Open lincolixavier opened 3 years ago
Como uma pessoa não quer ser CEO dela mesma? Como uma pessoa quer ser escrava de um sistema falido? reflitam
Cadê o link quero ver
Meu plano de saúde com Odontologia + Oftalmologia descontos em impostos respondem por mim
NÓÓÓ EU NAO DEIXAVA
kd os defensor do pj aí? sem argumentos né
CLT é pra quem tem preguiça de fazer conta com dinheiro no banco.
sou CLT pq tenho meus direitos garantidos e não tenho perfil de poupador, por isso escolhi não ganhar mais
Desculpa mas, sou pj e só dou opinião remunerada, 2k a hora.
Pix: wagner.dev1337@gmail.com
@wagnerdevocelot semana passada teve a treta do email como chave do Pix. isto dá margem para reviver aquela treta.
@wagnerdevocelot semana passada teve a treta do email como chave do Pix. isto dá margem para reviver aquela treta.
Essa eu não vi também kkk
Cadê o link quero ver
Eu não me orgulho disso: https://twitter.com/brenontx/status/1387811904358391814
ganhar aumento sendo PJ: 2 palito rapido e facil ganhar aumento CLT: fabricar dois celta vermelho com javascript e maizena em 2 horas
é... esse argumento é um bom argumento. agora ficou complicado
Mas eh PJ, PJ mesmo ou eh MEI? P/ defender PJ tem que botar o requerimento de empresario individual na mesa.
Evidente que o dev estrela defende a Pejotização pois ganha mais. Ela é uma exceção à regra para todos os outros trabalhadores. Se dá certo pra gente, não vai dar certo pro caixa do supermercado, que está a 3 cagadas de ser mandado embora.
Infelizmente, falta sensibilidade e noção para algumas pessoas.
Ler tudo isso aqui me machuca profundamente, vão pra pqp USAIHAIUESIUSAEIUAEIUAIUEA (só lendo verdades)
Quero grana
Questão de decibilidade: analisa a compensação total X com a Y e escolhe o que for mais alto.
CLT é uma porcaria, mas você deve analisar tudo friamente sem frescura.
Ah, não tem saco de fazer um seguro a parte e quer receber os 200 centavos do FGTS se quebrar a mão? Então coloca na conta de alguma forma objetiva como um custo bem alto do quanto seria pra você estar ok com isso e deixa de choro.
Sendo muito sincero... eu ainda não me permiti a ser PJ mas quando se trata de não querer dar mais dinheiro pro governo.... isso me deixa feliz.
Vou ler mais sobre e um dia, pegar uma vaga PJotinea
Pense nesta perspectiva:
Você é livre, vive numa sociedade capitalista, numa rara área econômica que tem a demanda muito menor que a oferta, e a oferta de vagas não é local, e sim global. Se no Brasil hoje faltam 400 mil profissionais para preencher todas as vagas abertas, o colapso de vagas aqui está cada vez maior. É uma rara profissão que ser PJ e o risco real de ser desempregado é zero. Logo, leis como o aumento do valor máximo para o MEI, que rolam no congresso são vantajosas. E beleza, troque um 13ª salário por 12 meses mais gordinhos de arrecadação. E se ganhar bem mais, pague o contador e de boas. Você não precisa deixar de ser PJ hoje, e duvido que vai precisar deixar de ser nos próximos 5 anos (enquanto as mega empresas não botarem tudo em no-code/low code e diminuindo a barreira de entrada para outras pessoas e, forçosamente, diminuindo salários).
Agora veja as outras 90% de profissões que tem muito mais mão de obra disponível do que vagas em aberto. O desemprego para algumas dessas pessoas pode ser meses de frustração e angústia. A CLT NÃO FOI PENSADA para tirar dinheiro de DEV, e sim para dar aos outros trabalhadores desafortunados do Brasil uma chance de sobreviver um pouco mais depois que forem demitidos.
Em resumo: se o mar está pra peixe para você, aproveite bem, pesque bastante. Mas se não e uma empresa oferece CLT, aproveite a CLT.
Acredito nisso também @mateusavila A CLT serve pra evitar que as pessoas sejam exploradas.
Pra polemizar agora: e se eu falar procês que essa thread tá comparando maçãs com laranjas? O PJ assalariado é um aborto da natureza. Se você é PJ você não tem regra nenhuma na prestação do seu serviço (pro bem e pro mal). Você pode fazer contratos dos mais variados e trabalhar pra quantas empresas quiser com quantos projetos puder. Você é uma empresa, então você pode agir como uma. Eu to contratando uma pessoa pra trabalhar pra mim porque tenho dispensado muitoa projetos e é isso que é ser PJ pra mim, empreender. Se você quer ser "apenas" funcionário de alguém CLT parece ok. Se você pensa em ir além então estamos falando de outra modalidade. Se quiser ser o PJ que vive como a CLT tenha certeza de pegar grana suficiente pra prover os mesmos privilégios que a CLT te daria. Faz um seguro de invalidez numa prudential da vida, pega uma previdência privada num santander, investe uma grana numa easynvest e por ai vai.
Concordo @wilcorrea e é por isso que eu ainda não sou PJ, pois ainda tô na ideia de ficar só numa empresa, ainda não dispenso projetos (freelas).
Eu tenho essa vibe de empreender e por isso que eu já tenho um PJ, mas pra mim no momento CLT basta.
Futuramente, PJ vai ser necessário e a grana vai começar a fluir mais, fé.
sucesso certo @jonathangaldino
Uma correção importante, pois vejo que muita gente aí em cima não tem noção do contexto histórico que foi criado e para quais motivos foi criada: Tem nada a ver com dar garantias para os trabalhadores, mas sim controle social.
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) não foi feita para evitar que pessoas sejam exploradas. É uma invenção de controle, inicialmente criada pelo fascista Benito Mussolini e copiada pelo fascista Getúlio Vargas. É só mais um aparato de controle inventado para o estado roubar os pobres.
O link não condiz com a opinião supra citada, hahaha
Então certamente você não leu o primeiro parágrafo do link e se sentiu ofendido em saber a verdade. Lamento, mas não tenho o que fazer e não vou gastar minha energia com quem nega a realidade assim hoje.
Para facilitar:
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é uma lei do Brasil referente ao direito do trabalho e ao direito processual do trabalho. Ela foi criada através do Decreto-Lei n.º 5 452, de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo, entre 1937 e 1945, unificando toda legislação trabalhista e existente no Brasil. Alguns afirmam que a CLT foi fortemente inspirada na Carta del Lavoro do governo fascista de Benito Mussolini na Itália,[1][2] enquanto outros consideram isso como uma mistificação, visto que a CLT surgiu de amplas reivindicações dos setores progressistas da sociedade brasileira e das organizações de trabalhadores, é bem mais complexa e maior que a Carta del Lavoro.[3][4][5] https://pt.wikipedia.org/wiki/Consolidação_das_Leis_do_Trabalho
Agora fui que eu tenho um artigo criticando a shitcoin do Bitcoin para terminar.
Só ficar lendo e relendo até entender porque o que você disse não é o que está no print que de repente dá certo
(e eu nem defendo a CLT e se pá concordo com o que voccê disse)
Acho que o problema foi que você ficou lendo e relendo demais até seu cérebro dar o equivalente a um bit flip causado por um raio cósmico e entender 0 como 1 ou vice-versa, daí compreendeu errado. Convido-o a fazer uma prova formal para ver se nota o tamanho do absurdo.
uahuahu, você é engraçado, gostei de você @henvic podia tentar a vida como humorista, pode ser que dê mais certo que como dev
Seria maravilhoso.
ah, se arrumar me leva junto, queria = )
ok, querida.
Uma pergunta... Se PJ é melhor que CLT, pq o Faustão paga INSS todo mês? 🎤 ⬇️
CLT, assim como PJ não dá garantia a nada, sendo CLT você pode ser demitido a qualquer momento, assim como sendo PJ você pode perder o contrato, a chave é diversificar, sendo CLT invista em conhecimento, aprenda, seja o melhor de todos e cobre por isso, seja na empresa atual ou na próxima. Como PJ invista na diversificação de clientes, trabalhe com mais de um, afinal como PJ você trabalha como, o quanto, e onde quiser, se entregar o resultado no prazo combinado, tudo certo.
Sou CLT e PJ, a vejo uma clara diferença, quem é funcionário tem um salário garantido final do mês (a não ser que trabalhe em uma startup; ai é problema seu), já PJ qualquer probleminha que te impeça de produzir não terás o pão na mesa.
Isso nenhum freella quer assumir 👍 🇧🇷
@RodrigoDornelles eu assumo. E na real, tem que separar bem quem é freela fulltime como eu, e quem tem PJ e trabalha 40hrs pra UMA empresa como CLT KKKKKKK
Mas eh PJ, PJ mesmo ou eh MEI? P/ defender PJ tem que botar o requerimento de empresario individual na mesa.
MEI não é PJ, apesar de ter um CNPJ. MEI é uma aberração, é uma pessoa física que empreende, mas não tem empresa, e possui CNPJ. Vai entender.
Mas eh PJ, PJ mesmo ou eh MEI? P/ defender PJ tem que botar o requerimento de empresario individual na mesa.
Pra defender com atitude mesmo, só sendo EIRELI. Tem que começar bem, com R$100k de capital inicial.
Evidente que o dev estrela defende a Pejotização pois ganha mais. Ela é uma exceção à regra para todos os outros trabalhadores. Se dá certo pra gente, não vai dar certo pro caixa do supermercado, que está a 3 cagadas de ser mandado embora.
Infelizmente, falta sensibilidade e noção para algumas pessoas.
CLT pode ser demitido a qualquer momento sem justa causa, a única diferença é receber o FGTS com multa, e que tem algumas restrições quanto a demissão após atestado médico. Se tem medo do PJ por demissão, não há necessidade, depende muito do perfil do cliente.
Pense nesta perspectiva:
Você é livre, vive numa sociedade capitalista, numa rara área econômica que tem a demanda muito menor que a oferta, e a oferta de vagas não é local, e sim global. Se no Brasil hoje faltam 400 mil profissionais para preencher todas as vagas abertas, o colapso de vagas aqui está cada vez maior. É uma rara profissão que ser PJ e o risco real de ser desempregado é zero. Logo, leis como o aumento do valor máximo para o MEI, que rolam no congresso são vantajosas. E beleza, troque um 13ª salário por 12 meses mais gordinhos de arrecadação. E se ganhar bem mais, pague o contador e de boas. Você não precisa deixar de ser PJ hoje, e duvido que vai precisar deixar de ser nos próximos 5 anos (enquanto as mega empresas não botarem tudo em no-code/low code e diminuindo a barreira de entrada para outras pessoas e, forçosamente, diminuindo salários).
Agora veja as outras 90% de profissões que tem muito mais mão de obra disponível do que vagas em aberto. O desemprego para algumas dessas pessoas pode ser meses de frustração e angústia. A CLT NÃO FOI PENSADA para tirar dinheiro de DEV, e sim para dar aos outros trabalhadores desafortunados do Brasil uma chance de sobreviver um pouco mais depois que forem demitidos.
Em resumo: se o mar está pra peixe para você, aproveite bem, pesque bastante. Mas se não e uma empresa oferece CLT, aproveite a CLT.
O contexto da thread é o mundo DEV. Se quiser pensar de modo global, posso citar leis trabalhistas mais flexíveis para os trabalhadores de diversas em outros paises como Alemanha, Estônia e Estados Unidos, onde há muito mais liberdade e flexibilidade para trabalhar, sem amarras governistas travando tudo.
Uma pergunta... Se PJ é melhor que CLT, pq o Faustão paga INSS todo mês? 🎤 ⬇️
Ele só paga porque é obrigado, com certeza a prev. privada dele é bem gorda. Jogador de futebol também paga, mas é sobre o salário simbólico da CTPS, o valor gordo vem na forma de direito de imagem (adivinha, sem INSS, 13º nem FGTS).
Mas eh PJ, PJ mesmo ou eh MEI? P/ defender PJ tem que botar o requerimento de empresario individual na mesa.
MEI não é PJ, apesar de ter um CNPJ. MEI é uma aberração, é uma pessoa física que empreende, mas não tem empresa, e possui CNPJ. Vai entender.
MEI não é tão absurdo assim, pois como você falou, alguém que empreende mas não tem uma empresa. Possibilita trabalhadores autônomos emitir nota fiscal de seus serviços, ou comercializar de forma legal.
É triste ver desenvolvedor se contorcendo para defender as burocracias enviadas pelo estado para atrapalhar a vida de todo mundo, especialmente no Brasil.
Dica: sempre que possível não trabalhem para empresas no Brasil, a não ser se for um caso excepcional de pagarem extremamente bem. Via CLT? Pagarem extremamente bem × 2.
Usem pessoa jurídica (e pouco importa se dão um nome ou outro) sempre que fizer sentido financeiro. Sempre procurem minimizar sua carga tributária e riscos de maneira eficiente. E existem mil maneiras de se fazer isso, tanto legais quanto ilegais.
É triste ver desenvolvedor se contorcendo para defender as burocracias enviadas pelo estado para atrapalhar a vida de todo mundo, especialmente no Brasil.
Dica: sempre que possível não trabalhem para empresas no Brasil, a não ser se for um caso excepcional de pagarem extremamente bem. Via CLT? Pagarem extremamente bem × 2.
Usem pessoa jurídica (e pouco importa se dão um nome ou outro) sempre que fizer sentido financeiro. Sempre procurem minimizar sua carga tributária e riscos de maneira eficiente. E existem mil maneiras de se fazer isso, tanto legais quanto ilegais.
Não estou defendo a burocracia, ser contra ela não vai deixar de existir, mas tem de se adaptar as necessidades, e sem um viés politizado. Alguns métodos são sim necessários, como um empresa de qualquer porte precisa gerir sua contabilidade, então pequenos empreendimentos necessitam cumprir com o necessário para fechar contratos.
Sim, claro.
Evidente que o dev estrela defende a Pejotização pois ganha mais. Ela é uma exceção à regra para todos os outros trabalhadores. Se dá certo pra gente, não vai dar certo pro caixa do supermercado, que está a 3 cagadas de ser mandado embora.
Infelizmente, falta sensibilidade e noção para algumas pessoas.
3 cagadas? Tem empresas por aí que já na 1ª cagada bota lê mesme de castigo no pior setor da empresa só pra acelerar a próxima cagada… Muitas vezes não passa da 2ª. Se bem que esse é o problema das vagas mecânicas, nas quais o profissional é reduzido a uma peça substituível na linha de produção.
Mas eh PJ, PJ mesmo ou eh MEI? P/ defender PJ tem que botar o requerimento de empresario individual na mesa.
Dev não pode ser MEI… Em dois meses estoura o teto dos valores da categoria… E também não tem CNAE pra isso.
Isso depende muito do momento da pessoa, e da economia do país também.
Eu já fui PJ e agora sou CLT... se fosse PJ agora ia estar com o cu na mão!
Para fins lúdicos