frontendbr / forum

:beer: Portando discussões feitas em grupos (Facebook, Google Groups, Slack, Disqus) para o GitHub Discussions
MIT License
4.25k stars 232 forks source link

Dia a dia como Front-End #412

Closed Vitor-Felipe closed 4 years ago

Vitor-Felipe commented 7 years ago

Recentemente eu tenho pesquisado muito sobre Front-End e a cada dia que passa, a vontade de me tornar um só aumenta! Principalmente depois que eu achei essa ISSUE ANIMAL #56!!!!

Mas ainda tenho minhas dúvidas; principalmente sobre a qualidade de vida de um desenvolvedor Front-End... Como é o seu dia no trabalho? No exterior, o que muda em relação ao Brasil? Com os salários no Brasil é possível viver bem? Qual foi a sua melhor experiência como desenvolvedor Front-End?

rubenmarcus commented 7 years ago

1 - Programar é legal e divertido, mas é repetitivo e estressante.(Dependendo do projeto,dos prazos e etc, e muitas empresas não tem estrutura, e procuram mais heróis do que desenvolvedores) 2 - Não. Uns 80% tiram menos de 5mil reais, e isso pra viver no Brasil,não é lá muita coisa. Isso se você for solteiro, agora se tiver familia esquece, ganhar a base de 2000 - 4000 que é o que a maioria ganha, dá pra se viver, Mas com "qualidade", ai ja é algo de se duvidar 3 - Todas são. Quando você gosta do que faz, é satisfatório por no ar um projeto que mais de 30 pessoas trabalharam e milhões de usuários acessam todo dia/mês, como tambem é satisfatório montar aquele site de 3 paginas para a padaria do seu zé ,e descobrir que graças ao site super barato que você fez pra ele em menos de 2 dias, ele está vendendo mais. A questão é ser útil. Eu tenho algumas empresas multinacionais no portfolio, E isso salta aos olhos de entrevistadores daqui e de fora, mas na competência técnica eu não fiz nada demais do que já fazia nos outros projetos. A melhor experiência é a que alia, bom planejamento, com bom desenvolvimento ( onde você utiliza novas ferramentas,conceitos e tecnicas e tambem tem um resultado financeiro e profissional interessante. E que seu cliente fica feliz )

Antes de você se tornar um, você tem que avaliar que tipo você quer ser, se vai ser um Engineer, um voltado mais pra UX/UI , se vai desenvolver Javascript,PHP,C#, etc, bom eu em 6 anos de profissão e 10 de brincadeira, posso te recomendar o seguinte: Pegue um estágio e projetos em produção, o mais rápido possivel, é a melhor forma de aprender, as pessoas que eu vejo com 20,21,22,23 anos que manjam muito de programação e técnica, são pessoas que entraram cedo no mercado, Eu fiz um caminho que entrei tarde no mercado ( 20 anos ) e perdi muito tempo fazendo a mesma coisa ( Recorte de Layouts, implementação de temas Wordpress) ,numa época que dava dinheiro fazer para agências, mas nunca ganhei muita grana, Tinha reuniões com figurões que me prometiam boladas de dinheiro, mas só me enrosquei e endividei e ganhei bem pouco do que foi prometido

Então se eu fosse um front de 16 anos, (o que eu já era nessa idade,mas na época era tabela e eu me preocupava mais em fazer sites de animes, e tinha um pensamento errado do tipo: Pra que programar se eu posso instalar um script PHP e modifica-lo ? )

Estudaria Conceito Colocaria um Projeto Grande de visibilidade que me ensinasse muita coisa e que seria um marco na minha carreira : (EX: um jogo) Faria cursos e colocaria em pratica tudo que aprendi, através de exemplos no codepen Iria em eventos, todos que pudesse Escreveria sobre o que aprendi Faria networking

E uma coisa que até hoje eu me preocupo muito com 27 anos ainda, é : Não quero ser apenas um cara que faz código para clientes.. Quero ter projetos pessoais, sobre sites de assunto (s) que me interessam, ne mque seja um tumblr com textos e artigos que leio, sei lá, Mas quero ter um lado pessoal no lado profissional que eu faço. Então acho que esse lado "pessoal" tambem é importante, e ter projetos open source no seu portfolio, é tão ou mais importante do que ter mais de 20,30 projetos de clientes.

rubenmarcus commented 7 years ago

relacionado : https://www.quora.com/Should-I-stop-gaming-and-start-programming

Enfrentei muito esse problema na adolescência ahahaha

felipefialho commented 7 years ago

Fala @Vitor-Felipe, tudo bem?

Tenho dois artigos contando um pouco do meu dia-a-dia:

2015 Meu dia a dia como desenvolvedor Front-End 2017 My day-to-day as Front-End Developer in 2017

Vitor-Felipe commented 7 years ago

@rubenmarcus ### Obrigado pelo comentário, esclareceu varias duvidas!! Olha eu nunca tive uma profissão em mente por tanto tempo, pois sempre quis trabalhar com tudo (por isso escolhi TI). Mas mesmo em TI é difícil escolher em que área trabalhar (são muitas opções hahah) front-End caiu do céu. Até pouco tempo eu acreditava que dev front-end só trabalhava com html e css, graças a Deus encontrei esse fórum. No momento estou fazendo estágio, mas aqui a gente trabalha com PowerBuilder :-1: ou seja não tem como praticar CSS/SEO/UX/JS/PERFORMANCE... (mesmo assim estou aprendendo muita coisa com o pessoal daqui e vez ou outra sobra um tempinho para estudar Front)
Meu plano é estudar e fazer alguns projetos (open source) esse ano e quando acabar o estágio eu já vou ter um portfólio descente para procurar uma empresa da área, mesmo que pequena. Se você tiver uma dica ou sugestão seria de grande ajuda!!!

Vitor-Felipe commented 7 years ago

@LFeh Tudo bem e com você? Eu já tinha lido de cabo a rabo o seu blog hahahh mas ainda não tinha visto o seu medium, quando chegar em casa vou dar uma olhada. Notei que ao escrever em inglês, o seu Dell fez um upgrade para Macbook kkkkkkk (sem contar os 2 anos de diferença nos artigos). Obrigado pelo comentário, mas é comum para dev trabalharem em casa, aqui no Brasil?

woliveiras commented 7 years ago

@rubenmarcus falou muito bem!

@Vitor-Felipe, da uma olhada nesse repositório, também, a respeito do que Front Enders fazem: https://github.com/woliveiras/front-end-career

Vitor-Felipe commented 7 years ago

@woliveiras Obrigado pelo comentário, MUITA INFORMAÇÃO, o final de semana vai ser agitado kkkkkk

danvitoriano commented 7 years ago

Você consegue ganhar bem sim no Brasil, mas tem que trabalhar bastante e sempre se manter atualizado. Fazer cursos online, ler livros, assistir tutoriais e participar de meetups é uma coisa fundamental na área. Outra coisa importante é aprender inglês e praticar bastante. Se você não se acomodar, é possível ter trabalho sempre nessa área, mesmo ficando mais velho, pois novas tecnologias vão surgir e você muda junto com elas. Outra coisa que recomendo é nível superior. Sempre. Por mais que algumas pessoas não tenham, vai ser muito mais fácil você crescer dentro de uma mesma empresa tendo diploma do que não tendo. Você pode até não ter curso superior, mas tem que ser muito acima da média pra conseguir se destacar e se manter na profissão. Isso serve pra qualquer área, o mercado hoje em dia é muito disputado e concorrido. Sobre ser estressante, acho que qualquer área pode ser estressante. Isso vai do lugar que você trabalha, mas principalmente vai de você, como você encara a vida e como se relaciona com as pessoas. Mete as caras e vai na fé rapaz, o que o mundo precisa é de gente motivada e alto astral! :)

laurindo commented 7 years ago

Recentemente eu perdi uma opportunities de ganhar muito bem aqui no Brasil mesmo, porém o inglês tinha que ser avançado.

Ou seja, pra mim hoje em dia, a meta é ter um inglês avançado, tecnologia a gente aprende rápido. Inglês é primordial pra ganhar mais e conhecer o que está mais avançado.

On Jan 20, 2017 16:07, "dvitoriano" notifications@github.com wrote:

Você consegue ganhar bem sim no Brasil, mas tem que trabalhar bastante e sempre se manter atualizado. Fazer cursos onlines, ler livros, assistir tutoriais, participar de meetups é uma coisa fundamental na área. Outra coisa importante é aprender inglês e praticar bastante. Se você não se acomodar, é possível ter trabalho sempre nessa área, mesmo ficando mais velho, pois novas tecnologias vão surgir e você muda junto com elas. Outra coisa que recomendo é nível superior. Sempre. Por mais que algumas pessoas não tenham, vai ser muito mais fácil você crescer dentro de uma mesma empresa tendo diploma do que não tendo. Você pode até não ter curso superior, mas tem que ser muito acima da média pra conseguir se destacar e se manter na profissão. Isso serve pra qualquer área, o mercado hoje em dia é muito disputado e concorrido. Sobre ser estressante, acho que qualquer área pode ser estressante. Isso vai do lugar que você trabalha, mas principalmente vai de você, como você encara a vida e como se relaciona com as pessoas. Mete as caras e vai na fé rapaz, o que o mundo precisa é de gente motivada e alto astral! :)

— You are receiving this because you are subscribed to this thread. Reply to this email directly, view it on GitHub https://github.com/frontendbr/forum/issues/412#issuecomment-274153373, or mute the thread https://github.com/notifications/unsubscribe-auth/ACYqGCcHefgZiPkwXAM-CEBqPQa3a6KZks5rUQX_gaJpZM4Ln9SD .

danvitoriano commented 7 years ago

@laurindo pode crer... fora q toda documentação das linguagens é em inglês. Fica muito difícil progredir sem esse idioma.

Vitor-Felipe commented 7 years ago

@laurindo @danvitoriano Obrigado pelos conselhos!! Estou na metade do curso de sistemas e só agora encontrei algo que eu realmente me interesso... Em relação ao inglês, pelo ou menos para ler e conversar ta tranquilo. O problema é a escrita, faz uns 4 anos que abandonei o curso e por isso parei de escrever ;/ Vou voltar a estudar por conta própria mesmo e quem sabe no futuro faço um intercâmbio (já aproveitar e deixar uns cv kkkkk)

willianjusten commented 7 years ago

Lá em 2015 eu escrevi um post falando um pouquinho do meu Workflow, talvez eu faça um novo agora, já que mudei bastante coisa xD

Vitor-Felipe commented 7 years ago

@willianjusten Obrigado pelo comentário!! Eu cheguei a usar o Trello em alguns projetos da facul, mas eu sempre esquecia de atualizar e no fim acabava não usando. Acho que vou arrumar um quadro pra mim também kkkkk Em relação aos OS linux, da muita dor de cabeça? Usei o ubunto por uns 3 meses e depois tive que voltar pro windows, pq não tinha alguns programas ou até tinha mas precisava baixar alguns "emuladores" de windows pra rodar (na época eu jogava muito tbm kkkk). Mas a questão principal é: consigo rodar tudo que eu preciso para trabalhar nele?

willianjusten commented 7 years ago

Bom, eu uso Mac OS por um bom tempo, mas eu sempre gostei de usar Linux. O elementary OS é bem bacana para fazer transição para o Mac OS e você pode usar o Fedora que também é bastante legal e performático =D

As vezes sinto falta de brincar com Linux...

hugooliveirad commented 7 years ago

Como é o seu dia no trabalho?

Trabalho em uma equipe primariamente front-end, em um projeto de redesign de uma interface relativamente antiga.

Isso involve bastante colaboração com o designer, exploração de casos de uso dos clientes já existentes, colaboração com desenvolvedores back-end, exploração do código da API.

Sobre a parte específica ao front-end, boa parte do meu trabalho involve abstrair componentes da interface para aumentar reuso, melhorar a arquitetura do aplicativo web, muitos testes com CSS e principalmente muitos testes utilizando dispositivos reais.

No meu trabalho, implementar a interface é praticamente 50% do trabalho. Antes, 25% do meu tempo vai para realmente planejar uma interface bacana com os designers. Depois de entregar, uns 25% do tempo vai para consertar pontas soltas, ter certeza que o usuário tem uma ótima experiência e planejar mais melhorias.

No exterior, o que muda em relação ao Brasil?

Hoje trabalho remotamente para uma empresa da Califórnia. A maior diferença que senti é o foco em qualidade e a clara vontade de investir em tecnologia como uma forma de melhorar a empresa. Essa também foi a primeira empresa bem estruturada com alto foco em desenvolvimento que trabalhei, então não posso diretamente compará-la com as que trabalhei no Brasil.

Com os salários no Brasil é possível viver bem?

Cheguei a ganhar R$5.800 como desenvolvedor front-end no Brasil. Conheço alguns que chegaram nos R$10.000 ou mais. Todos esses em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Vale lembrar que essas pessoas já tinham uma vasta experiência e/ou presença na comunidade front-end nacional.

Qual foi a sua melhor experiência como desenvolvedor Front-End?

Minha atual. Se tiver alguma pergunta a mais, fique à vontade 😄.

Vitor-Felipe commented 7 years ago

@hugobessaa Obrigado pela resposta!! Acho que você respondeu tudo :)

deppbrazil commented 6 years ago

Função/Cargo

Eu por exemplo aqui na Kroton sou Dev. Specialist Mutimedia => Desenvolvedor Especialista em Multimídia, tendo como principais stacks: html5, css3 ,javaScript e audio/video.

Foco no usuário

Como a Kroton é uma holding de educação temos o foco principal voltado na acessibilidade para deficiêntes visuais e auditivos e na experiência do aluno nos portais da faculdade e nos materiais digitais que produzimos...

Problemas e desafios no dia-a-dia

O Workflow principal aqui é basicamente a criação de templates em html5 dentro de uma ferramenta chamada Webflow um CMS para criação de templates responsivos, nosso time de Especialistas Multimídia atua na performance desses templates, implementações de códigos javaScript e PHP para melhorias e integrações com projetos feito fora do Webflow... e tb para deixar o modelo de webaulas pronto paras os assistentes multimídia fazer a diagramação do material... Fazemos bastante animações tb para deixar o material interativo e dinâmico e futuramente gamificado, fazemos mtos projetos fora do Webflow tb, diretamente no codigo usando algumas libs em js para fazer animações ou algo interativo, ou animações em video feitas no After Effects e Animate CC... as vezes surge tb alguns jobs com backend, nada mto complexo, são desafios como criação de formulários de feedback com html5 + PHP e MySQL, integração e criação de database, consultas SQL, etc... nada tão hardcore focado no backend...

mahenrique94 commented 6 years ago

Função/Cargo

Desenvolvedor Full Stack na Atena Informática

Foco em sistemas para transporadora

Aqui nosso foco é desenvolver sistemas para transporte, mas também também contamos com outros sistemas web e realizamos a criação de sites.

Problemas e desafios no dia-a-dia

Aqui é o problema, como a empresa é pequena, todo mundo faz tudo kkk, ai depende do dia ou da semana eu faço umas tasks que estão no meu trello.

Tem dia que eu desenvolvo para Android, outro dia mexo nos sites em PHP, em outro mexo no sistema de transporte ou outros sistemas web em Java, também temos um sistema de documentação dos nossos sistemas, tipo um manual, feito em MEAN.

Além de desenvolver também cuido dos nossos clouds e mexo com banco de dados, como pode ver, o fato da empresa ser pequena, complica um pouco as coisas, por exemplo, somente eu faço uso de uma metodologia ágil.

Abraços