir se #x_legis for usado SEM explicitar o sistema de leis seria:

#x_legis +v_br / #x_legis +v_univesal implica em começar a fazer vocabulário de legislação brasileira / internacional

Sim. Faria todo sentido.

Mesmo que seja convidar possíveis colaboradores que já são advogados no Brasil a pensar como organizar o vocabulário. Não que a gente "vá criar leis" mas começar ver ontologias ou pelo menos lista simples de código de lei e descrição textual do que representa.

fititnt commented 3 years ago
Hashtag Descrição
#x_legis (melhor para lei, #x_lex pode significar genérico ler)
#x_victma Vítima
#x_reus Réu
#x_advocatus Advogado (de defesa/de acusação)
#x_iudex juiz. Não tenho certeza de esse é melhor termo.
#x_delegatus delegado. Talvez não seja necessário termo específico se for possível usar por atributos.
#x_medicus Pessoal de saúde. Atributos podem indicar se é médico ou enfermeiro. #x_medicus +peritum seria médico que faz perícia
#x_quod [Alternativa já no padrão e que está em latim: #indicator] Fato atestado por pessoa identificada. Por padrão assume que é perito (#x_quod +peritum +type, #x_quod +medicus +peritum +type). Mas pode ser usado para representar fato dito por outros. É útil para COMPARAR, trocando quem atesta o fato, se há diferenças
#x_testis testemunha, https://en.m.wiktionary.org/wiki/testis#Latin. Talvez poderia ser removido e usado como #x_victma +testis
#x_scriba escrivão (de delegacia); talvez não seja necessário se for possível "mesclar" scriba e delegatus
#loc +delegacia (talvez para delegacia usar outros termos
#x_peritum Perito que coleta evidências (médico legista, especialista que vê coleta local de morte, etc)
#x_inquisitio Processo de investigação. Requer atributo extra para especificar quem é responsável pela resposta, por exemplo #x_inquisito +delegatus significaria processo policial. #x_inquisito +uidex seria processo judicial (caso não exista palavra mais específica)
#x_mortem [Alternativa já no padrão e que está em latim: #status +mortem] Morte de um indivíduo (útil para atributos extras)
#x_diurnarius [Vide Istanbul Protocol Handbook] Jornalista (indivíduo).
#x_civis [Vide Istanbul Protocol Handbook] Tanto representante da sociedade civil (por exemplo, representante de ONGs) como a forma mais genérica de representar uma pessoa que não esteja ligada a um evento. Se for uma vítima use #x_vicma; se for pessoa relacionada a vítima, use a relação em Latim, ex: #x_victma+mater (mãe da vítima)

Termos que tem em Latim, mas não sei ainda se usamos com contexto um pouco diferente do documentado: #crisis (rasoavel), #sector (em latim tem significado bem diferente)

Importância de manter simples

[1] https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.refworld.org/pdfid/55eea5a84.pdf&ved=2ahUKEwid_Y7ohM7tAhVNILkGHQuqBRcQFjAAegQIBBAC&usg=AOvVaw0IwtJjisT-HJFfJcT0t6sc

fititnt commented 3 years ago

Uma característica singular de Latim é que a ordem dos termos não importa. Existem algumas preferencias, mas o significado em si permanece.

Eu não sei latim o suficiente (até vou ver pelo menos um livro no Kindle para comprar) mas escolher sugestões de usar termos em latim para vocabulário não se trata apenas de 'uma palavra que não seja em português' ou que as palavras em latim geralmente já são usadas em áreas extremamente cientificas. É também uma vantagem para processamento de linguagem natural!!

Captura de tela de 2020-12-15 05-47-41

P* m**. Eu nem fui a fundo. Mas olha, definitivamente se fizer bem feitinho, pode servir de base para outras áreas.

fititnt commented 3 years ago

Comprei o livro Uma Introdução à Criminalística: Guia para a Perícia Criminal - e-book 2ª Edição eBook Kindle (link https://www.amazon.com.br/gp/product/B07VC4LJQJ/), o autor é Autor Paulo Frank (Perito Criminal, do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (Brasil) "IGP-RS"

Talvez seja uma boa ideia para quem quer entender onde seria usado HXL... ler livros escritos por especialistas nas respectivas áreas

Eu comecei a ler por estar no Kindle Unlimited (e foi por acaso, estava procurando mais focado em medicina legal, vide #44, e também porque estou tendo dificuldades de achar ontologias para referenciar tipos de munição) mas em poucas páginas (ainda mais por estar com super desconto agora de final de ano e o Kindle ter limite de no máximo 10 livros "emprestados") eu fiz questão de comprar esse livro. Só para ter uma ideia:

Prólogo: Este trabalho traz informações para que o policial, ou outro operador de direito, saiba solicitar, interpretar e avaliar os Laudos sobre ocorrências criminais que irá receber de algum órgão de perícia criminal ou polícia técnica ou polícia científica.

Bem, embora pessoas como eu (e isso inclui gente no futuro) não sejam o foco exato do livro pelo menos fica aqui registro de que a tenência para economizar tempo de quem é da área de tecnologia e queira entender mais sobre como seria usada no Brasil pode simplesmente… ler literatura que explica para quem trabalha na área! Creio que também vou ver outros livros de outros setores. Um deles pode ser jornalismo investigativo!

Post scriptum

NOTA IMPORTANTE: para quem no futuro (seja por ter recebido esse link de mim de alguém de TI) mesmo que veja eu ou outros lendo sobre as áreas em que vocês trabalham tenham em mente que seja o HXL-CPLP, a Etica.AI ou outras organizações mais técnicas a tendência é que nós restringirmos a conectar pessoas e/ou traduzir necessidades de um grupo para outro (inclusive entre diferentes países). Em outras palavras: nós aqui podemos fazer o mínimo necessário para dar início rápido para quem realmente atua na linha de frente gerenciando informação, mas pela natureza transdisciplinar não é viável atuarmos de forma especialista. Sempre vão existir exceções e HXL é bem flexível conta isso, porém nossa tendência é procurar antever problemas mais comuns e reduzir retrabalho.