frontendbr / forum

:beer: Portando discussões feitas em grupos (Facebook, Google Groups, Slack, Disqus) para o GitHub Discussions
MIT License
4.26k stars 233 forks source link

Estou com medo de entrar na área #833

Closed silvaMatheus closed 5 years ago

silvaMatheus commented 6 years ago

Recentemente terminei um site e quando entreguei o cliente falou "descobri uma ferramenta nova pra criar sites se eu tivesse conhecido antes nem teria contratado vc" bom ele pagou o site eu entreguei ok... Mas até agora estou pensando como vai ser a área de front daqui um tempo? Estou "entrando" na área agora estou estudando MUITO mas agora estou com um certo medo de investir tempo e dinheiro em algo q daqui uns qualquer pessoa vai poder fazer e não vai precisar mais das minhas habilidades. Poderiam tirar esse meu medo ? Kkkk tô gostando muito de estudar essa área

Obs: me mandaram esse vídeo agora a pouco falando sobre uma ferramenta do Google

n3pu commented 6 years ago

Fiz uma rápida leitura e vi o vídeo. Brevemente falando, isso vem para pequenas empresas, quem está começando. É algo que progride igual a qualquer tecnologia e os profissionais tem que progredir junto. Então, pensando assim, temos a entrada de mais empresas online certo? Vamos pensar nisso como motivação?! Opinem!

marcusvcribeiro commented 6 years ago

Se fosse por isso, não teríamos uma variedade de empregos que existem hoje em dia que a tecnologia poderia simplesmente substituir. Estude, foque no que tu quer, cresça como profissional e esqueça isso. Sempre haverá boatos, O Frontend vai acabar com o backend, backend vai servir somente para consulta em bancos, ferramentas que geram html/css/js irá acabar com o frontend, e blablabla. O mercado ta ai, pagando bem(querendo ou não, dev ganha muito bem em comparação a maioria das outras profissões.), então esquece esse medo, que não vai te levar a lugar algum.

Em 30 de novembro de 2017 13:56, Ewerton Nepomuceno (nepu) < notifications@github.com> escreveu:

Fiz uma rápida leitura e vi o vídeo. Brevemente falando, isso vem para pequenas empresas, quem está começando. É algo que progride igual a qualquer tecnologia e os profissionais tem que progredir junto. Então, pensando assim, temos a entrada de mais empresas online certo? Vamos pensar nisso como motivação?! Opinem!

— You are receiving this because you are subscribed to this thread. Reply to this email directly, view it on GitHub https://github.com/frontendbr/forum/issues/833#issuecomment-348231169, or mute the thread https://github.com/notifications/unsubscribe-auth/ASSnxdGJkReCinVdLSpjDmBSm9vvyl8_ks5s7tAVgaJpZM4QwvuI .

kvnol commented 6 years ago

@marcusvcribeiro: então esquece esse medo, que não vai te levar a lugar algum

Exato! E, se um dia acabar, paciência, vamos fazer outra coisa ahahahah

pedrofelipe commented 6 years ago

O frontend é muito mais que landing pages ou sites institucionais. Continue estudando, a sua especialização vai te trazer no futuro projetos além do que pode ser criado com o Wix ou uma ferramenta gratuita do Google.

bernardodiasc commented 6 years ago

Fazer café é muito fácil, vc esquenta água e passa ela pelo pó de café, pronto.

Mesmo assim café é vendido aos montes todos os dias.

Não se engane, até mesmo doutores do escambau a quatro podem ter coisas mais importantes pra fazer do que um website, nessa hora vão contratar alguém pra executar a tarefa.

E se alguém disser:

descobri uma ferramenta nova pra criar sites se eu tivesse conhecido antes nem teria contratado vc

Voce pode responder:

vai lá, boa sorte, mas anota meu email pra quando voce se der conta da má escolha que fez e precisar do meu serviço novamente.

Agora, falando uma opinião muito pessoal sobre isso, esse tipo de cliente é o tipo que eu me recuso a trabalhar, são pessoas que não tem ideia o trabalho que dá fazer qualquer coisa em informatica e tambem nao dao valor para o esforço alheio, o famoso "fácil é o trabalho dos outros". E uma dica de mestre (sim, mestre, pois me custou muito para aprender isso), nunca recuse um trabalho, quando não quiser pegar o serviço (pelo motivo de cliente ruim, por exemplo), cobre um preço absurdo e não abaixe. Isso é muito importante, o cliente ruim não vai fechar negócio com voce mas voce vai ter imposto seu valor.

tcelestino commented 6 years ago

Estou na área há muito tempo e posso te dizer que esse papo do "fim" de qualquer profissão que envolve tecnologia sempre será um "papo".

Sempre existiu geradores de sites (hpg, kit.net, etc...) e sempre houve essa discussão de que na época, o mercado de "web design" e "webmaster" poderiam acabar. Hoje estamos ai!

Infelizmente, para algumas coisas, realmente não é necessário um profissional (já citaram ai em cima o porque), mas existem outras demandas, outros porém que ainda será necessário um ser humano para realizar o trabalho braçal. E se você se focar em trabalhar em serviços e não só apenas em criar hotsites, landing page, customização de fanpages (ainda existe isso? hahahah), etc..., vai ter um pensamento diferente.

No final, não tenha medo! O máximo que você pode acontecer é você aprender e seguir na luta. 👍

felipefialho commented 6 years ago

Toda minha opinião está nesse artigo que escrevi em algum momento desse ano.

O inicio, o fim e o meio do Desenvolvimento Front-End

Mano... as profissões mudam e os profissionais (as boas e os bons) se readaptam. Não se intimide.

Temos sim que torcer pra que a tecnologia evolua cada vez mais e que nossa profissão se torne obsoleta. Assim que o mundo evolui ;)

silvaMatheus commented 6 years ago

Vlw pessoal muito obg precisava de um incetivo pra continuar ... @LFeh ótimo artigo Man

vitocaio commented 6 years ago

Sempre vão precisar de um Front para desenvolver o Gerador de sites k

alinebastos commented 6 years ago

Eu já tive uma quase cliente pra um freela, conversamos bastante sobre o que ela queria, passei o orçamento e ela ficou de pensar. Uns dias depois ela me procurou pedindo desculpas e dizendo que ia fazer com o Wix, pq ela tava com pouca grana. Tranquilo, falei que qualquer coisa que ela precisasse que me chamasse e era isso. Jamais pensei que eu iria ficar sem trabalho por causa do Wix, são públicos-alvo diferentes.

A profissão de frontend já mudou bastante desde que eu comecei, agora está cada vez mais complexa e completa, não é só mais codificar o layout. Então essas ferramentas que aparecem não vão acabar com a profissão, pois elas são feitas pra quem precisa de algo rápido, fácil e barato.

doug2k1 commented 6 years ago

Você pode comprar remédio na farmácia, sem receita, que resolve alguns casos. Mas isso não acaba com a profissão de médico.

felipebernardes commented 6 years ago

fala @silvaMatheus ! blz?

a área nunca vai morrer. mas SEMPRE vai continuar mudando. basta você acompanhar e se atualizar (participar de foruns, ter projetos pessoais paralelos, se importar em entender conceitos e não só saber como usar frameworks, etc.)

laurindo commented 6 years ago

@silvaMatheus Cara, se eu lhe disser que o mercado está escasso de bons profissionais. Quase todo dia recebo oferta de vagas para Alemanha, Holanda, Várias Paises da Europa, EUA, Canada, Australia, Brasil, etc.

Basta você dar uma olhada na ferramenta jobs search do linkedin.

Não tenha medo, continue estudando, se dedicando, aprendendo coisas novas todo dia e claro, bota o inglês como prioridade ou paralelamente nos seus estudos aí.

Relaxa enquanto a essa questão.