Open mcavalcante2 opened 10 months ago
Boa tarde!
A biblioteca LoRa que estou utilizando no código é especifica para o módulo que eu tinha (https://www.casadarobotica.com/placas-embarcadas/esp/placas/esp32-v2-lora-display-oled-wifi-915mhz-heltec-ble-com-antena), se remover essa biblioteca e configurar a comunicação via Serial como você disse deve dar certo sim.
Em relação a utilização de um quadro ethernet personalizado, isso foi simplesmente um requisito do projeto para diferenciar o tipo de trafego que seria enviado através da rede LoRa. Acredito que sua ideia de utilizar o MAC de destino faz sentido sim e deve ser viável de implementar, a única questão é que a complexidade pode aumentar bastante caso você queira tornar isso dinâmico ao invés de usar uma lista de MACs hardcoded, já que o esp32 acabaria praticamente fazendo um papel de roteador. Mas é uma ideia bastante interessante, inclusive existem produtos comerciais que parecem fazer algo similar (https://www.aecl.com.tw/pt/product/aus-40e-converter.html).
Acabei não trabalhando mais com LoRa após esse projeto então não sei se consigo ajudar muito mais, mesmo assim fico a disposição e fico feliz de que o projeto lhe tenha sido útil! :)
Abraços
Olá, bom dia.
Estive analisando o projeto de vocês e calhou de ter características muito próximas do que estou pesquisando.
Uma dúvida que tenho é se seria possível utilizar esse código com um módulo LoRa Mesh externo conectado ao ESP32, a uma de suas portas seriais em modo transparente (ex: Serial 1, Serial 2 [pinos 16 e 17]). O objetivo é o mesmo que vocês descreveram em sua documentação.
Uma outra dúvida é em relação a aplicação. Qual o objetivo de fazer a bridge somente com quadros ethernet de um tipo "personalizado"? Seria para evitar o envio de tráfego sujo para a rede LoRa?
Se eu não estiver falando bobagem, esse tipo de abordagem me lembra um pouco os mecanismos que se utilizam em redes como frame-relay, e MPLS, onde é preciso fazer um controle de broadcast nesses meios.
Acham que valeria o esforço, ou é viável, ou faz sentido, do meu lado, mudar esse código de tal forma que permita um mapeamento de IP (acima do ethernet ainda) com MAC com o ID do nó do LoRa da ponta remota, e vice-versa, de tal forma que o controle do que é trafegado na rede LoRa seja feito com base no endereço de destino (MAC / IP dst) ao invés do protocol type?
Pergunto isso pois a aplicação que utilizo é de terceiro e, além disso, posso utilizar isso com outros softwares.
Não sei se faz sentido isso que estou falando, mas me interessa esse tema.
Obrigado e parabéns pelo projeto!