ZeusAutomacao / DFe.NET

Biblioteca para Geração de NFe(2.0, 3.10 e 4.0) e NFCe(3.10 e 4.0) e consumo dos serviços necessários à sua manutenção, conforme descritos em http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx
GNU Lesser General Public License v2.1
754 stars 477 forks source link

Dúvida rápida de tributação NFC-e #225

Closed robertorp closed 7 years ago

robertorp commented 8 years ago

Posso ter um sistema somente com os csosn

102 - 300 - 500 ? (o sistema não teria PIS.. etc..)

Digo não daria mais opção nem uma para o cliente, isso seria correto? (clientes ultra pequenos os menores bem simples que usam apenas um pc e vendem ai 500-1200 por dia)

Sistema não teria muita coisa, algo do tipo cadastro de produto/cliente simplificado, controle de estoque fim do sistema, (entrada poderia colocar somente uma importação de alteração dos produtos, basicamente importaria o xml nfe pra dentro do sistema alterando somente o estoque mais nada).

orochasamuel commented 8 years ago

@robertorp mesmo que a movimentação do cliente seja pequena ainda deve-se conter no sistema os dados mais básicos relativos a escrita fiscal. Infelizmente isso é chato.

Imagino que seu cliente seja obrigado à transmissão do Sintegra. Logo, a relação CFOPxCSTxALIQUOTA deve estar da forma correta para geração do arquivo.

Os lançamentos de entrada das notas DEVEM SEMPRE serem feitos com enfoque no comprador/declarante (na empresa que compra ou está transmitindo alguma declaração para a RFB/SEFAZ).

Exemplo: Seu cliente recebe uma nota com suco em lata de determinado fornecedor com os seguintes dados: CFOP 5.102 CST 000 - Tributado integralmente

ENTRADA - Caso seja mercadoria para revenda: CFOP 1.102 CST 000 - Tributado integralmente

ENTRADA - Caso seja mercadoria para consumo interno ou uso próprio: CFOP 1.556 CST 090 - Outras

Há muitos casos em que o empresário usa a mercadoria para consumo interno e não lança corretamente no sistema muito menos informa o escritório contábil, logo a escrita contábil/fiscal não irá ficar legal.

É interessante também, por menor que seja o sistema ou a empresa cliente, controlar valores por centro de custo. Isso fornece uma visão diferente na gestão.

Edit O cenário citado acima serve para as entradas de notas. Em resposta a sua dúvida, pode sim funcionar somente com o CSOSN (Código de Situação da Operação pelo Simples Nacional) mas, se você "travar" o sistema somente com essas situações tributárias e se um dia seu cliente sair ou for excluído do regime do Simples as NFC-e e quaisquer outros documentos gerados pelo sistema serão inidôneos.

Abraços.

Att, Samuel Oliveira Analista Fiscal

robertorp commented 8 years ago

Interessante, ouvi falar (talvez você saiba) que o novo simples nacional (supersimples) iria gerar speed fiscal, não me aprofundei para saber disso e dizer é verdade. hehe se você saber e poder informar seria de grande ajuda eheh

orochasamuel commented 8 years ago

@robertorp essa história é um pouco antiga mas ainda tem muita gente que tem dúvidas.

As pequenas empresas - na sua maioria enquadradas no Simples Nacional - não estão obrigadas devido a complexidade na preparação dessas informações, como é um regime diferenciado para recolhimento dos impostos é também um regime diferenciado na hora de informar para o governo.

Não acredito que isso vá acontecer tão cedo, o impacto seria grande e iria onerar muito a vida das empresas.

Mas estou procurando sempre me atualizar, qualquer novidade irei postar aqui.

Abraços.

Att, Samuel Rocha Analista Fiscal