Open ghost opened 6 years ago
De momento(repito, de momento! acho válido esses posteriormente), sugiro remoção dos seguintes mini-cursos:
Recomendação da mini-leva de cursos:
Introdução ao Linux Introdução a Python Introdução a Node Introdução a Git Introdução a APIs RESTful Introdução a desenvolvimento Web (podendo ser com HTML, CSS e JS ou algum framework específico baseado em Python ou Node).
PS: Não coloquei justificativa aos outros por razões semelhantes (dependências em assuntos não cobertos por cursos nem outros mini-cursos).
Seguindo essa linha de pensamento, podemos ter então:
Outra sugestão seria Laravel. O LAIS, por exemplo, é um grande laboratório e tá sempre contratando novos bolsistas e, recentemente, aderiram ao Laravel. Sem falar que PHP ainda é bastante usado no Brasil.
Esse lance de só fazer introdução, é como se todos do curso estivessem no mesmo nível. Tem sim, alunos iniciantes, mas também tem aqueles alunos que não acham suficiente o que veem no curso e vão buscar mais conhecimento e poderiam se interessar em conteúdo mais "avançados".
Acho válido dar um minicurso de desenvolvimento web utilizando serviços gratuitos para publicação dos sistemas, por exemplo: Heroku, OpenShift, App Harbor (que por ironia, tá fora do ar rsrsrs), etc...
O motivo é porque eu, particularmente, achei muito legal quando descobri que poderia publicar os sistemas de uma forma simples e gratuita.
@felipemfp Acho que Introduções a Django e GraphQL sejam bem válidos.
Sobre publicação de sistemas, acho muito interessante também.
Sobre o comentário sobre introduções, acredito que antes de escolher uma tecnologia específica (caso não vá fazer introdução) é pensar bem em que escolher. De nada adianta fazer uma de nivel mais avançado se a parcela de pessoas do curso que buscaram por fora conteúdo desse assunto seja pequena.
Por exemplo, Django+ algo mais. A parcela de pessoas do curso que usam Django por fora não é grande. Você colocar um curso desses, sem introdução, é restringir o público a essas pessoas. Eu mesmo não assistiria algo sobre Django se eu não tivesse a base (meu TCC foi feito com Django), imagina com outras tecnologias.
Montar um mini-curso de tecnologias que tenham como base assuntos não cobertos pelo curso nem por mini-curso vai limitar o público. Por que alguém que não sabe nada de PHP iria ver algo de Laravel? Imagina Laravel/Django + "insira uma tecnologia recente/hypada aqui" então.
Repito como falei em outro comentário. Não sou do time, mas opino nisso. Achar que botar temas avançados sem a base exposta com conteúdos do CADES ou do curso vai atrair pouca gente.
Colocar uma introdução e 1 mês depois colocar algo envolvendo outras tecnologias relacionadas, acho justo. Tem que ver também a frequência dos mini-cursos.
De nada adianta fazer uma de nivel mais avançado se a parcela de pessoas do curso que buscaram por fora conteúdo desse assunto seja pequena.
Mas é por isso que vai ter votação no Facebook. Só estou dizendo que não faz sentido limitar as opções à introduções.
Montar um mini-curso de tecnologias que tenham como base assuntos não cobertos pelo curso nem por mini-curso vai limitar o público.
Infelizmente, nosso curso tá complicado se for seguir isso. O pessoal do PDS Web, por exemplo, está sendo obrigado a usar Java :disappointed:.
Colocar uma introdução e 1 mês depois colocar algo envolvendo outras tecnologias relacionadas, acho justo. Tem que ver também a frequência dos mini-cursos.
O problema com esse plano é que estaríamos criando um grupo específico de pessoas e tendo pouca rotatividade (25 pessoas vão para curso A, esses mesmos para o curso B etc). Mas é um plano válido se a gente não esquecer de tentar manter a rotatividade.
Outro tópico interessante que pode abordar tanto iniciantes quanto avançados:
Outra coisa, precisamos averiguar se possuímos os instrutores para os possíveis minicursos :smile:
Após a definição dos possíveis temas, nós iremos realizar outra etapa para verificar se temos gente disposta e disponível para ministrá-los. Caso algum tema não tenha ninguém, nós iremos retirá-lo da lista que será aberta para votação no facebook.
Infelizmente, nosso curso tá complicado se for seguir isso. O pessoal do PDS Web, por exemplo, está sendo obrigado a usar Java 😞.
Por isso eu disse de criar um curso de introdução a PHP, Node ou Python, ou a linguagem em que estão baseadas tecnologias que viermos a dar mini-curso sobre.
E obrigar a fazer em Java é terrível. 😞
E sobre os instrutores, de fato. É imprescindível te-los. :P
E aí, galera!
Aqui está a lista dos temas que poderão serem votados para a escolha do nosso minicurso:
Caso vocês queiram sugerir algum tema ou retirar algum dos que já foram propostos, comentem aqui embaixo. Preciso da confirmação de vocês, pois logo abrirei uma enquete lá no facebook para os alunos de TADS votarem.