Open matheuslc opened 7 years ago
Sugiro conversar com o professor Jean Everson Martina sobre isso, ele já tem algumas ligações com os RUs.
No Google, tem este exemplo de informação, alguem conhece melhor a API que faz isso?
Não esta aparecendo o botão de Curtir nessa Issue, ou eu que sou noob e só pode votar em uma?
@chavesfop tem um emoji com +, clica nele que ai aparece o 👍.
Se a gente conseguir consultar esses dados do Google sera massa.
Dica: isso dá um projeto de TCC. De repente no modelo de mais um módulo pro MinhaUFSC .
Ao invés de utilizar esse sistema de horário de pico do google, acredito que dê pra fazer algo utilizando geolocalização, contando quantos dispositivos com o aplicativo estão na mesma área (similar àquela coisa chata do Facebook que avisa quando alguém está próximo). Mas essa alternativa só iria contar quem tem o aplicativo instalado. Outra alternativa seria utilizar as câmeras da UFSC que estão na proximidade pra "contar pixels", mas isso é um pouco mais complexo, eu acho. Ou quem sabe misturar os 2.
@monfardineL pensei em usar esses dados do Google para a predição, seria mais um apoio. Será que a geolocalização consegue uma boa precisão? Das câmeras é uma boa ideia!
Eu pensei em colocar sensores em pontos estratégicos também mas acredito que isso abre brecha para ser burlado, né?
@matheuslc Também temos controladores de fluxo, com câmeras, usamos isto em algumas lojas para medir quantas pessoas estão no local.
Teremos alguns "Pontos" em que terá uma câmera medindo a quantidade de pessoas no local (Por exemplo ali do lado do elefante branco), ela verá se as pessoas estão paradas e avisará o sistema que a fila está ali.
O problema é o custo dos equipamentos e manutenção.
@matheuslc eu não vejo muito benefício em burlar um sistema que calcule o tamanho da fila do RU. Mas nunca se sabe. Eu acho que os dados do Google não devem ser em tempo real, por isso não dá pra tirar muita informação disso. Todo mundo sabe que na fila do RU só tem movimento perto da hora do almoço e da janta.
Talvez uma combinação de localização por imagem (pra tentar rastrear o tamanho da fila) junto da geolocalização de quem tiver o aplicativo e estiver na fila, torne possível. Ao invés de contar pessoas na fila, ele identifique a direção da fila e a coordenada (do aplicativo) mais distante do início.
Se eu fosse me envolver em um projeto desses, considerando toda a burocracia e necessidade de manutenção, tentaria usar o mínimo de equipamentos que não fossem da estrutura da própria universidade. A SETIC não vai dar manutenção pra um equipamento que não é deles (se você conseguir instalar, em primeiro lugar), DESEG menos ainda. E o dia que der um problema e você não estiver mais na UFSC, o projeto morre.
O quê?
Um sistema ou aplicativo capaz de prever/mostrar o tamanho da fila do RU durantes o período do almoço e janta em tempo real.
Por quê?
Isso otimizaria o tempo dos alunos e ajudaria o pessoal do RU.
Prévia do nível de dificuldade
Alto