bacen / pix-api

API Pix: a API do Arranjo de Pagamentos Instantâneos Brasileiro, Pix, criado pelo Banco Central do Brasil.
https://bacen.github.io/pix-api
2.31k stars 262 forks source link

[SEGURANÇA] Mitigação contra transações de baixo valor #25

Open rubenskuhl opened 4 years ago

rubenskuhl commented 4 years ago

Uma possível vulnerabilidade no Pix é que enquanto o pagador pessoa física não paga nada, o recebedor pessoa jurídica paga. Se o recebimento custar 50 centavos para a PJ, 1 pessoa pode gastar R$ 1 mil para enviar 100 mil Pix de um centavo cada, e causar um prejuízo de R$49 mil.

Assim, gostaria de saber se as seguintes mitigações seriam permissíveis pelo BACEN:

ninrod commented 4 years ago

@rubenskuhl , boa noite.

É uma situação interessante. Nesse cenário, gostaria de pontuar alguns elementos:

rubenskuhl commented 4 years ago

Sobre o recebimento de QR-Code Estático, eu tenho várias propostas em mãos com valores da ordem que citei... tem mais altos inclusive. E o que o BACEN tem dito até o momento diferencia tarifas mandatórias apenas por PF/PJ, não por tipo de transação.

Notar também que isso não precisa ser feito necessariamente por um único pagador; pode-se orquestrar uma multiplicidade de transferências de 1 centavo cada um por uma pessoa. Isso já é feito em ataques DDoS na Internet orquestrados pelo grupo Anonymous, e basta uma pessoa de grande popularidade/influência pedir que seus seguidores façam isso contra alguma empresa, e está lá o prejuízo.

ninrod commented 4 years ago

@rubenskuhl , foram relevantes essas informações, agradeço. Vou colocar para o time suas ponderações e o cenário relatado.

rubenskuhl commented 4 years ago

Uma variação de permitir ao EC configurar um valor mínimo seria uma regra genérica de que o PSP recebedor fosse obrigado a recusar Pix que fosse custar mais do que o valor sendo transacionado. Aí tanto faz se custa 5 ou se custa 89 centavos, vai estar coberto, inclusive com eventuais diferenças de preço entre clientes dentro de um mesmo PSP.

rubenskuhl commented 4 years ago

Um detalhe é que qualquer mitigação se aplicaria ao recebimento não solicitado; se um pagamento de 1 centavo foi feito de propósito, por exemplo para confirmar um dado bancário, o refund desse 1 centavo seria permitido. Mas aí as duas transações foram feitas de forma consciente por seus operadores.

rturk commented 4 years ago

Uma possível solução, ao menos para QRCodes, seria extender o arranjo de pagamentos do BR QR Code Pix para incluir dois novos valores na estrutura do QRCode EMV para valorMinimo e valorMáximo, estes campos seriam opcionais, porém tem que ser honrados pelo client que efetua transação

ninrod commented 4 years ago

@rturk é interessante, mas no PIX sempre buscamos uma segunda tentativa de validação no backend. O client pode eventuamente deixar passar essa validação.

@rubenskuhl , obrigado. Estamos verificando.

rturk commented 4 years ago

@ninrod correto. Estou apenas ampliando o conceito, claro que o backend tem que validar e será sempre a origem verdade, mas o front pode ajudar também e informar, na hora, para o usuário que o valor está incorreto.

ninrod commented 4 years ago

@rturk é bastante interessante essa validação no front, se fosse eventualmente implementada. O ponto que eu coloco é que esse valorMin e o valorMax deveriam ser informados ao backend server, também, via PIX API, e não apenas constarem no QR ou no payload JSON.

guilhermedecampo commented 4 years ago

Muito pertinente essa pergunta, o anti-fraude precisa pegar esse tipo de ataque.

rubenskuhl commented 3 years ago

Esse tipo de problema pode acontecer mesmo fora do uso da API Pix, requerendo apenas que o modelo de cobrança das transações habilite o problema descrito.

ninrod commented 3 years ago

Apenas uma provocação para explorar mais a questão:

Não seria um problema de mercado? Em outras palavras, o PSP não poderia cobrar 50 centavos, mas, para recebimentos abaixo de 50 centavos, cobrar menos?

Não seria esse um problema que deveria ser resolvido mais por via contratual do que por via tecnológica?

rubenskuhl commented 3 years ago

A mudança na tarifa mitiga o impacto sobre o EC mas não sobre o PSP, já que o recebimento é do EC e não do PSP. Mas o principal ponto aqui é a certeza regulatória de que os mecanismos de mitigação podem ser usados, ou quais podem ser usados... por que em podendo ser usados, o mercado tenderá a apreciar os PSPs que melhor resolvam essa questão quer seja por meio de tarifa quer seja por controles.

dncosta commented 3 years ago

@ninrod , toda transação do PIX passa sempre por duas etapas no PSP Recebedor, correto? Primeiro esse PSP recebe uma notificação do SPI, quando deve validar e retornar uma confirmação (ou não) de que aceita aquele pagamento. Esse momento não deveria ser utilizado exatamente pra mitigar esses "ataques"? Em outras palavras, quando o PSP do Recebedor recebe um valor X, uma das validações que ele poderia fazer seria de que o valor é superior a tarifa que será aplicada. Se não for, ele nega pro SPI.

Faz sentido?

rubenskuhl commented 3 years ago

@dncosta faz sentido e é uma das mitigações que propus. Mas talvez não possa ser feito para todos, pois como o Pix é muito mais um sistema de informações do que um sistema financeiro, a informação de um pagamento de um centavo pode ser bem-vinda para alguns estabelecimentos. Por exemplo se o Pix está sendo usado para liberar a cancela de um condomínio usando a informação do CPF do efetivo pagador...

... então um default de recusar transações menores que a tarifa mas com possibilidade do EC dizer (a priori, não no momento da transação) que quer receber assim mesmo pode fazer sentido.

dncosta commented 3 years ago

Concordo @rubenskuhl . Vlw.

ninrod commented 3 years ago

Em outras palavras, quando o PSP do Recebedor recebe um valor X, uma das validações que ele poderia fazer seria de que o valor é superior a tarifa que será aplicada. Se não for, ele nega pro SPI.

Faz sentido, não vejo problemas em o PSP recebedor implementar uma regra assim, mas a questão colocada aqui seria mais no sentido de se realmente esse deveria ser um comportamento padrão regulamentado pelo Bacen, ou se haveria outra solução regulamentada pelo Bacen que ajudaria a mitigar o cenário.

rubenskuhl commented 3 years ago

@ninrod acho que o mais importante é o Banco Central autorizar uma, algumas ou todas as mitigações sugeridas, mesmo que não obrigue a adoção de alguma específica. Há bancos que se mostraram receosos em fazer esse tipo de bloqueio, mesmo quando a pedido do EC.

ninrod commented 3 years ago

@ninrod acho que o mais importante é o Banco Central autorizar uma, algumas ou todas as mitigações sugeridas, mesmo que não obrigue a adoção de alguma específica. Há bancos que se mostraram receosos em fazer esse tipo de bloqueio, mesmo quando a pedido do EC.

@rubenskuhl , perfeito. Levarei as considerações ao time.