Rede-DSBR / PNP

Repositório do Projeto da Plataforma Nilo Peçanha
0 stars 0 forks source link

[🛠️ Erro] Solicitação do Gabinete da SETEC para PNP 2024 #206

Closed jalinegm closed 2 months ago

jalinegm commented 2 months ago

📝 Descreva o erro

O Gabinete da SETEC encaminhou as observações a seguir e solicitam retorno para hoje, dia 25 de junho.

Prezadas(os), com base nessa planilha em comparação com a PNP foi constatadas as seguintes diferenças:

1) campus avançado arapongas pertence ao IFPR e na pnp está classificada em MG, com isso, o PR q deveria ter 26, tem 25 campi.

2) MG q está contando com este de arapongas ainda soma mais 2 centro de referência q ainda não possuem portaria de funcionamento. São eles localizador no IFNMG: Corinto e CR EAD. Logo, MG deveria ter 56, está com 59 na PNP.

3) além do caso de MG, há ainda mais 3 centro de referências sem portaria de funcionamento constando na PNP:

  • cref pedra branca de amapari (IFAP)
  • ⁠cref Pelotas (IFRS)
  • ⁠cref em EAD (IFTO)

4) 2 campi criados no governo anterior, não aparecem na PNP

  • laranjal da terra (IFES)
  • ⁠miracatu (IFSP)

5) por fim, devem entrar os 5 centros de referências q viraram campus já com portaria de funcionamento

  • campo formoso (IFBA)
  • Jaguaquara (IFBA)
  • ⁠mirinzal (IFMA)
  • ⁠Vitorino Freire (IFMA)
  • ⁠campo verde (IFMT)

Foram estas as identificações de divergências na PNP.

Documento para resposta sendo construído em: https://docs.google.com/document/d/1hj3kgjpo7wawTXN-LHEl6FFvycxTdIXQbhVxzllpdaQ/edit

jalinegm commented 2 months ago

Prezados,

Acreditamos que há algum equívoco na informação, pois as divergências não foram encontradas nos Indicadores de Gestão da PNP publicada, disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp

O Campus Avançado Arapongas, de fato, consta como Unidade do IFPR. O IFPR possui 26 unidades na PNP.

Não compreendemos a informação da questão 2, sobre MG. Contudo, salientamos que o estado de Minas Gerais tem um total de 72 unidades, sendo 13 no IFNMG.

O Centro de Referência Corinto e Centro de Referência em Educação a Distância apresentam matrículas desde 2017. Os demais centros de referência citados apresentam a mesma questão, matrículas desde 2017 e 2019. Além disso, o Centro de Referência Pelotas é do IFSUL, não IFRS.

Logo, não sabemos informar sobre a portaria de funcionamento, mas eles aparecem na PNP desde o ano 2017.

A associação na PNP é realizada via código UORG, validada pelas Instituições durante a Revalide.

As unidades apenas aparecem na PNP se tiveram matrículas ativas no ano de referência. No caso, a PNP 2024 exibe dados do ano de referência 2023. Como é possível verificar na página do Campus Miracatu (IFSP), as primeiras ofertas de cursos iniciarão em 2024: https://mrc.ifsp.edu.br/estude-aqui

A mesma situação ocorre com o novo Campus Laranja da Terra (IFES), como é possível verificar no site da Instituição: https://cefor.ifes.edu.br/index.php/noticias/17461-ifes-laranja-da-terra-inicia-ciclo-de-formacoes-com-foco-em-cultura-maker-e-impressao-3d

Por isso, eles não aparecem na PNP atual, porque não tinham matrículas ativas em 2023. Por fim, quanto às unidades que viraram Campus, ratificamos que a Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas (Revalide) é a estrutura colaborativa responsável pelas informações contidas na Plataforma Nilo Peçanha. Dessa forma, as unidades que aparecem no painel são as que foram validadas pelas instituições e que tiveram matrículas ativas no ano de referência. No caso, no ano de referência 2023.

Se os Centros de Referência passaram a ser Campus no ano de 2023, solicitamos a lista dessas Unidades para efetivar a correção na nomenclatura. Entretanto, salientamos que foram validados assim pelos colaboradores dessas Instituições (Pesquisadores Institucionais e Gestão de Pessoas).