beatrizmilz / blog-old

https://beatrizmilz.com/
GNU General Public License v3.0
0 stars 2 forks source link

posts/2021-03-07-estudando-bibliometrix/ #4

Open utterances-bot opened 3 years ago

utterances-bot commented 3 years ago

Beatriz Milz: Conhecendo o pacote bibliometrix

https://beatrizmilz.com/posts/2021-03-07-estudando-bibliometrix/

AndreiaGalina commented 3 years ago

Oi Beatriz, tudo bem? Estou fazendo curso de relatórios na curso-R e vi na aula dessa semana seu blog. Eu trabalho com cientometria, uso o bibliometrix e já fiz algumas análises unindo a Web of Science e Scopus, gostaria de contribuir com algumas colocações, vou dividir por tema, ok? Sobre os países, é provável que ele use o campo C1 para identificar os países, que é o campo de instituições, além desse o país só estará no campo do autor correspondente, então haveria um erro grande analisar apenas o país do autor correspondente, logo por exclusão imagino que o campo usado seja o C1, mas não consegui identificar no código como ele fez isso, considere que estou iniciando no R.

AndreiaGalina commented 3 years ago

Quantidade de documentos Hoje a limitação da “Web of Science” (WoS) é de 500 documentos por vez e da Scopus 2000, passando desse valor na WoS vc pode baixar sequencialmente de 1 a 500, de 501 a 1000 e assim por diante na Scopus vc precisara usar os filtros para que o resultado seja inferior a 2000 e ai baixar aqueles resultados, retirar da amostra inicial e fazer novo filtro até conseguir baixar toda a amostra. Por isso vc conseguiu baixar os dados da Scopus de uma só vez.

Corte em Articles Quando vc fez um filtro em “article”, vc está perdento “article in press” que é uma categoria da Scopus. “Article in press” é quando um artigo é aprovado para edição futura, por exemplo uma revista eletrônica tem 3 números por ano, o artigo é aprovado para a próxima edição que é daqui uns meses, no entanto vc já consegue acesso ao mesmo (usado para aumentar o número de citações), ele fica como “article in press” até chegar a data de edição daquele número da revista. É muito comum estar em um ano e encontrar “article in press” para o ano seguinte. Para uma tema emergente é interessante analisar conferencias também, pois normalmente o percentual de conferencias é bem alto nesses casos.

alvarenga-allan commented 3 years ago

Não conhecia esse pacote! Estou começando a ler sobre cientometria e me interessando sobre o assunto, achei que teria que fazer tudo na mão rs, claro que conhecendo o R alguém ja deveria ter automatizado isso. Muito obrigado pelo post. Obrigado Andreia pelas considerações no comentário acima. Vou estudar mais sobre esse pacote. O Vídeo que você mencionou está disponível em algum local? Abraço.