Open danielyujiyamada opened 2 years ago
Após baixar o código do Botão, pelo ArduinoIDE, devemos importá-lo. Ao executá-lo porém, aconteceu um erro de permissão do uso da porta USB:
Para resolver isso, pelo Terminal, tivemos que executar tais comandos: $ sudo usermod -a -G dialout $USER $ sudo usermod -a -G uucp $USER
Lembrando, precisou colocar o nome da rede Wi-fi que irá ser utilizada e a sua respectiva senha no seguinte trecho do código:
Depois de importar, podemos abrir o Monitor Serial na parte superior à direita da janela:
Uma outra coisa que pode acontecer é, no Monitor Serial, haver caracteres incompreensíveis e que não eram programadas para aparecerem por lá. Isso pode ser concertado igualando o baud rate do valor no código com a da caixa na parte inferior do monitor serial.
Com isso, ao carregar o dispositivo, temos algo parecido com o vídeo aqui.
No caso da campainha, a maioria do procedimento é o mesmo do botão. No entanto, no caso da campainha, o ESP8266 estará conectado a um buzzer (similar ao que encontramos em computadores), portanto, ao passar o código para o dispositivo, haverá um passo a mais. O ESP8266 será conectado com uma placa comunicadora, e por meio dela faremos carregaremos o código pelo arduíno IDE, exatamente como foi feito com o botão. Depois disso, descontamos uma da outra e, nos pinos corretos, conectamos o buzzer, tendo um resultado como vemos aqui.
Para a compilação dos códigos e a sua integração aos dispositivos, foi necessário a utilização ArduinoIDE (neste projeto a versão usada 1.8.19) e de dois conjuntos de dispositivos: uma para o botão e outro para a campainha. Logo após a instalação do programa no entanto, foi necessário a realização de alguns ajustes para prosseguir com o projeto:
A importação de um pacote de placas adicional compatível com o dispositivo utilizado no projeto: Na aba de "Preferências" (Arquivos > Preferências) consegue-se ter o acesso ao painel da imagem a seguir: Nela, colocamos no campo de "URLs Adicionais para Gerenciadores de Placas" o seguinte link: https://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json
Instalar o pacote: Agora, para baixar o pacote de placas compatíveis com o módulo ESP8266, precisamos procurar e instalar o pacote esp8266 no gerenciador de placas (Ferramentas > Placa > Gerenciador de Placas).
Configurar o programa para as especificações do dispositivo: Neste passo, precisamos configurar a placa e a porta no programa. Na aba da placa (Ferramentas > Placas) selecionamos a placa compatível utilizada, e na aba da porta (Ferramentas > Porta) selecionamos o respectivo módulo que a placa está inserida. Para isso, é possível encontrar em qual porta ela se encontra após conectar a placa ao computador na janela de "Gerenciador de Dispositivos" pelo WIndows. Nela conseguimos conferir em qual porta ela se encontra:
Antes de importar os códigos ainda, precisamos importar algumas bibliotecas das quais os códigos necessitam para compilar. Porém, não foi possível instalar todos os necessários pela IDE, tornando necessário a utilização de um outro método alternativo. Primeiro, na janela "Gerenciador de Bibliotecas" (Sketch > Incluir Biblioteca > Gerenciar Bibliotecas...), procuramos por "ESPDateTime" e "ArduinoJson". O restante delas podem ser baixadas em zip e serem importados à IDE pela área de "Adicionar biblioteca .ZIP" (Sketch > Incluir Biblioteca > Adicionar biblioteca .ZIP). Essas bibliotecas foram encontradas em WebThingIO, ESPAsyncWebServer e ESPAsyncTCP.