Open lincolixavier opened 3 years ago
Isso me lembra as discussões na A.P.D.A, alguém chama o Paulo Torrens.
Beleza fera, me fala mais das linguagens esotéricas que você usa, e sobre como é importante formar pra industria profissionais com pedagogia de academia e pureza nas nomenclaturas.
eu realmente n consigo entender oq vc quer dizer com "esotéricas". seguindo essa sua lógica, toda pessoa desenvolvedora web deveria aprender só php, html, css e um cadin de js, já que ainda são as mais utilizadas no mercado e em legados, tendo mais disponibilidade de empregos no país.
fora isso, pq vc diz ser "preciosismo" o fato de apenas querermos dar nomes aos bois? quer usar qualquer lang imperativa como "introdução a programação"? de boas ué! agora, querer dizer que isso é "lógica de programação", é reduzir uma área amplamente extensa de conhecimento a apenas um pedaço ínfimo do mesmo.
ademais, já percebeu que essa "lógica de programação" só existe no brasil? 👀
"ah, mas isso vai confundir os iniciantes pq funcional é difícil e é melhor começar com X paradigma pq é mais comum e depois a pessoa migra"
certamente... considerando que os iniciantes possuem minimamente um conhecimento de matemática do ensino médio, bem, o paradigma que mais se assemelha e parece mais natural nesse caso, é o funcional kkkkkkk
mas enfim, no fim é só mais uma discussão de "qual seu paradigma favorito" que nunca vai levar a nada.
na minha experiência em cursos de programação e até na academia, sempre me falaram que sempre existirá variáveis e laços... fora que "C é a base de tudo". e há quase 2 anos eu não uso nada disso no meu dia a dia... sério mesmo que vc acha isso condizente com a realidade? é justo com todo o restante do conhecimento gerado na área?
"mas isso é academicismo". sim amigo, computação é um ramo acadêmico de pesquisa, n é só trabalho manual de copia e cola. n me faz sentido algum alguém entrar na área só pra brincar de digitador e ver oq acontece sem nunca estudar (sozinhe ou não) TODOS os possíveis fundamentos.
entretanto, acho importante frisar que essa discussão não é voltada para iniciantes e isso não significa que eles estão "errados".
Dizer que "Lógica de programação" só existe no Brasil não é verdade. Se fosse assim, não existiriam livros gringos, como os da Joyce Farrell, com Programming Logic no título.
No entanto, não é usual no contexto de educação em computação, atualmente se fala mais em Pensamento Computacional e nos pilares de abstração, decomposição, algoritmos, etc.
"…mas enfim, no fim é só mais uma discussão de "qual seu paradigma favorito" que nunca vai levar a nada." - @matdsoupe
Na reunião de planning alguém pergunta "sugestões de stack?", pronto… Acabou a reunião e começa o debate político.
"…entretanto, acho importante frisar que essa discussão não é voltada para iniciantes e isso não significa que eles estão "errados"…" - @matdsoupe
Atá… O iniciante - antes mesmo de sequer puxar o teclado - deveria ser capaz de elaborar um diagrama minimamente capaz de exemplificar a implementação proposta - seja ela qual for - no papel, no teste de mesa, no quadro, no guardanapo do bar… Não tem nada mais precioso pro iniciante do que a compreensão da lógica¹.
"…No entanto, não é usual no contexto de educação em computação, atualmente se fala mais em Pensamento Computacional e nos pilares de abstração, decomposição, algoritmos, etc." - @di3goCS
Quê? Tá permitido usar o gerador de lero lero aqui? Moderador??
¹: Minha opinião²; ²: E ela tá serta;
kkkkkkkkkk, é lero lero sim, senhor. Mas recomendo ler sobre Educação em Computação, existem muitos artigos ótimos sobre aprendizagem de computação e desenvolvimento de habilidades :D
KKKKKKKKKKKK Vocês são demais
Beleza fera, me fala mais das linguagens esotéricas que você usa, e sobre como é importante formar pra industria profissionais com pedagogia de academia e pureza nas nomenclaturas.
Treta ao vivo