ICEI-PUC-Minas-PMV-ADS / pmv-ads-2022-2-e2-proj-int-t8-aplicacao-de-rh-para-uma-empresa

pmv-ads-2022-2-e2-proj-int-t8-aplicacao-de-rh-para-uma-empresa
0 stars 0 forks source link

Documentação de Contexto - Problema, Objetivos, Justificativa, Publico Alvo #13

Closed LuizFernandorf closed 2 years ago

LuizFernandorf commented 2 years ago

Problema, Objetivos, Justificativa

LuizFernandorf commented 2 years ago

Introdução

O trabalho em modo remoto, tornou-se algo comum no pilar social. A gestão de tempo otimizada é um dos benefícios que acompanha o home office, resultando em uma ótima opção para a empresa e o colaborador. Devido a essa nova modalidade de trabalho, o setor de recursos humanos se torna prejudicado, caso a empresa não conte com um sistema de ponto eficiente. Ter o registro de pontos do funcionário assegura que a empresa não tenha complicações jurídicas, e obtém o controle de que o trabalhador não trabalhe além dos horários estabelecidos. Diante disso, é de suma importância uma ferramenta segura, que contabilize e armazene os horários corretamente, registrado pelo colaborador.

Problema

Conforme exposto, o problema que se busca resolver com este projeto é o registro de pontos dos funcionários que trabalham de forma remota, isso de forma correta e segura. Tudo através de uma aplicação web.

Objetivos

O objetivo é a criação de uma aplicação web, onde torna-se possível o registro de ponto dos funcionários. Como objetivos específicos, podemos ressaltar:

Justificativa

Devido a pandemia teve-se como consequência, novas modalidades de trabalho, o home office, como exemplo atingiu mais de 9 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o número crescente de serviços remotos, as empresas necessitam de uma forma ágil e segura para administrar as horas trabalhadas de seus funcionários. A CLT dispensa a necessidade e controle de jornada dos trabalhadores que prestam serviços na condição de home Office.

7 estatísticas home office

  1. Mesmo antes da pandemia do coronavírus, cerca de 3,8 milhões de brasileiros já trabalham remotamente – e, com tudo o que estamos vivendo, há motivos para acreditar que esse número só deve aumentar daqui para frente.
  2. A grande maioria dos profissionais prefere trabalhar de casa, com uma pesquisa mostrando que 98% das pessoas gostaria de trabalhar em home office ao menos uma vez na vida.
  3. A possibilidade de trabalho remoto afeta diretamente o nível de felicidade e satisfação de um profissional.
  4. Desde o início da pandemia, as estatísticas de home office mostram que 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando remotamente.
  5. Um em cada cinco profissionais brasileiros listaram as distrações causadas pela presença família como o maior desafio do home office.
  6. O modelo de trabalho home office se tornou o padrão para ao menos 43% das empresas brasileiras.
  7. Mesmo depois do fim da pandemia, estatísticas home office indicam que o modelo de trabalho home office deve crescer cerca de 30% no Brasil.

Fonte: https://www.oberlo.com.br/blog/estatisticas-home-office


Público-Alvo

Estabeleceu-se como público-alvo desse projeto, funcionários que trabalham de forma remota e empresários.