fititnt / cplp-aiops

AIOps para Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, 2019/01. [Foco atual: servidores comunitário e gratuito para iniciantes em programação e ciência de dados]
The Unlicense
5 stars 0 forks source link

Guia de boas vindas (i.e. instruções rápidas de como executar/compilar em cada ambiente de desenvolvimento) #28

Open fititnt opened 5 years ago

fititnt commented 5 years ago

O comando ajuda de #5 tem nem 1/4 do que pretendo adicionar de ambiente de desenvolvimento nos próximos meses e já está ficando grande, vide:

Captura de tela de 2019-05-20 07-56-21

E tem mais uma informação que poderia aumentar e muito o tamanho, mas ainda assim seria super importante: explicar qual comando para rodar (ou compilar e executar) arquivos das respectivas linguagens.

Algumas linguagens, principalmente as interpretadas, tendem a ser bem simples. Go é uma que é de se apaixonar de tão intuitiva. Mas isso não é uniforme.

O segundo ponto depois de saber que comando usar para executar uma linguagem seria descobrir qual um olá mundo mínimo da respectiva linguagem para poder executar imediatamente. Uma boa referência pode ser o https://github.com/leachim6/hello-world. O interessante da estrutura de diretórios do leachim6/hello-world é que poderia até ser usada como referência exata dos comandos para interpretar/compilar.


Comentário extra:

Eu admito que o primeiro lugar que eu fui atrás de códigos para usar como exemplo, eram do The Computer Language Benchmarks Game ( para quem está interessado, aqui o link para baixar saber onde baixar os fontes atuais https://salsa.debian.org/benchmarksgame-team/benchmarksgame/tree/master, e aqui um que tem muito mais linguagens, mas é mais antigo, o https://github.com/kragen/shootout/tree/master/bench). Mas até para poder criar um MVP rápido, a estrutura de diretórios do leachim6/hello-world é mais simples do que os arquivos do benchmarksgame.

fititnt commented 5 years ago

Estou rascunhando algo no (neste momento privado) repositório em https://github.com/fititnt/cplp-aiops-tutorial. A URL provavelmente deve mudar com o tempo.

São tantas linguagens diferentes que mesmo que seja para testar se está tudo OK seria necessário ter repositórios com códigos de teste