Closed maiconmelo closed 4 years ago
Modelo no arquivo documentos\modelo_transacional.architect. Descrição no arquivo documentos\Descrição do Modelo Transacional.docx
Algumas observações enquanto modelei:
A relação entre órgao e órgão superior foi feita em auto-relacionamento. Desta forma, ficou uma tabela só para cadastrar os órgãos e nesta mesma identifica-se qual é o órgão superior e evita-se redundância (ex: Presidencia da República existe tanto em órgão quanto em órgão superior)
Na tabela tipo_transação é possível identificar se o gasto foi feito em território nacional ou não. Observei alguns valores como "SAQUE - INT$ - APRES" e "COMPRA A/V - INT$ - APRES". Seria mais uma informação interessante para levarmos para o DW.
Em alguns gastos, o favorecido foi pessoa física. Desta forma, teremos 2 "problemas": 1 - Identificar a natureza da atividade, como está sendo feito para o CNPJ, o que creio não ser possível. 2 - No caso da opção acima ser possível, podemos ter um mesmo CPF em mais de uma atividade. Isso mudaria o modelo.
Sugiro não detalharmos muito este ponto e assumir que todo favorecido pessoa física possui uma só natureza (Ex.: natureza = "PESSOA FISICA").
De qualquer forma é mais uma informação legal para o DW. Contabilizar gastos com pessoa física.
Podemos ajustar o modelo transacional de acordo com o que vamos precisar analisar no DW, retirando objetos ou resumindo o modelo se necessário.
Modelo transacional e descrição realizadas.
Submeti uma sugestão de DER para este problema. Está na pasta "documentos"