dgterritorio / RECART

GNU Affero General Public License v3.0
24 stars 15 forks source link

Representação do Objeto Charca #140

Closed CatarinaGaspar closed 2 years ago

CatarinaGaspar commented 2 years ago

126

Bom dia,

No dicionário de objetos está a seguinte observação no valor charca: "Reservatório de água escavado no terreno ou situado numa depressão do terreno e localizado exteriormente à linha de água."

Queremos confirmar se o que é pretendido é em situações em que a as aguas lênticas são atravessadas pelo curso de agua eixo tem que ficar como lagoa e não podem ser classificadas como charcas. É essa a lógica?

image

Obrigada,

aserronha commented 2 years ago

Bom dia,

Vejam bem a definição de lagoa. Isso não são lagoas. Há tendência em classificar pequenas porções de acumulação de água como lagoa mas esses "bocados" de água ou não se representam ou simplesmente não classifiquem como águas lênticas. Há situações que simplesmente se existir "largura" devem classificar o "polígono envolvente" como "Curso de água - área" e respetivo "Curso de água -eixo".

Nas linhas de água também não existem charcas. Normalmente as charcas situam-se perto das linhas de água e em algumas situações há "captação e canalização" a partir de alguma albufeira nas imediações. Há outras situações que a água é captada diretamente das albufeiras e aí não são charcas mas sim albufeiras. E depois sim, há todas as situações que acontecem de acordo com a definição de charca.

CatarinaGaspar commented 2 years ago

Bom dia,

Entendido.

Para nós, este assunto continua a ser muito subjetivo. Consoante algumas dicas vossas estamos a tentar criar alguns critérios para que possamos classificar esta informação de uma forma mais homogênea.

Obrigado,

aserronha commented 2 years ago

Entendemos a subjetividade da classificação mas existem as albufeiras, as lagoas, as charcas e as "acumulações de água" de um "Curso de água - eixo" que poderá ser representado por um "Curso de água - área" se tiver "largura" para tal de acordo com os parâmetros dos níveis de detalhe escritos nas Especificações Técnicas. Se tiverem mais dúvidas também podem contactar a Agência Portuguesa do Ambiente (recursos hídricos).