Open icarob-eng opened 1 year ago
Se baseando nessa publicação de Geeks for Geeks, a melhor forma de representar as relações entre os Nós é com Listas de Relação, em que cada Nó possui uma lista com as suas relações com outros Nós, o que pode ser representado como a lista de Barras. Assim, podemos trabalhar em cima disso.
As barras podem ter um gênero de ligação (fixo ou rótula) e podem possuir Nós atrelados, para forças em cisalhamento da barra. Dessa forma, ou um nó fica nas pontas da barra, ou atrelado a uma barra e precisa-se de um mecanismo para garantir que ele não seja instanciado sem se relacionar com uma barra, assim, fica claro onde que as forças estão sendo aplicadas. Nós cisalhando uma barra não devem ser conectados a outras barras.
Com base nisso precisa-se de funções para atrelar o nó na barra, seja por proximidade, alinhamento horizontal, vertical, ou distância em relação a uma das pontas. Além disso, o hash de uma barra precisa ser a soma do hash dos nós, dessa forma, apenas estes fatores influenciam.
Sumarizando o exposto, temos:
isFixed: Boolean
);Beam.getOtherVertex(thisSide)
ou equivalências;allignNodeWithX()
, allignNodeWithY()
, attachNode()
,
nodeNearPos()
, nodeFromVertexA()
, `nodeFromVertexB();Com isso, a determinação de isoestaticidade fica mais simples, mas a ordem de resolução ainda é um problema em aberto.
Em ambos os casos, é necessário um sistema de determinação de isostaticidade que permita ter múltiplos apoios. Além disso, é preciso se considerar a transmissão de momento fletor entre as barras (sendo esta a única diferença entre treliças e pórticos, considerada). Por fim, é necessário pensar num algoritmo que resolva o sistema nas múltiplas barras bem como nas múltiplas rótulas, ou seja, defina a melhor ordem de operações para resolver o sistema.