filipedeschamps / tabnews.com.br

Conteúdos para quem trabalha com Programação e Tecnologia.
https://tabnews.com.br
GNU General Public License v3.0
5.17k stars 384 forks source link

[SEO] Não indexar conteúdos mal avaliados #1074

Open aprendendofelipe opened 1 year ago

aprendendofelipe commented 1 year ago

Gostaria de saber a opinião da turma a respeito de indicar aos mecanismos de pesquisa para não indexar conteúdos mal avaliados.

Isso não impede a criação de conteúdos sem valor concreto, mas evita que esses conteúdos prejudiquem o SEO.

Seria só setar a tag na página do conteúdo se ele estiver abaixo de um limiar de tabcoins: 

<meta name="robots" content="all" />

Hoje esse limiar poderia ser de 2 ou 3 tabcoins.

[Edit] Com as melhorias nas proteções da economia, atualmente podemos deixar esse limite em 0 ou -1.

O que pensam sobre isso?

aprendendofelipe commented 1 year ago

Outro caso que acredito que seria bom configurar para não indexar é a página de comentário (conteúdo children).

[Edit 2] Falo em não indexar a página do comentário, mas o texto do comentário deve sim ser indexado, só que associado à página do conteúdo raiz correspondente.

Isso porque o mecanismo de pesquisa pode identificar como conteúdo duplicado, já que todo comentário também está presente na página do conteúdo root.

Outro problema relacionado a isso é que um usuário que faz alguma pesquisa no Google pode ser direcionado para a página do comentário ao invés de ir para a página do conteúdo principal. E isso pode ser confuso para alguém não acostumado com o TabNews.

[Edit] Ou será que para os comentários faz sentido usar a tag canônica?


<link
  rel="canonical"
  href="https://example.com/blog/original-post"
  key="canonical"
/>
silvaezequias commented 1 year ago

[Edit] Ou será que para os comentários faz sentido usar a tag canônica?

Eu acho que para os comentários pode aplicar a mesma ideia usada nos conteúdos pai: sobre indexar se atingir um limite de tabcoins Porque existem comentários que superam quase que 2x o valor do conteúdo pai e seria interessante indexar esses

Hoje esse limiar poderia ser de 2 ou 3 tabcoins.

Gosto da ideia de ser um valor baixo inicialmente, só que eu acho que com o estado atual do tabnews esse valor deve ser um pouquinho mais alto como 6 ou 7. É muito fácil achar posts que não são muito profundos com 5 tabcoins e por ai vai

Outro problema relacionado a isso é que um usuário que faz alguma pesquisa no Google pode ser direcionado para a página do comentário ao invés de ir para a página do conteúdo principal. E isso pode ser confuso para alguém não acostumado com o TabNews.

Mas os comentários, como uma página indexada, estariam com o título do conteúdo principal não é? Talvez poderia implantar um sistema de apenas destacar (com um scroll automatico, talvez) o comentário (na mesma página do conteúdo) pra que o usuário não fique perdido.

Rafatcb commented 9 months ago

Hoje vale considerar que a não-indexação de determinados conteúdos impedirá a busca pelo site, que usa o mecanismo de buscas do Google.

Não indexar conteúdos pode diminuir bastante os resultados da busca pela plataforma (talvez não seja o desejado). E se também não indexar comentários, e o comentário for bem avaliado mas a publicação não, não encontraremos ele.

Não indexar comentários fará com que você precise buscar pelo termo na página (Ctrl+F) para encontrar o comentário após abrir o link. Um exemplo:

Busca do TabNews

O resultado da busca acima leva para uma publicação, mas o texto exibido é de um comentário.

aprendendofelipe commented 9 months ago

Mas os comentários, como uma página indexada, estariam com o título do conteúdo principal não é?

Isso @silvaezequias, o título do conteúdo principal aparece na página do comentário, mas acredito que não seja a melhor "boas vindas" que podemos dar para quem visita o TabNews pela primeira vez.

O Google foi responsável por trazer mais da metade dos visitantes nos últimos 12 meses. Acho que funciona melhor quando o Google direciona para a página do conteúdo raiz daquele comentário. E esse ponto deve ser melhor resolvido usando a tag canônica. 👍

Hoje vale considerar que a não-indexação de determinados conteúdos impedirá a busca pelo site, que usa o mecanismo de buscas do Google.

Isso mesmo @Rafatcb, a ideia é limitar o alcance de conteúdos mal avaliados, dando mais chance de se encontrar os bem avaliados, o que deve melhorar a taxa de cliques e posicionamento nos mecanismos de busca.

Mas os limiares que eu tinha sugerido (2 ou 3) não fazem sentido no TabNews de hoje. Naquela época não tínhamos os mecanismos atuais de proteção da economia, e muitos conteúdos ruins tenham saldo positivo. Tanto que o @silvaezequias sugeriu usar valores ainda mais altos (6 ou 7). Hoje eu colocaria como limiar de não indexação algo como 0 ou -1 (vou editar lá em cima).

Acredito que seja uma medida bem melhor do que excluir os conteúdos ruins por nossa conta (melhor deixar a decisão de excluir para o autor). Além de que ao melhorarmos nosso sistema de ranqueamento, isso pode criar casos em que um conteúdo negativado ainda é relevante devido aos comentários.

Bom citar que falo da relevância do conteúdo e não de violações dos termos. Em casos de violações os conteúdos devem sim ser excluídos.

Não indexar conteúdos pode diminuir bastante os resultados da busca pela plataforma (talvez não seja o desejado).

A ideia é só deixar de indexar conteúdos que prejudiquem o SEO. Mais especificamente:

Um exemplo do último ponto são os clickbaits. Mesmo que a comunidade já tenha negativado a publicação, o Google não enxerga isso.

O Google inicialmente só percebe um aumento nos cliques e, por isso, aumenta momentaneamente o alcance dessas publicações (em detrimento de outras), mas nos dias seguintes isso causa uma grande redução do alcance (como penalidade), pois o Google percebe que quem clicou nos links não gostou do que viu (usuário saiu logo do site, clicou em "não ver mais resultados assim" etc.), então o Google diminui as recomendações em geral do site, não apenas das publicações que causaram o comportamento ruim.

Normalmente demora para voltar ao nível de antes do clickbait, então o prejuízo com a diminuição no alcance acaba sendo muito maior do que algum ganho de novos visitantes orgânicos que conheceram o TabNews por clickbaits.

E se também não indexar comentários, e o comentário for bem avaliado mas a publicação não, não encontraremos ele.

Não indexar comentários fará com que você precise buscar pelo termo na página (Ctrl+F) para encontrar o comentário após abrir o link. Um exemplo:

Não indexar comentários é uma péssima ideia, e entendo que é uma interpretação possível do que eu falei. 😕 Não tive sucesso em deixar claro que falava de não indexar a página do comentário 😅, tanto que em poucos minutos eu editei sugerindo usar a tag canônica. Vou editar de novo deixando mais claro que o texto do comentário deve ser indexado, mas ser associado com a página do conteúdo raiz e não como uma página isolada. 👍

Rafatcb commented 9 months ago

Hoje eu colocaria como limiar de não indexação algo como 0 ou -1 (vou editar lá em cima).

Faz sentido para mim.

Não indexar comentários é uma péssima ideia, e entendo que é uma interpretação possível do que eu falei. 😕 Não tive sucesso em deixar claro que falava de não indexar a página do comentário 😅

No exemplo que dei, estava querendo mencionar o caso de uma publicação raiz que não fosse indexada (por estar com Tabcoins abaixo do critério definido) e o comentário com uma boa quantia de TabCoins. Com a "nota de corte" sendo 0 ou -1, isso deve acontecer menos, mas provavelmente ainda acontecerá.

Um exemplo: a publicação Ajuda na Escolha do Framework: Next.js ou React.js? está com 0 TabCoins, mas o comentário mais votado tem 4. Seria possível encontrá-lo, se não estivéssemos indexando as páginas com TabCoins menor ou igual a zero, e estivessemos usando a tag canônica nos comentários?

Eu acho que faz sentido não entrar diretamente no comentário pelo Google (já passei por isso e é meio estranho mesmo), só estou com essa dúvida mesmo.