dgterritorio / RECART

GNU Affero General Public License v3.0
24 stars 15 forks source link

Representação dos Segmentos de Linhas Ferreas em Desuso #93

Closed CatarinaGaspar closed 11 months ago

CatarinaGaspar commented 3 years ago

Boa Tarde,

No seguimento de uma questão colocada anteriormente, a DGT respondeu-nos que os segmentos das vias férreas em desuso devem ser representados na mesma e que esta questão ia ser analisada/ revista para próxima versão das normas técnicas.

Questionamos se nestes casos o tratamento que é dado é o mesmo como se a linha ferrea estivesse funcional, isto é, além da sua representação geométrica, também é necessário a sua caraterização, a associação do nome da linha, bem como a geração dos seus nós de transporte férreo, inclusive os nós de paragem e de passagem de nível?

image

Obrigado,

dgterritorio commented 2 years ago

Os segmentos de linha férrea em desuso são tratados da mesma forma que as linhas funcionais. Como refere a definição, um segmento de linha férrea em desuso já não é utilizada, mas não está a ser ou não foi desmantelada, mantendo todas as suas características. Os segmentos e nós têm de ser representados quando existem no terreno. Quanto ao nome da linha e nó de paragem ou passagem de nível só se representam se existirem.

CatarinaGaspar commented 2 years ago

Obrigado,

MartaValenteMuni commented 2 years ago

Bom dia,

Como se classifica relativamente a segmentos da via férrea desmantelados, uma vez que já não se mantém as características?

aserronha commented 2 years ago

Viva,

A resposta já foi dada anteriormente.

Um "Segmento da via-férrea" representa-se sempre geometricamente. Quanto à sua classificação no atributo valorEstadoLinhaFerrea, nesta fase de produção não é pedido ao produtor para especificar o estado, exceção feita quando existem vias em construção!

MartaValenteMuni commented 2 years ago

Apenas verificámos uma resposta relativamente às vias em desuso. Peço desculpa pela duplicação.

Mas como são atribuídas as características se o segmento da via férrea se encontra desmantelado e já não existem carris?

aserronha commented 2 years ago

Se já não existem carris não se representa nada.

Nesta primeira fase de produção pretendeu-se indicar com o auxílio de um x (obrigatório) o que é para representar apenas e o que é para simultaneamente representar e classificar (valores obrigatórios em cada atributo).

Como sabemos que na fase de produção nem sempre é fácil avaliar determinadas características dos objetos quanto aos seus atributos, este é um bom exemplo em que se pretende apenas que o produtor represente apenas o que existe no terreno e não se pretende que o produtor avalie simultaneamente se está ou não em desuso, desmantelado, funcional, etc. Sendo assim, só é exigida essa classificação no atributo valorEstadoLinhaFerrea quando a via está em construção...

Existe uma fase de produção dos dados e é aqui nestas Especificações Técnicas (ET) que se pretende dizer o que é obrigatório ou não recolher nesta fase. A forma como os dados podem ser complementados não são do âmbito destas ET, na chamada fase de exploração/atualização dos dados.