MarkusLuan / M-Attack-jsWeb

M-Attack é um jogo sem frameworks direto no navegador com html, js e Canvas, no estilo Asteroides e parecido com o jogo Megamania da Atari.
https://mkgcriacoes.com.br/games/M-Attack
Other
1 stars 1 forks source link

modelo de negócios para jogos como m-attack #14

Closed ghost closed 1 year ago

ghost commented 1 year ago

Um dos modelos atuais para jogos, filmes e softwares em geral é o modelo de assinatura. Nesse modelo de assinatura, há um plano "gratuito" e um plano pago. A diferença entre os dois planos é a quantidade de recurso disponível, suporte, valor e também alguma restrição. Por exemplo, planos gratuitos podem ser encerrados a qualquer momento por qualquer empresa, pessoa ou organização. Já planos premium tendem a ter algum valor inicial em custo, mas são feitos para durarem por bastante tempo. À depender da empresa, pessoa ou organização um modelo de assinatura pode fazer sentido ou não.

Dentro do movimento open source, existe a ideia do modelo open core. A ideia geral é parte do código é disponibilizada e parte do código é fechada. Há quem diga que o open-core nada mais é do que um modelo antigo chamado freeware, onde você disponibiliza o software por uma quantidade x de tempo e depois disso o usuário é obrigado a pagar. Mas pelo conceito, não o é. Modelos de negócio freeware adotam licenças proprietárias, enquanto no modelo open core o que é adotado são licenças abertas, livres. O que diferencia o modelo freeware do open-core.

Uma discussão é importante aqui sobre adotar o modelo open-core já que o usuário pode sentir-se mais valorizado tendo uma conta na mkg-criações para ter o acesso aos seus dados em diferentes jogos online que a empresa, organização ou pessoa disponibiliza. O modelo open core é semelhante ao modelo de assinatura e freeware, mas com alguns diferenciais.

O primeiro é que o código fonte é liberado, mas as atualizações são pagas e não são abertas. Isso é feito por questão de conveniência, já que boa parte dos usuários não desenvolvem muita coisa relacionada a programação e já que boa parte de qualquer usuário em um modelo de assinatura, não é interessado em código fonte, e sim pelas atualizações do produto. Esses são dois argumentos centrais ao adotar o modelo de assinatura open core: maior quantidade x de usuários, maior quantidade de atualizações e também a conivência.

Além disso, oferecer a parte paga é necessária para ter um suporte especializado. No caso do modelo open core, parte gratuita é o acesso ao código fonte e ao suporte comunitário. Já no plano pago, o usuário ajuda a comunidade com maior suporte a atualizações e financeiramente o projeto.

Há quem diga que esse modelo open-core é mais sustentável já que adota licenças de código aberto do que o modelo tradicional de licença proprietária em modelos como freeware e o modelo de assinatura de coisas de streaming tc.

Meu objetivo aqui é mais uma dica, sugestão do que uma afirmação concreta na realidade. Minha dúvida seria se faz sentido adotar o modelo open-core já que muitos usuários podem jogar diversos jogos online do mkgcriações, nesse sentido, alguns poderiam desejar uma conta na mkgcriacoes para acompanhar atualizações dos jogos, bem como seus dados de pontuação. O que de início pode ser um forte argumento para ter uma doação mais recorrente. Um exemplo de software com modelo de assinatura é algo como Joplin, Evernote, Netflix etc.

A discussão sobre um modelo de negócio para um ou mais jogos, ou mesmo para filmes, softwares é sempre um motivo de análise, cuidado e também de estratégia ou objetivo. Falo disso, pois sempre existem vantagens e desvantagens em cada modelo de negócio como o opencore, modelo de assinatura tradicional etc. Para uma menor parte dos desenvolvedores, o modelo mais aceito do que o open core ou modelo de assinatura tradicional seria o "bug bounty", isto é, você é pago pela feature ou recurso que desenvolve estando sujeito a comunidade de desenvolvimento ao qual o software que você quer ganhar dinheiro está ou é administrado.

Mas isso nem sempre é viável em todos os casos, há como eu disse no ínicio boa parte com o modelo open core. Já que a infraestrutura é adotada pela comunidade e ao desenvolvedor, o que facilita seu uso e maior aceitação. Há quem comente que sempre houve somente o modelo de assinatura, até mesmo na parte de doação. O que muda da doação tradicional com o modelo de assinatura, é a recorrência no pagamento.

Uma última informação, é que esse modelo de negócio poderia permitir ter um marketplace no m-attack. De forma, que cada desenvolvedor do jogo pudesse ganhar uma remuneração parcial com alguma extensão do jogo. Ou ainda, permitir que os desenvolvedores publiquem seus jogos na mkgcriacoes e parte disso volta para a comunidade ou quem mantém o site ativo.

@MarkusLuan o que você pensa dessa ideia?