franciscobmacedo / remotefreelancept

Simulator for freelancers working for foreign companies while living in Portugal. Estimate your net income and taxes to pay
https://freelancept.fmacedo.com
MIT License
230 stars 34 forks source link

Adicionar coeficiente de IRS consoante Actividade do CIRS #40

Open goncaloaguer opened 9 months ago

goncaloaguer commented 9 months ago

Para trabalhadores independentes na categoria "outros prestadores de serviços" em vez dos tradicionais 75%, só 35% dos rendimentos é que são taxable, mudando drasticamente o resultado das simulações.

Podia ser útil ter ou um selector de actividade ou de coeficiente. Mais informação aqui: https://www.centralgestcloud.com/blog/artigo/22/regime-simplificado-irs-o-que-e

Alguns trabalhadores independentes remote enquadram-se nesta categoria.

pyrexfm commented 7 months ago

@goncaloaguer no mundo do IT (engenheiro de software, product manager, etc) sabes quais é que se podem integrar?

goncaloaguer commented 7 months ago

Então a lista de actividades é esta.

Diria que developers e engenheiros de software vão quase sempre enquadrar-se co CIRS 1332 (Programadores informáticos) e difícil evitar. Designers também têm o CIRS 1336 (Designers). Ou seja, 75% de taxable income.

Alguns roles mais recentes como Product Managers, Data Scientists, Growth, Customer Success, etc. como não se enquadram directamente em nada da lista normalmente conseguem ficar no 1519 (Outros prestadores de serviços) e ter apenas 35% do rendimento considerado.

fs30000 commented 1 month ago

E para quem for sys admin / infrastructure engineer?

goncaloaguer commented 1 month ago

Diria que é ver na lista se é algo que é claramente definido, ou pode entrar na area-cizenta e cair no 1519.

Sugeria ter algo no simulador para os users escolherem a actividade do CIRS em que se encaixam, ou então algo mais simples estilo 75% ou 35%.

Independentemente da implementação é importante ter algo porque não é nada pequena a fatia de pessoas que se qualifica para os 35%

bolt12 commented 1 month ago

Então a lista de atividades é esta.

O link tem paywall.

Alguns roles mais recentes como Product Managers, Data Scientists, Growth, Customer Success, etc., por não se enquadrarem diretamente em nenhuma categoria da lista, conseguem normalmente ficar no 1519 (Outros prestadores de serviços) e ter apenas 35% do rendimento considerado.

Essa abordagem parece um tanto otimista. É claro que pode funcionar até que sejam questionados ou tenham de justificar o enquadramento. No entanto, discordo da ideia de que essas funções não se encaixam em nenhuma das categorias da lista. Cargos como Product Manager, Data Scientist ou Customer Success não são exatamente novos, e não são exclusivos de empresas de TI. Empresas de várias áreas já possuem funções de gestão e ciência de dados ha muito tempo, so nao lhe chamam isso, por exemplo.

Não acredito que o simples fato de uma empresa de TI atribuir um título "moderno" ou "diferente" a um cargo seja suficiente para enquadrá-lo no código 1519. É preciso muita atenção a essa questão para evitar problemas futuros!

goncaloaguer commented 1 month ago

Link alternativo.

Não estou a defender que não tenha que se ter cuidado e idealmente consultar um especialista. No final cada um é responsável por fazer as coisas de forma correcta ou sujeitar-se às consequências. A forma mais correcta e "agnóstica" seria mesmo ter uma lista com algumas actividades e adaptar a tributação consoante isso porque o objectivo não é influenciar escolhas.

Mas o centro da questão é: posições remote podem enquadrar-se em diversos códigos de actividade, e o rendimento tributável varia consoante a actividade. Seria muito bom o simulador poder ter isso em conta.