Open AbraaoAlves opened 2 years ago
@paulohalberto revise this
Fala @Digitaleverton32 ! Deixando alguns links aqui que podem te auxiliar na pesquisa, se precisar de ajuda chama!
https://rockcontent.com/br/blog/historia-da-internet/
https://www.suapesquisa.com/internet/
https://www.dialhost.com.br/blog/um-breve-historico-da-internet/
Também estou a disposição, blza @Digitaleverton32
@Digitaleverton32 como estão as coisas por ai meu velho. Estou a disposição também.
.
# A criação da internet
Estimulados pela tensão da Guerra Fria entre EUA e Rússia o governo norte-americano passou a intensificar os seus investimentos na área da informática. O departamento de defesa criou então o projeto **_ARPA_** no intuito de desenvolver um sistema de comunicação eficiente e confiável.
O plano era criar um sistema descentralizado de troca de informações onde essas informações pudessem ser redirecionadas em caso de destruição de alguma dessas bases.
## A primeira rede
Baseados nisso, pesquisadores da Califórnia criaram um centro de testes de protocolos de comunicação e decidiram ligar esses computadores a rede. Essa rede ficou conhecida como _**ARPAnet.**_
Essa tecnologia limitava-se a quatro universidades e alguns sites americanos, porém em 1974 _Vinton Cerf_ e _Robert Kahn_
desenvolveram os protocolos TCP _(Transfer control protocol)_ no intuito de tornar essa transmissão de pacotes de dados aplicáveis
a todos os tipos de sistemas de informação, o que hoje é considerado a base da internet.
## A internet como conhecemos
Em 1990, _Tim Bernes-Lee_ desenvolveu a _World Wide Web_ e foi a partir de sua criação que a internet se tornou popular.
A possibilidade de utilizar uma interface gráfica e desenvolver sites mais dinâmicos e com visual mais atrativo ajudou nesse
processo de popularização. Em 1991 o sistema foi aberto ao público. Em 1993, o navegador _Mosaic_ foi criado. Em 1997 mais
de 200 mil sites já existiam.
# Protocolo TCP/IP
O Protocolo TCP/IP é a junção de dois protocolos que viabiliza a comunicação de dispositivos de uma rede.
Essa _"linguagem"_ que os equipamentos ligados em uma rede utilizam permite que esses equipamentos
independente de sua tecnologia, marca, fabricante ou finalidade consigam se comunicar.
Se não houvesse uma padronização nesses protocolos, seria impossível qua a internet tivesse uma rede de alcance mundial.
Para padronizar a criação desses protocolos, foi criado em 1971 e formalizado em 1983 o modelo OSI (Open Systems Interconnection) . Este modelo define uma arquitetura de protocolos para redes. Com ele, diferentes fabricantes podem produzir seus equipamentos de maneira a se comunicarem, interpretar a informação contida na comunicação e executar a tarefa solicitada.
O modelo OSI prevê que uma rede deve possuir 7 camadas:
Camada | Descrição
--------- | ------
Aplicação | Funções especializadas no nível de aplicação
Apresentação | Formatação de dados e conversão de caracteres e códigos
Sessão | Negociação e estabelecimento de conexão com outro nó
Transporte | Meios e métodos para a entrega de dados ponta-a-ponta
Rede | Roteamento de pacotes por através de uma ou várias redes
Enlace | Detecção e correção de erros introduzidos pelo meio de transmissão
Física | Transmissão dos bits através do meio de transmissão
# Os elementos mais importantes da internet
Essas ferramentas em constante evolução oportunizam que pessoas se conectem em qualquer lugar do mundo.
[![nuvem.png](https://i.postimg.cc/pdFYHRfv/nuvem.png)](https://postimg.cc/hJK78FZZ)
A nuvem é uma rede global de servidores remotos que são conectados e operam como um só ecossistema. Essa rede é responsável por armazenar e gerenciar dados, executar aplicativos ou fornecer conteúdos ou serviços, como transmissão de vídeos, webmail, software de produtividade para escritórios ou mídias sociais.
Em vez de acessar arquivos e dados de um computador local ou pessoal, acesse-os online, de qualquer dispositivo conectado à Internet. As informações estarão disponíveis em qualquer lugar, a qualquer hora.
Na computação, refere-se a disponibilidade de um dispositivo se interligar a outro (ou a uma rede). Assim, a conectividade de um computador é dada por sua capacidade de se conectar a outros equipamentos e periféricos, a um sistema computacional ou a uma rede, como a Internet. Na tabela abaixo, vemos os tipos de conexão que a conectvidade engloba.
Tipo de conexão | Descrição
--------- | ------
Internet Discada | As antigas conexões dial-up exigiam que os usuários vinculassem sua linha telefônica a um computador para acessar a Internet. Assim, esse tipo específico de conexão analógica não permitia que os usuários fizessem ou recebecem chamadas telefônicas, por meio do serviço de telefonia residencial, enquanto usavam a Internet. Agora considerada desatualizada, a conexão ‘discada’ costumava estar entre os tipos de conexão de Internet mais comuns há alguns anos
Conexão móvel | É o serviço que cobre os dispositivos móveis, como telefones celulares, smartphones, tablets, notebooks e até os drones. E por sua característica de mobilidade, tem como proposta principal viabilizar o acesso à Internet a partir de qualquer lugar, sem a necessidade de se conectar fisicamente a um hub ou ponto de conexão fixo.
Wi-Fi | Pontos de acesso Wi-Fi são dispositivos que oferecem acesso à Internet por meio de uma rede local sem fio (W-LAN), a partir de um roteador que, por sua vez, conecta-se a um provedor de serviços de Internet. Desse modo, permitem que equipamentos eletrônicos se conectem à Internet ou troquem dados por meio de ondas de rádio. Os pontos de acesso podem ser baseados em telefone ou em aplicações autônomas.
Banda Larga | O termo banda larga é uma redução de largura de banda que, por sua vez, refere-se à quantidade de dados que podem ser transmitidos pela rede de internet em certo período de tempo fixo. Uma das opções mais rápidas disponíveis, utiliza múltiplos canais de dados para enviar grandes quantidades de informações. Como exemplo, conexões de Internet de banda larga, como DSL e cabo, são consideradas conexões de alta largura de banda.
DSL | A Digital Subscriber Line utiliza uma linha telefônica de cobre de dois fios conectada à empresa, para que o serviço seja entregue juntamente ao serviço de telefone fixo. Mesmo assim, é possível fazer chamadas enquanto se navega na Internet. Embora muitas conexões DSL possam ser consideradas de banda larga, vale lembrar que nem todas as conexões de banda larga são DSL.
Cabo | A conexão de Internet a cabo é um dos tipos de acesso de banda larga mais utilizadas atualmente. Por meio de um modem, os usuários podem acessar a Internet através de linhas de TV a cabo. Por sua vez, os modems a cabo podem fornecer acesso extremamente rápido à Internet.
Fibra óptica | A internet de fibra óptica é uma conexão de banda larga que pode atingir velocidades de até 940 Megabits por segundo (Mbps), com baixo tempo de latência. Isso porque a tecnologia usa cabo de fibra óptica que, surpreendentemente, pode enviar dados tão rápido quanto cerca de 70% da velocidade da luz.
Satélite | Em certas áreas onde a conexão de banda larga ainda não é oferecida, uma opção de Internet via satélite pode estar disponível. Semelhante ao acesso sem fio, a conexão via satélite utiliza um modem.
ISDN | A Rede Digital de Serviços Integrados permite aos usuários enviar dados, voz e conteúdo de vídeo através de linhas telefônicas digitais ou fios telefônicos padrão. Desse modo, a instalação de um adaptador ISDN é necessária em ambas as extremidades da transmissão – tanto por parte do usuário quanto do provedor de acesso à Internet.
Um navegador web obtém informações de outras partes da web e as exibe em seu computador ou dispositivo móvel. As informações são transferidas usando o Protocolo de Transferência de Hipertexto, que define como textos, imagens e vídeos são transmitidos na web. Essas informações precisam ser compartilhadas e exibidas num formato consistente, para que as pessoas que usam qualquer navegador, em qualquer lugar do mundo, possam ver as informações.
Site é um espaço online com uma ou várias páginas onde você agrupa um conjunto de informações sobre um negócio, uma pessoa, serviços ou produtos, notícias e muito mais.
De maneira mais técnica, é um conjunto de páginas que são programadas em uma linguagem, geralmente , HTML, PHP ou outras que surgem com o tempo, que apresentam um conteúdo previamente programado do site, loja virtual ou blog em si.
As páginas de um site são integradas sob um nome de domínio, têm um tema específico, criado para um público-alvo, de um determinado mercado e um design.
Redes sociais, no ambiente online, são sites e aplicativos que operam em níveis diversos — como profissional, de relacionamento, dentre outros — mas sempre permitindo o compartilhamento de informações entre pessoas e/ou empresas.
## Fontes
https://www.infonova.com.br/artigo/o-que-e-tcp-ip-e-como-funciona/
https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/browsers/what-is-a-browser/#:~:text=Um%20navegador%20web%20te%20leva,v%C3%ADdeos%20s%C3%A3o%20transmitidos%20na%20web.
https://odatacolocation.com/blog/conectividade/
https://azure.microsoft.com/pt-br/resources/cloud-computing-dictionary/what-is-the-cloud/
https://maestrovirtuale.com/os-6-elementos-mais-destacados-da-internet/
https://www.dialhost.com.br/blog/um-breve-historico-da-internet/
https://www.iebschool.com/pt-br/blog/software-de-gestao/conheca-a-historia-da-internet-desde-sua-primeira-conexao-ate-hoje/
https://rockcontent.com/br/blog/historia-da-internet/
A Internet é, sem dúvida, uma das maiores invenções do século XX. Desde que surgiu, abriu as portas para novos desenvolvimentos tecnológicos que continuam avançando até hoje, transformando o modo como vivemos e nos relacionamos.
Atualmente, viver sem a Internet é simplesmente impensável.
Evolução da Internet Embora a história da Internet tenha momentos inesquecíveis e marcantes que causaram o que conhecemos hoje em dia, nós lhes contamos um pequeno resumo desde 1969.
A Internet fez o seu caminho através da invenção do telégrafo, do telefone, do rádio ou do computador, que formaram a base para essa integração de funções. A única maneira de se comunicar digitalmente antes de sua criação foi inventada em 1840 com o telégrafo, que emitia sinais elétricos que viajavam por cabos conectados entre dois pontos usando o código Morse para interpretar a informação.
A Internet hoje tornou-se um dos desenvolvimentos mais significativos no campo da pesquisa e infraestrutura de informação.
Por que o Dia da Internet é celebrado? A razão pela qual celebramos o empoderamento digital é porque queremos agradecer a função das tecnologias para facilitar a vida dos cidadãos. O dia 17 de maio é celebrado através de eventos, informações sobre redes, blogs e muito mais.
Desde quando celebramos o Dia da Internet? Foi no dia 25 de outubro de 2005 quando foi decidido dedicar um espaço no calendário à Rede de redes. Um mês depois, a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação pediu à ONU que declarasse um “Dia Mundial da Internet” para poder celebrá-lo em todo o mundo.
Assim, em 2006, a ONU declarou que o dia da Internet seria 17 de maio, data em que o Dia das Telecomunicações também é celebrado.
Boa @Digitaleverton32 e @AntonioCaio27 . Trabalho em equipe é isso, todo mundo se ajudando pra fazer o projeto acontecer. Everton, dá uma olhada no guia de Markdown (#16) pra pegar umas dicas de como estilizar melhor o texto, mas já tá ficando bacana. Parabéns!
Show Joel,vou olhar lá, valeu pela dica amigo 🤝
Massa @Digitaleverton32 Caso ache interessante, segue abaixo uma informação que pode ajudar no seu trabalho!
Discorra sobre a criação dos elementos essenciais para que hoje possamos acessar a internet atraves de despositivos de diferentes fabricantes e modelos ao longo da historia.