iurygdeoliveira / novos_caminhos

Repositório destinado ao conteúdo a ser disponibilizado para o programa novos caminhos
45 stars 141 forks source link

Trabalhando com a estrutura DOCKER em projetos diferentes. #480

Closed iareis closed 3 years ago

iareis commented 3 years ago

Criei uma nova WORKSPACE contendo um novo REPOSITÓRIO (FlashSearch). Quais parâmetros preciso alterar para conseguir usufruir das facilidade do DOCKER e do container do NGINX como servidor web que permita por exemplo utilizar o localhost com outra porta para testar a página com uso do PHP.

Não consegui identificar a alteração necessária no docker-compose.yml.

image

Consegui carregar apenas o MySQL. O PHP e o NGINX acusam existencia de arquivos [mkdir /run/desktop/mnt/host/c: file exists].

image

iareis commented 3 years ago

Segue compilação de conversa com o Prof. @iurygdeoliveira no Telegram.

Eu gosto de vincular um docker-compose.yml por projeto/pasta.

Por exemplo, se estou trabalhando para um Cliente X e o nome do projeto é LP1, então eu crio uma pasta no meu PC, com o nome lp1, e coloco dentro dela um docker-compose.yml com os services daquele projeto, e depois sempre que vou trabalhar naquele projeto eu dou o comando docker-compose up dentro da pasta.

Se depois, vou trabalhar em outro projeto para um Cliente Y, o nome do projeto é BD1, então eu desligo os containers do projeto LP1, acesso a pasta do bd1, ligo os containers daquele projeto, e vou trabalhar nele.

Ou seja, vinculo um docker-compose.yml por projeto. Antigamente usavamos um mesmo servidor web para vários projetos, dava uma canseira configurar varios virtual hosts para cada projeto. Agora com o docker, basta subir e desligar o conjunto de serviços para cada projeto, e eles não conflitam, é bem mais pratico trabalhar assim...

Mas dá pra usar um mesmo servidor web para todos os projetos também, mas a questão de você individualizar os serviços por projeto, é justamente a facilidade manutenção, e depois quando for levar o projeto para implantar no servidor do cliente, basta levar o docker-compose.yml, e o código, e subir tudo.