O objetivo é tornar a gramática capaz de analisar exemplos como os seguintes, em que se tem um complemento no infinitivo introduzido por um complementador (a e de nos exemplos em tela):
a estudante impediu o artista de matar a ratazana
a estudante obrigou o artista a matar a ratazana
a estudante proibiu o artista de matar a ratazana
a estudante forçou o artista a matar a ratazana
a estudante persuadiu o artista a matar a ratazana
a estudante convenceu o artista a matar a ratazana
a estudante convenceu o artista a impedir o estudante de matar a ratazana
Nesses exemplos, a posição do sujeito do infinitivo não está preenchida, sendo essa função controlada pelo objeto do verbo matriz. Como o questionário de customização da Grammar Matrix não contempla esse fenômeno, faz-se necessário implementá-lo manualmente. No entanto, o arquivo matrix.tdl da Grammar Matrix oferece o tipo geral ditrans-second-arg-control-lex-item, exemplificado no código por meio da seguinte sentença:
Kim appealed to Sandy to leave.
Para que exemplos como esse possam ser analisados, é preciso construir um tipo específico para verbos de controle do objeto que herde as propriedades do tipo geral, entre outros supertipos.
O objetivo é tornar a gramática capaz de analisar exemplos como os seguintes, em que se tem um complemento no infinitivo introduzido por um complementador (a e de nos exemplos em tela):
Nesses exemplos, a posição do sujeito do infinitivo não está preenchida, sendo essa função controlada pelo objeto do verbo matriz. Como o questionário de customização da Grammar Matrix não contempla esse fenômeno, faz-se necessário implementá-lo manualmente. No entanto, o arquivo matrix.tdl da Grammar Matrix oferece o tipo geral
ditrans-second-arg-control-lex-item
, exemplificado no código por meio da seguinte sentença:Para que exemplos como esse possam ser analisados, é preciso construir um tipo específico para verbos de controle do objeto que herde as propriedades do tipo geral, entre outros supertipos.