filipedeschamps / tabnews.com.br

Conteúdos para quem trabalha com Programação e Tecnologia.
https://tabnews.com.br
GNU General Public License v3.0
5.32k stars 388 forks source link

Datas, fontes e fakenews. O que fazer? #27

Closed geovani-brito closed 3 years ago

geovani-brito commented 3 years ago

Estive lendo o diário e as discussões do projeto e, pelo menos até onde pude acompanhar, acho que ainda não foi discutido alguns pontos que, pelo menos eu, acho relevante quando se trata de consumir conteúdos na internet.

O primeiro problema: informação sem data pode confundir as pessoas.

Imagine o seguinte cenário: você lê a notícia de que um bug crítico foi encontrado no Windows. Você não sabia disso. Só que essa notícia já tem alguns meses e o bug já foi corrigido. Isso pode te causar uma sensação de urgência desnecessária. Sendo assim, eu gostaria de levantar algumas questões.

Eu vi que nos layouts testados existe o tempo em que aquela notícia foi postada. Mas não informa de quando é aquela notícia.

Segundo problema: as fakenews.

Isso me leva também a pensar na fonte da notícia. Uma notícia pode ter mais de uma fonte. Às vezes uma fonte possui mais informações do que a outra. E às vezes as fontes são até conflitantes.

Resolvi levantar essas questões porque esse é o tipo de coisa que me preocupa bastante quando estou consumindo informação na internet. E para que o TabNews se torne um veículo importante na comunidade de TI acho importante que o conteúdo dele seja extremamente confiável ou que pelo menos ele mostre que tem o compromisso de oferecer conteúdo relevante e confiável ao ter ferramentas que evitem os problemas que apontei.

E para ficar claro, não estou esperando que as pessoas postem conteúdos duvidosos por má intenção. Estou considerando o engano mesmo. Acho que todos nós, alguma vez na vida, postou nas redes sociais algum conteúdo desatualizado ou que era fakenews. A gente se engana. É normal.

rodrigoKulb commented 3 years ago

@geovani-brito ótimos pontos!

Acredito que poderíamos criar um campo data da notícia junto ao campo fonte da notícia. Claro que nem sempre os usuário terão essa informação, mas pode ajudar no rankeamento da noticia.

Sobre as fakenews, talvez seguir com a mesma lógica do Waze. Quando um acidente não existe mais na pista, ter a opção dos usuários clicarem em um botão "Reportar" => Fakenews, Notícia sem contexto ou outras opções. Desta forma podendo "perder" rankeamento ou até mesmo ser excluída devido a quantidade de cliques.

geovani-brito commented 3 years ago

Gosto da ideia do botão "Reportar", @rodrigoKulb. Pode até mesmo servir para outros tipos de abusos na plataforma. Porém, temos que nos atentar que no momento que alguém marca uma notícia como "fakenews" ela precisa estar certa de que é fake mesmo e de certa forma ela precisa provar isso. Então talvez seja necessário ter a opção de colocar outra notícia desmentindo a notícia sinalizada.

Isso me faz pensar no que o Filipe falou no último vídeo. Como é difícil manter as coisas simples. E é difícil manter simples porque o mundo é complexo, caótico. Podemos até deixar para resolver depois esses problemas que eu listei. Mas eventualmente eles vão aparecer com o crescimento do site.

Eu fique preocupado com a qualidade dos conteúdos que serão postados no Tabnews, mas também não quero criar complexidade. Pelo menos não nesse primeiro momento. E como resolver esses problemas da maneira mais simples possível é um enorme desafio.

rodrigoKulb commented 3 years ago

@geovani-brito concordo 100%. Pelo que eu entendi a opção para publicar notícia só será liberada após o usuário chegar ao nível de XP necessário.

Nos projetos que trabalho, sempre separo em fases, acredito que podemos seguir com uma parte básica de inicio. Com um simples botão, talvez até um campo URL de "prova", mas será necessário um membro qualificado do portal para homologar e a noticia é fake ou não.

Até podemos definir um XP necessário para aprovar ou não uma fakenews. Também quantos usuários precisam aprovar para excluir a notícia.

filipedeschamps commented 3 years ago

@geovani-brito excelentes questionamentos!!! É por isso que vocês são sensacionais e isso me dá total confiança que o TabNews vai dar certo, porque enquanto algumas pessoas estão cuidando de certos temas, outras pessoas estão cuidando de outros. Isso me lembra muito a Lei de Linus: Dados olhos suficientes, todos os erros são óbvios" 😍

Não tenho respostas concretas para as suas perguntas, mas tenho algumas sugestões:

Notícia antiga: fazer igual ao Hackernews, onde se a notícia não for do ano que foi postada, prefixar no título o ano dela. Por exemplo: "Microsoft lança nova versão do Windows (2015)". No caso do Hackernews, se alguém não colocou datada, a moderação vai lá e coloca. E eu não penalizaria notícias antigas, pois as vezes é realmente muito legal revisitar certas postagens (principalmente as atemporais).

Notícia falsa: estou com o @rodrigoKulb nessa, gosto da opção de reportar, onde além de ser penalizado no ranking podemos colocar um limite que, depois de X reports, a notícia ou comentário são arquivados.

E novamente, obrigado por levantar esses questionamentos, gostaria muito que você acompanhasse o projeto para pensar o que iremos aplicar de fato, e em quais estágios.

geovani-brito commented 3 years ago

Beleza, @filipedeschamps! Vou continuar acompanhando esse tema a medida que o sistema for sendo desenvolvido. No momento oportuno vamos pensar com mais detalhes como fica a implementação da ideia do botão Reportar dada pelo @rodrigoKulb.

E vamos para o Milestone Zero. Já tô ansioso pra ver a live!

brunofamiliar commented 3 years ago

Acredito que uma forma de amenizar a disseminação de notícias falsa, é levar em consideração o número de reports. Nesse contexto, pode ser definido um número x de reports, se esse post alcançar esse número, ele é desativado até os moderadores avaliar esse post. Podemos também avaliar o total de interações no post (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc..), geralmente fake news tem muita interação, sendo assim, essa regra de reports se aplicaria às postagens que tiverem uma ascenção muito alta no menor período de tempo (em relação a data de postagem).

joao-gabriel-gois commented 3 years ago

Talvez fosse interessante criar alguns sistemas de votação só disponíveis pra certos níveis de xp com duração pré-definida. Quem tem poder de decisão receberia a notificação e poderia votar o que, dos conteúdos reportados, realmente representa algo que fira a política e proposta primeira do TabNews. De alguma maneira sinto que seria legal isso dar XP também, para incentivar o trabalho sério, o filtro de mais de uma pessoa sempre e etc. O número de reports não só tornaria a votação mais importante, como com prazo menor e o quórum mínimo e recompensa maiores. Seria legal garantir que de alguma maneira as provas foram revisadas pela pessoa antes de declarar o voto.

Acredito que existirá um filtro enorme até a pessoa realmente ter a XP para publicar a notícia, o que diminui as chances de problemas realmente graves como fakenews absurdas publicadas e circulando com relevância. Porém quanto a necessidade de moderação, membros com mais alta XP - a nível de poder publicar notícia, moderar fakenews e etc - não necessariamente precisariam enquadrar isso como uma "tarefa extra". Isso poderia ser parte mesma do sistema como um todo, mesmo que só para determinados caso de uso (como as fake news), integrando com os outros sistemas e recompensando por prezar a qualidade do conteúdo e sua revisão.

Outras decisões ou consultas que interesse participação dos membros e da comunidade de produtores e consumidores de conteúdo poderiam seguir a mesma lógica, mas com votações que atingissem mais membros para assuntos que assim interessasse, assuntos onde a delicadeza e nível de acesso não fossem como no caso da moderação de fake news.

joao-gabriel-gois commented 3 years ago

Inclusive quem publicou a fake news poderia também ter um prejuízo considerável em sua experiência, aproveitando XP como conceito gameficado para criar uma maneira de perdê-la, assim como se perde ao "morrer" num jogo de MMO, por exemplo. Assim se ajusta o sistema de recompensa e punição, dependendo da gravidade. A XP permite muita intervenção antes de coisas mais drásticas como banir o usuário, por exemplo.

geovani-brito commented 3 years ago

Obrigado por pensar nesse assunto também, @joao-gabriel-gois.

Eu acredito que o sistema de só ser possível postar notícias quando a pessoa tiver um determinado nível de XP já ajudaria muito a evitar que notícias fakes acabem sendo postadas, já que a gente estaria selecionando os usuários mais criteriosos e comprometidos com a plataforma.

Também acho que a notícia poderia ser penalizada com X reports como o Filipe já falou mais acima. Porém, acho que a pessoa que postou não deveria ser penalizada. Primeiro porque, como falei, o sistema de XP estaria selecionando as pessoas mais criteriosas e comprometidas com a plataforma, então dificilmente alguém faria uma postagem fakenews por má fé. E isso me leva ao segundo ponto. A pessoa pode simplesmente ter se equivocado ou ela mesma ter sido enganada pela notícia. Então acho complicado penalizar quem postou, pois criaria um desincentivo injusto. A notícia sim poderia ser penalizar para perder rank ou até mesmo ser deletada pelo autor assim que ele for informado do erro.

Dificilmente vamos ver esses problemas no começo do Tabnews. Provavelmente eles vão aparecer quando o número de usuários for muito grande e tiver muita gente postando notícias. Acredito que podemos ainda discutir muito esse assunto até amadurecer uma ideia. Eu acho que é bastante relevante pelos motivos que dei na abertura da issue, mas também sei que essa parte pode entrar como melhorias do sistema mais adiante. Então nada do que eu disse aqui é certeza, muita água ainda vai rolar. rs

danwhat commented 3 years ago

Aaaah porque as coisas não podem ser simples? 😫 Mas brincadeira a parte, ótimos pontos @geovani-brito! Conforme eu lia a thread eu fui chegando a algumas conclusões e o @joao-gabriel-gois postou quase tudo que eu havia pensado. Estamos bem alinhados em pensamento xD

Sobre a votação nos reports: poderia existir uma espécie de reputação. Onde o peso dos votos dos usuários com melhor reputação fosse maior para que as noticias erradas/fakes saissem da plataforma mais rápido, nem que seja de forma temporária. E não precisamo criar maaais um sistema. Pode ser feito através da XP de cada usuário mesmo.

thenriquedb commented 3 years ago

Talvez fosse interessante criar alguns sistemas de votação só disponíveis pra certos níveis de xp com duração pré-definida.

Uma ideia seria utilizar um sistema semelhante ao que o Stack Overflow utiliza, onde respostas com quantidade maior de votos são mostradas primeiras, enquanto as que possuem um alto número de votos negativos são mostradas no final e com uma opacidade menor (não consegui encontrar nenhum exemplo).

E outra funcionalidade que acho bacana do Stack Overflow são os privilégios que determinam o que você pode fazer na plataforma. Quanto maior sua reputação, mais privilégios você terá. Desta forma ajuda a evitar trolls que podem repostar uma noticia apenas para prejudicar.

image

Refêrencia: https://pt.stackoverflow.com/help/privileges

geovani-brito commented 3 years ago

Legal, pessoal. Eu tô vendo que as soluções estão convergindo.

No caso das datas antigas a solução dada pelo @filipedeschamps parece que tá sendo bem aceita já que ninguém mais retocou a ideia.

Já no caso das notícias falsas vocês basicamente estão concordando com a votação, cada um colocando seus critérios de como ela funcionaria.

joao-gabriel-gois commented 3 years ago

@geovani-brito

Dificilmente vamos ver esses problemas no começo do Tabnews. Provavelmente eles vão aparecer quando o número de usuários for muito grande e tiver muita gente postando notícias. Acredito que podemos ainda discutir muito esse assunto até amadurecer uma ideia. Eu acho que é bastante relevante pelos motivos que dei na abertura da issue, mas também sei que essa parte pode entrar como melhorias do sistema mais adiante. Então nada do que eu disse aqui é certeza, muita água ainda vai rolar.

Sim, concordo. Eu tinha acabado de receber acesso à repo e ainda não tinha entendido o fluxo inteiro de contribuição, mesmo tendo lido boa parte das discussões até então...

Agora vejo que dificilmente a pessoa chega ao ponto de subir uma notícia sem comprar a idéia toda da "experiência" (não só um produto, rs). Mesmo já tendo visto sobre a XP e as TabCoins, a live foi bem esclarecedora nesse sentido. Mas realmente, um sistema pensado para não banalizar likes ou formatos virais, dificilmente seria de interesse dos produtores de fake news, que procuram conteúdos não validados e plataformas virais. A chance da pessoa ter cometido um erro é muito maior e quem tem que cair é a publicação, vc tem toda a razão. Se pessoas realmente mal intencionados chegassem ao ponto de publicar, iam sofrer com relevância, ainda assim. Aí, em último caso, os reports...

Pro simples (a meta), basta (memo que seja por enquanto, até algo real mostrar outra necessidade). Pro tanto que a discussão andou X o ponto do projeto, não vejo muito porque esquentar a cabeça ainda com apurações mais "pente fino".

PS: Seria bacana afunilar nisso só quando outras já estiverem validadas e avaliadas, como, por exemplo, o quanto o próprio fluxo de contribuição repele fake news organicamente. Mantendo só os reports por exemplo, quantos % das publicações realmente cai - e o quanto isso muda com o aumento / avanço de nível dos usuários - já ajudaria a responder. Se todas as métricas mostrarem algo acima do que a gente acreditava que o próprio fluxo de contribuição evitaria, aí eu acho que seria a hora certa para testar o sistema do StackOverflow ou a validação por revisão + voto com quórum mínimo e tempo de votação baseados urgência do ponto votado (meu penúltimo comentário), enfim, discutir, fazer umas pocs e pôr isso como uma necessidade real (Milestone 10³, rs, e eu aqui empolgadão 15 dias atrás, antes da 0, pondo o coração pra fora, rs - foca no simpleeees)

geovani-brito commented 3 years ago

É isso aí, @joao-gabriel-gois! Você pegou o espírito do projeto também. \o/

Mas não perca o ponto dessa discussão. Quando abri esse issue eu já sabia que era uma preocupação de longo prazo. Mas eu estou mesmo curioso em saber como esses problemas poderão ser resolvidos quando começarem a acontecer. E minha motivação vem do meu lado de consumidor do produto (ou consumidor da experiência rsrs). Eu, como usuário, gostaria de entrar em um site desse tipo e ter confiança de que estou vendo uma informação segura. Imagina no futuro você comentar uma notícia com alguém e a pessoa dizer "mas será que isso é verdade?". E na sequência você poder dizer com segurança "É sim, eu li no Tabnews". Seria muito diferente de hoje em dia quando você fala "Eu li no Facebook." ou "Eu li no WhatsApp.". Embora os dois não sejam meios de informação especializados, eles certamente viraram meios de informação para muita gente. No entanto, meios não confáveis. Eu gostaria de olhar para o Tabnews e sentir justamente o contrário, sabendo que aquele serviço é uma referência na área.

Então vamos lá! Anda tem um caminhão de coisas básicas para construir, mas vamos sempre manter em mente que o site precisa dessa excelência.

filipedeschamps commented 3 years ago

Atendendo ao objetivo da issue #63 da atual Milestone, estou fechando essa issue, mas isso não significa que essa conversa foi descartada ou deve ser interrompida, muito pelo contrário, esta issue pode ser reaberta a qualquer momento que necessário. Estou marcando ela também com a label repescar para ser mais fácil de encontrar caso chegue o momento certo de voltarmos a discutir sobre ela 🤝

Rafatcb commented 5 months ago

Estou removendo a label repescar do issue e criando esse comentário para termos um histórico do motivo dessa decisão.

Como esse issue já foi mencionado no #877, podemos tratar os casos extremos por meio de sinalizações após elas serem implementadas. Para os casos mais simples, os votos negativos por meio dos TabCoins tem funcionado bem até hoje, além de comentários que apontam algo específico.