dcTeam7 / Course

Place to share content and exercises
1 stars 0 forks source link

O estado como indutor da tecnologia #3

Closed AbraaoAlves closed 1 year ago

AbraaoAlves commented 1 year ago

Discorra sobre importancia do estado americano na criacao da internet como a conhecemos hoje

mikaelmonteirodev commented 1 year ago
# O ESTADO COMO INDUTOR DE TECNOLOGIA ## A importância do estado americano na criação da internet como a conhecemos hoje. #### **COMO TUDO COMEÇOU** Bandeira EUA Bandeira URSS Grande parte das tecnologias existentes no mundo surgiu a partir do interesse do estado. Seja no campo de pesquisas para educação, saúde ou segurança. A internet, por exemplo, surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria.

Neste contexto, em que os dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela UNIÃO SOVIÉTICA e pelos ESTADOS UNIDOS. As duas superpotências compreendiam a eficácia e a necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas.

#### **A CRIAÇÃO DA ARPANET** Era preciso, portanto, criar uma rede, surgindo assim a ARPANET, criada pela ARPA, sigla que em 1972 incluiu um D de Defesa, tornando-se DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) em português: Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa.

#### **O PRIMEIRO EMAIL DA HISTÓRIA** Em 29 de Outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que pode ser considerado o primeiro E-mail da história. O texto desse primeiro e-mail seria "LOGIN", conforme desejava o Professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mas o computador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O". Eis então a primeira experiência de conexão e a primeira queda de conexão da internet. Até que em Dezembro de 1969 a conexão deu certo em mais outro 2 pontos.

#### **TRANSIÇÃO DA ARPANET DE CARÁTER MILITAR PARA CIVIL** Já na década de 1970, a tensão entre URSS e EUA diminui. As duas potências entram definitivamente naquilo em que a história se encarregou de chamar de Coexistência Pacífica. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET. Com isso, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela. Dividiu-se então este sistema em dois grupos: - a MILNET, que possuía as localidades militares; - e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares.

#### **A ERA DO COMPUTADOR PESSOAL** Computar Pessoal O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os amigos dos alunos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los. Houve uma época nos Estados Unidos em que sequer se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão estava em montá-los.

#### **PROTOCOLO IP e BACKBONES** Protocolo IP Backbones Um sistema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permitia que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todos possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico.

#### **A CRIAÇÃO DO WWW HTML E HTTP** Tim Bernes-Lee O cientista Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web em 1992. A empresa norte-americana Netscape criou o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), possibilitando o envio de dados criptografados para transações comercias pela internet.




#### **A INTERNET DE ONTEM E A INTERNET DE HOJE** Por fim, vale destacar que já em 1992, o então senador Al Gore, já falava na Superhighway of Information. Essa "superestrada da informação" tinha como unidade básica de funcionamento a troca, compartilhamento e fluxo contínuo de informações pelos quatro cantos do mundo através de uma rede mundial, a Internet. O que se pode notar é que o interesse mundial aliado ao interesse comercial, que evidentemente observava o potencial financeiro e rentável daquela "novidade", proporcionou o boom (explosão) e a popularização da Internet na década de 1990. E a evolução das tecnologias fez com que a velocidade de conexão da internet desse um salto de 28kbits/s com a conexão discada para aproximadamente 1Gb/s com a internet 5G. Internet Discada Internet 5G

#### **USUÁRIOS** Até 2003, cerca de mais de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede. O número de usuários ativos (os que acessam a rede regularmente) no mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro deste ano, de acordo com o estudo Digital 2022: Global Overview Report, publicado pelo site datareportal.com. Isso representa quase 63% da população do mundo. 4,95 bilhões de pessoas em 2022.



CLIQUE AQUI PARA ASSISITIR AO VÍDEO

AntonioCaiodev commented 1 year ago

Excelente pesquisa Mikael! Muito boa a citação ao Tim Berners-Lee, afinal ele foi o responsável por acessibilizar a internet. Pensando em estado e tecnologia, aqui no Brasil também temos um exemplo de inovação com a criação do pix pelo Banco Central.

Hamiltonmkt commented 1 year ago

Muito bom Mikael!

AbraaoAlves commented 1 year ago

Image

Manda brasa no video @mikaelmonteirodev

kleristonM commented 1 year ago

Brabo demais! E esse bizu da imagem uma do lado da outra, massa!

mikaelmonteirodev commented 1 year ago

Prof. @AbraaoAlves o link do vídeo foi incluído no final da tarefa. 👍

JuniorGildo commented 1 year ago

Olha ai Netscape se envolvendo no Https! Muito bom trabalho!