PORBIOTA / ISA_DMP

Plano de Gestão de Dados da participação do ISA no PORBIOTA
Creative Commons Zero v1.0 Universal
0 stars 0 forks source link

Código de (sub)coleção #2

Open arseniop opened 2 years ago

arseniop commented 2 years ago

Embora se tenha acordado que no HJCV a coleção é única (para que o número de coleção seja também ele uma série única -e incremental- de números, era conveniente separar os exemplares por (sub)coleções. Na tabela CollectionObject existe um campo CollectionObject:Collection que está preenchido com os valores [IBER; AZO; MDR; CULT; WLD; Destroyed Specimens]. Estes deviam passar para [LISI-IBER; LISI-AZO; LISI-MDR; LISI-CULT; LISI-WLD; Destroyed Specimens] e na exportação deveria ser este o campo que passa informação para o campo DarwinCore:collectionCode. No futuro próximo será também necessário criar a 'instância' [LISI-ALG] no campo CollectionObject:Collection, para conseguirmos listar as algas em separado.

Para evitar confusões, parece-me também que na tabela Collection o campo Collection:Code deveria ter uma única instância, que devia ser [LISI] em vez de [LISI-IBER].

Que te parece destas propostas?

rpfigueira commented 2 years ago

Essa alteração é possivel e simples. No entanto, a minha proposta é que se criem colecções diferentes em Specify, dependentes da mesma disciplina: Botânica. Vantagens:

Para impedir a duplicação do CatalogNumber, pode colocar-se uma restrição na base de dados MySQL. Isso faz com não seja possível gravar o registo, e que seja criado o seguinte alerta, no caso de um valor duplicado: image A mensagem não é específica para o campo Catalog Number, mas talvez se possa colocar uma nota no manual de utilização do Specify alertando para estas situações.

rpfigueira commented 2 years ago

está preenchido com os valores [IBER; AZO; MDR; CULT; WLD; Destroyed Specimens]

Tenho um problema com a colecção "Destoyed Specimens". Apesar de não existir espécime, existe dado de ocorrência. Este dado de ocorrência não deve estar integrado na colecção donde é original? Penso que Destroyed Specimens é uma propriedade da preparação, e não da colecção.

Podemos criar uma preparação "Destoyed Specimens" para estes casos?

Se quisermos publicar os dados de ocorrẽncia destes registos através do GBIF, estes devem estar associados à colecção original, mas é necessário classificar o seu basisOfRecord como Human Observation, e não como PreservedSpecimen.

rpfigueira commented 2 years ago

Proposta de solução: