dgterritorio / RECART

GNU Affero General Public License v3.0
24 stars 15 forks source link

Sobreposição de albufeiras com outros objetos #96

Closed aserronha closed 3 months ago

aserronha commented 2 years ago

Os objetos visíveis são sempre representados (a partir da informação visual disponível) mesmo que contidos dentro da Albufeira e isso acontecerá muitas vezes porque pretende-se que a recolha seja efetuada, sempre que possível, pelo Nível de pleno armazenamento (NPA).

Deve-se confirmar se não existem lapsos, junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e se o valor apresentado de NPA está de facto correto porque por vezes as cotas são determinadas em fase de projeto e podem surgir incongruências, por exemplo, uma alteração na fase de execução pode não ter sido reportada. Caso a APA indique que este é o valor correto, então é este valor que deve ser usado e representado:

image

CatarinaGaspar commented 2 years ago

Boa tarde,

Seguimos a sugestão dada pela DGT e tentamos via email (07-09-2021) e por telefone diversas vezes confirmar junto da APA se as cotas de NPA apresentadas no site estavam corretas e até ao momento não conseguimos obter qualquer resposta.

Dado que estamos a fechar o projeto em questão iremos usar as cotas de NPA indicadas pela APA e reportar no relatório de produção estas situações.

Em relação aos elementos visíveis dentro das albufeiras serem representados, questionamos o seguinte:

a) Estes elementos entram na geração das curvas ou apagam-se? b) Ou como devemos proceder?

Obrigado,

aserronha commented 2 years ago

Bom dia,

As curvas de nível têm de ser representadas de acordo com as Especificações Técnicas (ET), refletindo a orografia do território. A forma como elas são obtidas, por restituição direta, levantamento topográfico, geração automática, é uma opção do produtor. É da responsabilidade dele assegurar que as curvas ficam aderentes ao terreno, logo ele é que tem de saber escolher os objetos que devem entrar na sua geração automática, se for esse o método seguido. De acordo com o respondido anteriormente, o NPA não deve ser tido em conta já que se representa tudo o que for visível, o que inclui orografia. Logo se determinado objeto visível é considerado relevante para gerar curvas de nível, também o será se ficar abaixo no NPA.

CatarinaGaspar commented 2 years ago

Boa Tarde,

O que referem é o nosso entendimento no processo de obtenção das curvas de nível, pois estas têm de refletir a orografia do terreno. A nossa confusão era o facto de existirem elementos dentro e abaixo do NPA, pois estamos mais familiarizados com a representação destes objetos como eles existem no terreno. Mas este assunto está esclarecido.

No entanto deparamo-nos com outra questão que é relativamente à classificação dos eixos de hidrografia quanto ao atributo “fictício” (ver imagem abaixo). a) Devemos considerar fictício desde a linha do NPA até ao eixo do rio (linha a verde)? b) Devemos considerar fictício desde a margem do rio até ao eixo do rio (linha a amarelo)?

fiticio

Obrigado,

aserronha commented 2 years ago

Boa tarde,

Vamos tentar interpretar as vossas dúvidas.

Onde têm escrito Npa, o objeto é uma "Água lêntica" (Albufeira) que foi adquirida pelo Npa e quando assim é, a recolha da "Água lêntica" é feita pelo Npa. Esse é o limite da única "massa de água" a representar. Como tal, deixa de existir qualquer outra "massa de água no terreno", seja ela "Água lêntica no terreno" ou "Curso de água área no terreno" . Posto isto, são recolhidos todos os outros objetos visíveis e "Curso de água - eixo" (fictício).

Esperemos que esta imagem do dicionário seja interpretada de forma a esclarecer que, ou só existe Água lêntica, ou só existe "Curso de água - área" https://www.dgterritorio.gov.pt/recart/imagens/eCursoDeAguaEixo3.jpg Como tal, o "Curso de água - área" só começa a ser representado quando terminar a representação da "Água lêntica" pelo Npa.

Respondendo depois concretamente às questões, como o que têm representado como "massa de água no terreno" não existe, porque já existe representado a "Água lêntica" (Albufeira adquirida pelo NPA) então: a) Devem considerar fictício desde a linha do NPA até ao eixo do rio (linha a verde).

CatarinaGaspar commented 2 years ago

Bom dia,

A interpretação que fizeram foi a correta. Estamos esclarecidos quanto a este assunto.

Obrigado,

CatarinaGaspar commented 2 years ago

Boa Tarde,

Para vossa reflecção:

Em vez de ser representado geometricamente o objeto “agua_lentica” pelo NPA, não se poderia representar pelo plano de água e ser criado um campo na tabela com a informação do NPA?

Esta alteração ajudava a simplificar o trabalho, quer a nível da aquisição da informação, quer em posterior processamento.

Obrigado,

aserronha commented 3 months ago

Bom dia,

Nas novas especificações técnicas v2 tivemos em linha de conta esta issue e o objetivo é representar a “Água lêntica” tendo em consideração os indícios da presença da água no momento da representação. Só se porventura esta representação coincidir com o nível pleno de armazenamento (NPA) é que o atributo “cotaPlenaArmazenamento” assume o valor verdadeiro.