NadiaaOliverr / O-Brasil-em-Dados

Análise de dados de doenças como Sarampo, Rubéola e Poliomielite para a matéria de Introdução a Ciência de Dados.
2 stars 0 forks source link

Comentários entrega 01 #1

Open fabaguiarsilva opened 3 years ago

fabaguiarsilva commented 3 years ago

p1, p2 e p3) vale a pena fazer uma análise temporal, e não apenas olhar o ano com maior taxa. Olhando ao longo do tempo, será possível observar alguma tendência.

p4,p5 e p6) acho que vale a pena fazer essa análise por estado, para tentar buscar alguma particularidade. Fazer também ao longo dos anos.

p8) ao invés de região, fazer por estado

p9) por que apenas 2019? se fizer a análise temporal como sugerido anteriormente, será possível observar todos os estados de todas as vacinas ao longo dos anos

p12) além de saneamento básico, vale a pena olhar outras variáveis dos estados, como IDH, PIB/Capita, algum índice de educação

p13) o que é um "abandono"?

p14) mesma sugestão: fazer ao longo dos anos

ao longo do projeto, pensar em alguma possibilidade de modelagem preditiva ou de clustering

NadiaaOliverr commented 3 years ago

Boa noite, professor!

Algumas coisas não explicitamos por entender que essa etapa do trabalho seriam só as perguntas e que as respostas e o motivo da escolha ficariam claros ao longo do desenvolvimento, perdão não explicitar. Vou deixar abaixo alguns pontos que pensamos e modificaremos o readme com as correções:

p1, p2, p3: Por a área de ciência de dados ser bastante visual, a resposta para essa pergunta que pensamos não era apenas dizer o ano, mas utilizar um gráfico para elucidar em relação a isso. Nesse gráfico teria essa análise temporal, onde ficaria claro qual ano teve maior incidência. Inicialmente pensamos em um gráfico de barras.

p9: como o trabalho tem como foco analisar as doenças que ameaçaram a voltar no período de pandemia, tínhamos a ideia de nessa análise pegar o ano base que ela (covid 2019) começou e ver se nesse ano em específico houve uma menor taxa de vacinação e analisar como está atualmente em comparação com os outros anos (que já teríamos analisado). Outro ponto que vale citar, é que a base de dados do governo não é "redonda", ela possui alguns buracos de anos, faltando dados de alguns.

p13: no dicionário de dados do datasus diz que é uma pessoa que começou o processo de vacinação e interrompeu ele por algum motivo. Então por exemplo: a vacina tem 3 doses e a pessoa só tomou uma e nunca mais voltou, isso seria considerado um abandono.

Muito obrigada pelo feeedback, professor!