filipedeschamps / tabnews.com.br

Conteúdos para quem trabalha com Programação e Tecnologia.
https://tabnews.com.br
GNU General Public License v3.0
5.14k stars 383 forks source link

TabCoins e TabCash #352

Closed filipedeschamps closed 2 years ago

filipedeschamps commented 2 years ago

Contexto

Vou iniciar citando parte desse conteúdo:

Diferente de sites como o Reddit onde você pode comprar moedas virtuais utilizando dinheiro externo, o TabNews nunca irá abrir margem para compra de TabCoins e a única forma de adquirir elas é gerando valor concreto através da publicação de notícias, artigos, perguntas, tutoriais ou comentários.

Você irá receber essas moedas tanto no ato da criação desses conteúdos, quanto ao receber moedas de outras pessoas que acreditaram que o seu conteúdo possui valor concreto.

Então ao invés de uma mecânica de Like em que numa rede social convencional você pode infinitamente colocar 1 Like em cada post que quiser (pois o seu saldo de Likes não vai acabar), no TabNews a sinalização de valor não é banalizada e sempre herda de algum valor concreto previamente criado.

Então não é uma mecânica difícil de se entender e pode ser resumida a: toda vez que um usuário gerar valor concreto no site, ele receberá TabCoins.

Mas é agora que as coisas começam a complicar:

Pra que fazer isso? Pra que gerar TabCoins?

Esse é um ponto muito importante, pois é isso que vai nos afastar de "trabalhar de graça para outras redes sociais", onde fazemos isso quando:

  1. Criamos conteúdos: seja postagens novas ou comentários
  2. Qualificamos outros conteúdos: dando Likes e engajando

Então para fugir disso, vamos implementar um sistema de Revenue Share (Compartilhamento de Receita), muito próximo do que você encontra nas outras plataformas como YouTube, onde uma parte fica para a plataforma e outra para o criador, mas que nesse momento vamos zerar qualquer repasse da plataforma para entender o que funciona para o criador, e depois o que sobra para a plataforma. Tudo isso será feito com muita conversa e tudo open source.

Mas independente disso, será feito o repasse do que? Será feito o repasse do espaço dos anúncios, onde você poderá colocar o que quiser. Citando novamente o conteúdo lá de cima:

Isso é extremamente empolgante, porque "algo" pode variar desde produtos ou serviços convencionais, até seus projetos pessoais, como repositórios no GitHub na qual você não gastaria dinheiro para divulgá-los, mas com essa mecânica você avaliaria divulgar. Ou até divulgar seu portfólio, site pessoal, vaga de emprego, o que fizer fechar a conta para você e tornar viável e sustentável a sua participação na plataforma.

Não tem muito mistério, é um espaço de publicidade. Mas o mistério vem agora: como então fazer para aparecer nesses espaços? Comprar eles utilizando TabCoins? E é aí que vamos para o próximo ponto:

1 ou 2 ativos no sistema?

Durante muito tempo, eu e o @gugadeschamps ficamos quebrando a cabeça de como usar um único ativo para fazer tudo no TabNews, por exemplo, somente ter TabCoins. Então nesse cenário, você poderia ativar o sistema de anúncios que iria debitando o seu saldo de TabCoins, mas isso tem um problema grave: você tira o incentivo das pessoas usarem as TabCoins para qualificar os outros conteúdos com valor concreto.

Porque entre eu gastar esse ativo em anúncios, ou dar esse ativo para outra pessoa ao qualificar um conteúdo dela (e que vai poder gastar as TabCoins recebidas em anúncios pra ela), a gravidade do sistema vai puxar para eu mesmo gastar nos meus anúncios, e como consequência, os conteúdos de valor concreto não vão ter liquidez de TabCoins para brotar. E aí o sistema travou. Então como alinhar os incentivos e destravar? É aí que entra o TabCash (só para deixar claro que o @gugadeschamps não está convencido disso e ainda quer encontrar uma forma usando apenas TabCoins 🤝).

TabCash

Você somente consegue comprar anúncios usando o TabCash, esse é o "objetivo final" (caso você queira isso como objetivo). Então a questão é, como ganhar TabCash? E a resposta é simples: qualificando conteúdos de valor concreto com suas TabCoins.

Isso que eu estou chamado do Fluxo completo de contribuição:

  1. Você gera TabCoins através de conteúdos com valor concreto.
  2. Depois gasta essas TabCoins qualificando outros conteúdos, e com isso gerando TabCash.
  3. Depois gasta esses TabCash em anúncios (e no futuro outras coisas, como features, ou qualquer outra coisa massa que conseguirmos inventar).

Então você está gerando um ativo ao ter o esforço de criar conteúdos com valor concreto, e você está gerando mais um ativo pelo esforço de qualificar o conteúdo de outros usuários.

E eu escolhi esses nomes, porque o estímulo visual fica interessante, onde:

  1. Tudo relacionado a "TabCoins" é amarelo/laranja/ouro
  2. Tudo relacionado a "TabCash" é verde

Execução

Acredito que só vale a pena escrever as issues sobre a execução depois de discutirmos o Contexto na Live: https://youtu.be/S4dMc-KM96w

Mas algo que precisaremos nos preocupar é com o abuso no sistema. Porque do jeito que está, é possível criar duas contas, e se você ganhar 1 TabCoin, você pode gerar infinitos TabCash só passando de uma conta para a outra.

Fora isso, todo mundo que criou conteúdo até então, deverá receber TabCoins em dobro. Então se definirmos que o ato de criar um conteúdo na raiz do site gera 5 TabCoins, a pessoa deverá receber 10 TabCoins por ter sido um "early adopter".

ricardomaia commented 2 years ago

Diferente de sites como o Reddit onde você pode comprar moedas virtuais utilizando dinheiro externo, o TabNews nunca irá abrir margem para compra de TabCoins e a única forma de adquirir elas é gerando valor concreto através da publicação de notícias, artigos, perguntas, tutoriais ou comentários.

Mas à princípio nada impediria as empresas de contactarem usuários diretamente oferecendo-lhes dinheiro em troca do uso de seus saldos de TabCash, numa espécie de mercado paralelo.

Parallel markets generally develop in conditions of excess demand for a commodity subject to legal restrictions on sale, or to official price ceilings, or both. - o trecho se refere ao mercado de moedas, mas se aplica aqui também!

No momento, a única forma que penso de restringir tal abuso seria limitar que a publicidade deve estar relacionada ao próprio usuário, contudo, essa análise requer fiscalização e não imagino um controle técnico / automático eficiente para este fim.

Nesse contexto penso que gerar TabCoins e utilizá-las para votar em outros conteúdos de valor bastaria, além de estar mais alinhado com o objetivo do TabNews. Em suma, por mim, nada de TabCash por um bom tempo!

filipedeschamps commented 2 years ago

@ricardomaia interessante, não vejo problema a pessoa revender seus espaços publicitários, dado que essa conquista (de TabCash) foi construída através de conteúdos com valor concreto.

rodrigoKulb commented 2 years ago

@ricardomaia e @filipedeschamps algo que precisamos pensar e adicionar é a opção "Denunciar" tanto para o conteúdo / comentários e publicidades.

Vamos chegar em um ponto que não teremos mais controle da informação que está sendo divulgada, outro ponto importante é criar um termo com um advogado para evitar problemas com possíveis conteúdos postados.

A parte de denuncia pode gerar também tipos de castigos para a conta utilizada.

Acredito que mesmo com toda tecnologia, vamos precisar de um apoio dos "Membros" para controlar o conteúdo mal-intencionado, até mesmo com divulgação de vírus etc...

ricardomaia commented 2 years ago

@filipedeschamps ... a questão era evitar a situação que você mencionou no seu post.. "empresas não vão poder penetrar na plataforma utilizando dinheiro externo."

Se uma empresa quiser ter um espaço dentro do TabNews, ela é extremamente bem vinda e precisará participar do fluxo completo de contribuição (que foi desenvolvido na issue citada acima)... em resumo: gerar valor concreto.

Mas na situação que eu levantei a empresa pode fazer anúncios apenas com dinheiro, sem gerar valor diretamente, pois o valor teria sido gerado por outro usuário. Se ainda assim estiver tudo certo, ok! Foi apenas um exercício de análise de risco.

roberto-renovato commented 2 years ago

@ricardomaia Pelo que eu entendi do que o Filipe falou, a empresa estaria participando do fluxo, ao "patrocinar" a produção de conteúdo que possui valor concreto.

filipedeschamps commented 2 years ago

Mas na situação que eu levantei a empresa pode fazer anúncios apenas com dinheiro, sem gerar valor diretamente, pois o valor teria sido gerado por outro usuário. Se ainda assim estiver tudo certo, ok! Foi apenas um exercício de análise de risco.

Perfeito @ricardomaia e o seu exercício está 100% correto! Precisamos de mais exercícios assim para descobrirmos todos os "cantos" dessa implementação antes que as pessoas mal intencionadas consigam 🤝

E reforçando o que falei sobre penetrar na plataforma utilizando dinheiro externo, talvez eu precise esclarecer mais esse ponto, pois gerou uma dúvida muito interessante.

Então minha preocupação com "dinheiro externo" é a banalização de recursos dentro da plataforma. Agora, se isso passou primeiro pela criação de valor concreto por alguém, que depois foi qualificado, chegando assim ao final do fluxo de contribuição, não vejo mais algo como banal. O sistema inteiro teve um upgrade de conteúdo e curadoria antes que esse dinheiro pudesse ter "entrado no sistema". E eu coloco isso em aspas, porque esse dinheiro não entra no sistema 😍 ele vai diretamente para a pessoa autora dos conteúdos e isso precisa ser assim para que essas contribuições que ela está fazendo seja viável (faça fechar a conta para ela, no final das contas).

@ricardomaia com isso, você acha que faz sentido?

ricardomaia commented 2 years ago

@ricardomaia com isso, você acha que faz sentido?

Sim @filipedeschamps, faz todo sentido! Tudo esclarecido!

tiagorodriguesdev commented 2 years ago

É importante lembrar que tem que ter uma divisão entre conteúdos relevantes e conteúdos recentes, ou construir um algoritmo para mixar os conteúdos, senão os conteúdos novos sempre estarão below the fold por não ter tido um "Tab up" e os já existentes que possuem relevância sempre estariam above the fold o que pode trancar o fluxo de posts.

andreghisleni commented 2 years ago

Opaaa @filipedeschamps eu estava pensando aqui a questão de como utilizar só uma moeda na aplicação, a minha ideia é a seguinte, tu usa só uma moeda mas com algumas verificações:

Não sei se deu pra entender.

tembra commented 2 years ago

@filipedeschamps eu sou do time @gugadeschamps e acredito que também pode e deve ser resolvido somente com um único ativo: TabCoins.

Eu penso em uma solução parecida com a do @andreghisleni, mas funcionaria da seguinte forma:

Claro que o significado (em valores) dos termos quantitativo, recentemente, limite e tempo precisariam ser discutidos.

Exemplo:

Assim abrangemos os seguintes pontos:

Poderíamos inclusive colocar no perfil público de cada usuário quantas TabCoins aquele usuário já "minerou" e quantas ele já gastou com anúncios a fim de entendermos o perfil dos usuários que realmente são geradores de conteúdos tendo este objetivo como único (ou principal) fim. Não sei se seria interessante também fazer um ranking com essa informações, pois um ranking sempre leva a competição (o que acredito não ser o objetivo aqui), mas um ranking ajuda as pessoas a consumir conteúdo de uma mesma fonte que possivelmente já terá qualidade, pois a curadoria do usuário já foi feita pela comunidade.

Quanto a venda do ativo (seja ele qual for) para empresas comprarem os espaços de anúncios: acho completamente válido. Pois como o @filipedeschamps falou: o processo de geração de conteúdo já ocorreu!

Entretanto todo usuário gerador de TabCoins deverá ser responsável solidariamente pelos anúncios veiculados, mesmo que efetuado para terceiros e mesmo que em um primeiro momento seja liberado pelo filtro da administração, estando o usuário correndo risco de ser banido e perder todos os seus TabCoins, obviamente após análise. Essa informação da venda também deveria estar no perfil público do usuário, assim como a listagem de todos os anúncios já veiculados por ele para quem quiser consultar.

tembra commented 2 years ago

Ressalto ainda que no lançamento dos TabCoins precisamos proteger a plataforma com Termos de Uso e Políticas de Privacidade rigorosos, possivelmente consultando advogados.

Digo isto devido a nós mesmos estarmos chamando o TabCoins (ou TabCash) de ativo.

Em contabilidade, ativo é um termo básico utilizado para expressar os bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que formam o patrimônio de uma pessoa singular ou coletiva e que são avaliados pelos respectivos custos.

Fonte: Wikipedia

Assim um usuário pode se sentir lesado e entrar com algum tipo de processo (no mínimo por danos morais), caso seja banido, ou, por exemplo, perca (ou deixe de ganhar) TabCoins devido a algum bug na plataforma.

Estamos evoluindo e indo encarar o mundo real. Todo cuidado é pouco.

gabrnunes commented 2 years ago

Eu gostei muito da ideia de usar duas formas de dinheiro, me lembram um pouco o Karma do Reddit. Existem algumas comunidades por lá que só deixam você publicar depois de um determinado Karma... isso garante que você não é uma conta nova que surgiu do nada e tá querendo publicar lá.

Você ganha Karmas quando recebe up votes nos seus posts ou comentários.

A forma que o @filipedeschamps sugeriu parece que cria essa barreira de incentivo para que as pessoas também deêm votos e respondam comentários, por exemplo (depende muito de como será definido as regras de pontuação). Embora eu acredite também que as pessoas irão dar TabCoins e comentar em posts só pelo motivo de "ensinar o algoritmo", ou melhor, fazer um post legal ficar em primeiro no ranking.

Pq vai ter um ranking não? Eu imagino que a gente deveria focar em dividir os conteúdos em "novos" mas a página inicial ainda ser um ranking dos mais "quentes", pra quem quer só ir ali e ver o que a comunidade elegeu como mais interessante nas últimas horas.

Dessa forma, poderiamos apenas substituir o Karma pelo TabCoins e fazer toda a dinâmica usando uma moeda só. Eu só achei a forma como o @tembra sugeriu muito complexa. Se tem que ter todo esse texto pra explicar antes de decidir, ninguém vai entender como funcionará e vai acabar não vingando.

gabrnunes commented 2 years ago

Só pensando melhor agora, depois do último parágrafo que escrevi. Será que não é melhor ir pelo simples? Eu sei que a comunidade pode crescer e está todo mundo preocupado com os problemas... mas e se a gente acreditar em um mundo melhor? hahahah

Brincando aqui, mas acho que podemos pensar pelo lado de que as pessoas vão usar de uma forma legal e colocar no ar pra ver no que vai dar. Existem várias comunidades na internet que funcionam de uma forma pacífica e que a própria comunidade "cuida" de tudo.

Talvez ir pelo mais simples seja uma das melhores opções.

tembra commented 2 years ago

@gabrnunes excelente ideia de listagem de conteúdos por ranking e por "novos".

Quanto a minha explicação, ela é como funcionaria o sistema "por trás do panos". Só precisa entender os valores exatos quem realmente quer.

Pense em um jogo online, por exemplo. Ele te dá seu MMR e você simplesmente aceita. Muitas vezes o jogo não explica como define. Você só sabe que se ganhar tem +X e se perder é -X. Mas o número inicial não é aberto porque geralmente se tratam de cálculos complexos.

Minha proposta não chega nem perto da complexidade de um MMR em um jogo hehe. Se usarmos minha proposta, você só precisaria entender que somente uma parte dos seus TabCoins poderão ser utilizados para anúncios. E pronto. Agora se você se perguntar o "por quê" ai sim, cabe a explicação, que eu posso até ter complicado demais mesmo hehe.

A base da minha proposta é termos um tempo mínimo de contribuição recente com conteúdo para que então o usuário possa gastar com anúncio, utilizando um fator tanto para a quantidade que será gasta quanto para o tempo que poderá ser gasto.

É basicamente a mesma do @andreghisleni só que em vez de cobrar o anúncio mais caro (precisaria levar em consideração um tempo e utilizar um fator pra isso também!) eu simplesmente limitei o uso das TabCoins.

filipedeschamps commented 2 years ago

Antes de tudo, que conversa sensacional que estamos tendo aqui 🤝


@gabrnunes correto, a página inicial vai ter um ranking, e vai ter outra página sem ranking (que é a home atual). E pelo que eu entendi, o seu ponto cobre como formar esse ranking, mas talvez eu não entendi como que vai ser distribuído os espaços publicitários.


@tembra sobre uma parte ser reservada para rankear, e outra para anúncios, show, isso ficou claro 🤝 mas dado a isso eu pergunto (e levando a situação ao extremo): qual incentivo eu tenho de usar a parte para rankear outros posts? Qual incentivo eu tenho de subir no ranking posts "concorrentes" aos meus? E continuando no extremo, qual incentivo eu tenho para dar tabcoins para pessoas que vão poder usar parte delas para concorrer comigo nos anúncios?

filipedeschamps commented 2 years ago

senão os conteúdos novos sempre estarão below the fold por não ter tido um "Tab up"

Perfeito @tiagorodriguesdev muito bem colocado e eu imagino que seria interessante um post novo ter um "boost". Eu notei que o tiktok faz isso muito bem e acaba dando chance para muita gente ser descoberta, sem precisar ter um perfil grande.

yoelgama commented 2 years ago
  • Caso o usuário só faça publicações o valor do anuncio vai ficando mais caro, e cada publicação gera menos
  • Caso a pessoa interaja com publicações de outros usuários o valor de cada anuncio fica mais barato e as suas publicações vão gerar mais e a interação multiplique a moeda.

A ideia que dei em live é igual essa, @andreghisleni. Podemos ainda, caso o escopo do anúncio for controlado, garantir maior alcance para quem tem um histórico de gerar valor nas publicações dos outros.

Tudo se baseia em saber a atividade de um usuário. Informações como nível de atividade ( o quão ele publica/qualifica publicações), tempo de atividade (a quanto tempo ele está ativo na plataforma publicando/qualificando) e diversidade de atividade (se ele está publicando conteúdos valorosos (medido pelo quanto as pessoas qualificam as publicações dele) e qualificando diferentes usuários ao longo do tempo (pois um período grande dele avaliando apenas um ou dois pode indicar que ele está apenas gerando TabCoins nas próprias contas).

Em passos, o que pensei, junto com a ideia do @filipedeschamps sobre Minecraft, era:

O ponto opcional seria interessante para controlar até mesmo a injeção de novas contas de uma pessoa só para ficar gerando valor entre si, tendo em vista que não poderia valer tanto a pena assim por conta do tempo e trabalho que daria manter duas contas ativas e gerando valor concreto para a comunidade. Além de que, ter duas contas para gerar valor entre si significaria ter primeiro trabalhado muito para aumentar a taxa delas, sem contar que teria que manter esse trabalho, o que, ao meu ver, está sim agregando para toda a comunidade, então, se uma pessoa quer e consegue ter trabalho em dobro, tudo bem! Mas aí a geração de TabCoins deve ser algo que de fato mostre dedicação, algo assim: 1) ter uma conta recente e que faz apenas publicações: gera poucas TabCoins; 2) ter uma conta há um tempo e que faz apenas publicações: gera poucas TabCoins; 3) ter uma conta recente e que faz publicações e comenta nas outras: gera TabCoins normalmente; 4) ter uma conta há um tempo e que faz publicações e comenta nas outras: gera TabCoins normalmente; 5) ter uma conta recente, que faz publicações, comenta e qualifica outras: gera TabCoins normalmente, mas vai aumentando conforme o tempo; 6) ter uma conta há um tempo, que faz publicações, comenta e qualifica outras: gera mais TabCoins que as anteriores e cada vez mais conforme esse tempo de atividade vai aumentando;

Sobre a perda dessa taxa conforme o nível de atividade vai baixando, poderia seguir o mesmo padrão: contas recentes e com pouca atividade diminui mais rápido do que as contas com mais tempo e com níveis de atividade mais altos.

gabrnunes commented 2 years ago

@filipedeschamps acho que o espaço publicitário poderia ser um "boost" no post, não?

A gente pode fazer uma página inicial que ranqueia as publicações de acordo com os TabCoins que recebe, quando alguém impulsiona uma publicação, é que se ela estivesse tirando as TabCoins da carteira dela e entregando como mais pontos para aquela publicação.

Acho até que, dessa forma a gente nem precisa se preocupar em criar regras muito complexas como fazer o "preço" ficar mais caro (como o @yoelgama e o @andreghisleni sugeriram) ou de expiração de TabCoins como o @tembra falou). Na verdade acho que para o ranking funcionar, tem que ter algo que o @tembra comentou, mas mais focado em há quanto tempo a publicação foi feita. No Chuvisco eu fiz algo assim e parece ter funcionado. Funcionaria mais ou menos assim:

Publicações

Para rankeamento na página inicial, as publicações ganham likes (ou melhor, TabCoins) ou comentários. O algoritmo dá um ponto específico para cada uma das formas de interaçãoi (TabCoins = 1 ponto e comentários = 2 pontos), e também é possível ter um boost (que seria uma pessoa específica gastando TabCoins para dar esse incentivo), digamos que o boost valha 3 pontos...

Eu sugiro também criar uma "depreciação" por tempo de publicação, foi o que eu fiz no Chuvisco (inspirado no HackerNews), verificar há quanto tempo a publicação foi feita e tirar pontos específicos dela. Dessa forma a gente vai ter uma página inicial com conteúdos sempre frescos e que são interessantes.

Os Boosts podem ajudar uma publicação mais recente a ficar no topo do ranking, dessa forma a pessoa estará promovendo o que ela quer, sem necessariamente ser um anúncio. Até mesmo, dessa forma, todos os posts sofrem o mesmo tratamento do algoritmo, o Boost é só uma forma de adicionar Likes em uma publicação mais rapidamente, até mesmo, se uma publicação recebeu poucos Boosts mas a comunidade em si curtiu ela, ela pode receber muitos outros likes e ficar na frente mais rápido.

Pessoas

Eu acredito que, como o @filipedeschamps sugeriu, a gente precisa mesmo ter uma diferenciação entre o que a pessoa dá para outras pessoas e o que as pessoas usam pra si. Mas ainda me parece que usar dois termos e ter que explicar muita coisa fica confuso.

Como eu falei anteriormente, eu vejo os TabCoins semelhantes ao Karma que usam no HackerNews ou no Reddit.

Como ganhar TabCoins?

Tenha reposta nos seus comentário, tenha "ups" no seus comentários, tenha "ups" nos seus posts, tenha comentários nos seus posts. Basicamente isso. A gente pode definir pontuações diferentes para cada tipo de inbteração que a pessoa receber.

Como gastar TabCoins?

Você pode gastar as TabCoins para impulsionar publicações. Pode ser suas próprias publicações ou publicações de outras pessoas... como no Reddit você consegue dar selos para as pessoas (pagos), mas aqui você pode gastar o seu TabCoins para ajudar projetos que curtiu muito. Semelhante a um super like hehe.

E o que eu "dou" para as outras publicações que eu curti mas não curti muito?

Pode ser um like, um "up", ou um voto, sei lá. Mas dessa forma a gente simplifica a forma que as coisas funcionam sem necessariamente ter que criar uma outra moeda.

tembra commented 2 years ago

@filipedeschamps

sobre uma parte ser reservada para rankear, e outra para anúncios, show, isso ficou claro

@gabrnunes

expiração de TabCoins como o @tembra falou

Acredito que não ficou claro, pois na verdade não irá ficar nada "reservado" ou "expirar". As TabCoins serão todas uma só. Minha ideia apenas limita a quantidade delas que você pode usar com anúncios. Se não usar, elas não expiram. Continuam lá. Mas só podem ser utilizadas para incentivo e não mais para anúncios.

@filipedeschamps

qual incentivo eu tenho de usar a parte para rankear outros posts? Qual incentivo eu tenho de subir no ranking posts "concorrentes" aos meus? E continuando no extremo, qual incentivo eu tenho para dar tabcoins para pessoas que vão poder usar parte delas para concorrer comigo nos anúncios?

Perfeito! Não pensei no incentivo de usar para rankear outros posts! Esqueci completamente. Mas a solução é a mesma.

Podemos substituir as variáveis relacionadas à geração de conteúdo por variáveis relacionadas ao gasto de TabCoins com incentivos. OU adicionar novas variáveis para considerarmos tanto geração de conteúdo quanto gasto de TabCoins com incentivos.

Substituindo ficaria, por exemplo:

O exemplo se resolvermos adicionar mais uma regra ficaria meio monstruoso (mais que esses que já dei hehehe). Então vou me reservar no direito de não fazê-lo. Mas se realmente gostarem da ideia e considerarem utilizá-la, posso fazer sem problemas. É só pedir 🤝

Finalmente talvez toda essa complicação sobre como ou quanto pode-se gastar de TabCoins com anúncios possa ter relacionamento com o XP do usuário, que irá definir as ações que ele poderá efetuar dentro do TabNews, mais ou menos como o Karma do Reddit e o Reputation do StackOverflow.

@tiagorodriguesdev @gabrnunes

Excelente ideia a do boost! Realmente isso deve acontecer.

filipedeschamps commented 2 years ago

Turma, chegou a hora de executarmos essa tarefa 😍

Eu reli todos os comentários e uma sensação que me surgiu sobre só ter TabCoin ao invés de dois ativos foi a mesma sobre quando está sendo discutido uma abstração que faz muitas coisas ao mesmo tempo. Se julga uma escolha boa colocar tudo numa única abstração ao invés de criar duas similares, pois de fato no início os sinais apontam para que tudo possa ser resolvido por essa única abstração e como que com isso trabalho redobrado será evitado. Mas com o avanço das coisas, essa abstração vai ficando "exponencialmente" complexa e de difícil compreensão, principalmente porque suas partes individuais vão querer evoluir para caminhos diferentes.

@tembra com isso eu percebi que talvez a sua proposta não envolve somente 1 ativo, e na verdade envolve 2. Eles tem o nome TabCoin, somente por estarem dentro da mesma abstração. Digo que são dois ativos, pois são duas partes dentro da mesma abstração que precisam ser controladas de forma separada (possuem regras de negócio diferentes), são contabilizadas de formas diferentes e em algum momento precisam ser mostradas de forma separada para a pessoa saber quanto existe de cada parte.

Então cada vez mais estou encarando o que precisamos fazer como se fosse modelagem de software e todos os seus efeitos colaterais no sistema (e não só a modelagem em sí). Mas apesar disto ter clareado algumas boas coisas, isso não significa que eu tenho a resposta, muito menos a resposta correta, então uma coisa ficou clara na minha cabeça que é: nós iremos errar na primeira tentativa. Eu gostaria apenas de errar de uma forma que seja simples de entender e refatorar e que tivesse base em algo que já existe, pois não estamos inventando nada novo.

Game Economy

Então eu me "atrevi" a estudar sobre game economy, que é basicamente tentar construir um ecossistema que rode e pare em pé. Coloquei "atrevi" em aspas porque eu morro de medo de estratégias malígnas como "pay to win", mas por outro lado eu me acalmei porque, apesar de estamos criando sim um fluxo de incentivo, tudo está sendo feito sob a luz do sol, tudo está sendo exposto, com o código inclusive, para que seja possível identificarmos se nós mesmo estamos abusando da situação. Inclusive vou apontar um exemplo ali em baixo onde poderíamos abusar, mas não iremos.

Então pelo que eu entendi dos estudos, o primeiro passo para dar vida a um game economy é definir o que será atingido por quem está dentro desta economia, e para isso eu defini algo que já conversamos várias vezes:

Um local na internet com conteúdos de valor concreto para quem trabalha com programação ou tecnologia.

Esse é o "jogo" que estamos jogando. E há vários incentivos para que isso aconteça, sejam incentivos virtuais, por exemplo puramente a vontade da pessoa contar com um espaço assim (para poder ler coisas que vão ajudar ela de fato, um espaço saudável para poder fazer perguntas, etc), ou incentivos concretos, como a ideia do Revenue Share, que é o Compartilhamento de Receita. Como já comentado, o TabNews não tem receita, então será compartilhado o Espaço Publicitário e as pessoas poderão usar esse espaço para o que quiser, auferir receita, trazer liquidez para os seus projetos, o que for.

Então aí não tem nada de novo, mas é agora que as coisas começam a ficar interessantes, pois o próximo passo para criar um game economy que para em pé é entender e definir os conceitos de tap e sink.

Tap

Tradução de "tap" nesse contexto é "torneira" e significa tudo que consegue gerar ativos dentro da economia. Por exemplo, o que consegue gerar TabCoins? Criar um post gera TabCoins? Se sim, "criar posts" é uma tap. Então quando você liga essa "torneira", sai dela ativos que podem ser usados dentro dessa economia.

Sink

Tradução de "sink" nesse contexto pode ser "pia", "ralo" ou até "fossa", e é tudo que consome de forma permanente um ativo da economia. Por exemplo, qualificar um post consome TabCoins minhas? Se sim, "qualificar posts" é uma sink (ou "conversor", como vamos ver mais para frente).

Equilíbrio entre Tap e Sink

Com isso, nota que uma economia não pode ter somente taps (somente coisas que geram ativos), pois isso irá inundar a economia com ativos. Esses ativos precisam ou desaparecer de alguma forma, ou o ambiente sofrer inflação (tudo ficar cada vez mais caro).

image

Ativos e Valores Âncora

E isso tem relação com quais tipos de ativos você tem dentro da economia, sendo que ativos mais comuns se chamam Soft Currency e ativos mais raros e que habilitam recursos mais exclusivos se chamam Hard Currency.

Como você gera esses ativos se chama Anchor Values e é a âncora que cria a sua economia. Você precisa do que para criar os ativos? Por exemplo, no caso do jogo Clash of Clans, a âncora é o tempo que a pessoa gasta esperando uma construção ser concluída. No caso do TabNews, é a criação conteúdos com valor concreto.

Dado a isso, um detalhe separa completamente a malícia do Clash of Clans do TabNews que é: no Clash of Clans, você pode usar dinheiro real para comprar uma Hard Currency (que é um Diamante) que irá acelerar as construções, ou seja, você tem como escapar da penalização artificial do tempo que essas construções virtuais precisam ao usar dinheiro de verdade. No TabNews não vai ter esse escape, nossa economia não pode aceitar injeção de dinheiro externo. A âncora da nossa economia é conteúdos com valor concreto, é ali que ela começa, mas não termina aí, você precisa das alavancas e conversores caso queira atingir mais do que um objetivo.

Alavancas e Conversores

image

Olhando pelo ângulo da plataforma TabNews, ela tem dois objetivos:

  1. Ter nela conteúdos com valor concreto.
  2. Ter esses conteúdos qualificados pelas pessoas.

O mistério é como conectar esses dois objetivos com o "fim do jogo", que é o Revenue Share, e para isso serve as alavancas (também conhecidas como conversores). A alavanca é a combinação entre uma tap e sink, onde o resultado disso pode ser você converter essa operação em uma outra tap ainda mais produtiva e poderosa, ou converter para outro ativo diferente e que dá acesso a coisas diferentes.

Na proposta passada que enviei tem isso, e é a junção da Criação com a Qualificação de publicações. O fluxo inteiro acaba ficando assim:

Ação Resultado
Criação de Conteúdo Tap de TabCoins (Soft Currency)
Qualificação de Conteúdo Conversor de TabCoins para TabCash (Hard Currency)
Anunciar Sink de TabCash

E o legal é que usando os conhecimentos de Tap e Sink, tem uma mecânica que gera um furo no fluxo ali em cima. Lembra que comentamos que toda vez que você Qualifica um conteúdo, essas TabCoins vão para a pessoa que criou esse conteúdo? Ótimo, pois esse é o furo que irá desbalancear o Tap e Sink que comentei ali em cima. Isso porque a Qualificação se torna uma Tap para quem criou o conteúdo que foi qualificado e o Conversor ali deixa de existir numa visão da economia inteira. Ele converte sim as suas TabCoins em TabCash, mas insere de volta por igual no sistema mais TabCoins, que por consequência ao passarem novamente pelo Conversor vão gerar outras TabCoins, assim infinitamente... e elas nunca saem por uma Sink (e as pessoas não vão mais ter incentivo de ligar a Tap, que é criar novos conteúdos):

image

Então uma das coisas que a gente tinha conversado em Lives no passado sobre evitar abusos, era para que a pessoa que recebe uma qualificação, ela não recebe a TabCoin inteira, e apenas recebe uma fração. Assim se alguém criar um loop entre dois usuários, o valor é destruído. Mas pensando agora, independente desse abuso, a gente precisa criar uma Sink para essa TabCoin que foi criada ao qualificar.

Ou então podemos fazer o seguinte: ao qualificar, não gera mais nenhum Tap de TabCoin (a pessoa recebedora não recebe um TabCoin que foi gerado do nada), ela recebe na verdade é TabCash. Então quem qualifica recebe 10x TabCash, enquanto quem foi qualificado recebe 1x TabCash, por exemplo. Mas daí o incentivo de qualificar não é mais integral.

Outros detalhes de implementação

E a minha cabeça em paralelo começou a ir longe pensando em vários outros detalhes de implementação, como quais serão as regras caso uma pessoa publique um conteúdo como published e atualize ele de volta para draft (ela perde as tabcoins?), ou um conteúdo deleted, perde TabCoins? TabCash também? E como se gasta TabCash? É por view num anúncio? Mas e se passar um bot de busca pelas páginas e sair consumindo os anúncios? Ou recebermos um ataque de views nos anúncios e drenar o TabCash de todo mundo? Destaco isso, pois esse é o maior tipo de ataque que o Adsense recebe e precisa saber lidar.

Tenho ideias para tudo isso, mas ficou claro que chegou a hora de começar a sair do campo da teoria e ver o que a prática tem para nos dizer. Estou super feliz com os conhecimentos de Tap e Sink, mas preciso colocar a mão na massa e daí vou dando os reports para vocês sobre o que vou descobrindo no caminho, independente do que seja, combinado?

Fontes

As principais foram essas duas abaixo, mas tem várias se procurar por "game economy":

rodrigoKulb commented 2 years ago

@filipedeschamps acho que o @torvalds (Linus Torvalds) vai utilizar o https://tabnews.com.br olha a frase que ele comentou sobre as redes sociais:

"O modelo de ‘curtir’ e ‘compartilhar’ é apenas lixo. Não há esforço, nem controle de qualidade. Na verdade, é tudo voltado para o reverso do controle de qualidade, com os menores denominadores comuns, clickbaits e coisas projetadas para gerar uma resposta emocional — muitas vezes uma ofensa moral.”

Deixei a palavra controle de qualidade em negrito, pois talvez seja a chave para construir um sistema blindado. Podemos de alguma forma criar uma área de auditoria, onde membros podem ganhar TabCoins também auditando os TabCash utilizados.

E o poder de auditoria poderia ser liberado para os membros, por tempo de casa e uma quantidade x de publicações. Algo do tipo.

Acredito que o caminho da auditoria é uma boa podemos até levar para outra Milestone.

Outro item que estou percebendo ser muito importante é ter categoria de assunto.

Esses assuntos podem também ser atribuídos como TAG'S pelos próprios membros, não precisa deixar isso na mão de quem publica até porque podem publicar uma Publicidade falando que é uma Dica.

filipedeschamps commented 2 years ago

@rodrigoKulb plot twist: ele já usa diariamente 😂 e de fato, sinto que estamos um passo na frente do que muita gente vai tentar fazer com a internet para fazer ela um lugar um pouco melhor. Vamos desbanalizar o que as redes sociais banalizaram. E não estamos sozinhos nisso aqui no Brasil, pega como exemplo o Chuvisco feito pelo @gabrnunes ou como o Hacker News é protegido de todas as táticas ruins da internet nova. Nós vamos construir um pedaço de internet boa também, e vai ser massa 🤝

E sobre a auditoria do TabCash, interessante, diria até auditoria de todo o fluxo dos ativos, por isso da minha vontade de deixar os eventos públicos. Poderíamos fazer também algo relacionado a bounties, seja opr encontrar pessoas abusando da economia, ou encontrando falhas de segurança.

Sobre as categorias e tags, show, isso deve vir mais para frente 👍

gabrnunes commented 2 years ago

Massa demais! Isso é muito do que eu acredito também @rodrigoKulb @filipedeschamps. O Chuvisco não deu certo, mas vou estar aqui pra ajudar no TabNews :)

filipedeschamps commented 2 years ago

Issue fechada pelo PR #462

Estamos prontos para a Live de Encerramento da Milestone 4 😍