livro-aberto / BookCloud

A collaborative platform to write books based on git
GNU General Public License v3.0
7 stars 2 forks source link

Exemplos de livros de Matemática ou Física escritos com o Sphinx #283

Open hjbortol opened 6 years ago

hjbortol commented 6 years ago

@gutosurrex e @simas0,

Vocês conhecem livros com layout bonitos escritos a partir do Sphinx?

Encontrei estes, mas o layout é espartano:

http://www.theoretical-physics.net/dev/index.html

http://www.theoretical-physics.net/

@simas, aquele livro (que permite ver a definição separada) daquele professor do encontro do livro didático da UFRJ foi escrito em que linguagem?

Coisas do Sphinx que dão nos nervos:

(a) Não ter macros (que permitem flexibilidade e mudanças na escolha de notações). (b) Não poder misturar negrito com :index:. (c) Para continuar uma lista numerada, a indentação entre os itens da numeração não segue o padrão natural.

augustoteixeira commented 6 years ago

Vamos por partes:

  1. Layout. O layout de livro escrito no Sphinx é definido em Latex. Ou mais precisamente, o Sphinx gera um arquivo Latex e daí nós geramos um PDF com a classe e o estilo que quisermos.
  2. O livro que permite ver a definição separada. Se não me engano você está falando da linguagem MathBook XML. Essa linguagem é muito legal e foi considerada nas opções. O maior problema que ela tem é a complicação de extender para novas funcionalidades. Eu acho que o Sphinx permite aquela funcionalidade de ver a definição lá no índice, mas tenho que verificar.
  3. Macros. Existem em Sphinx, mas são chamados substitutions
  4. Misturar negrito com index. Eu acho que todos os indexes deveriam ser iguais e deveriam ter o estilo colocado automaticamente. Se você coloca negrito e alguém depois coloca itálico, não fica uniforme. O que temos que fazer é decidir como vai ser e colocar todos automaticamente (tenho quase certeza que o Sphinx permite isso).
  5. Continuar linha numerada. Isso é muito ruim mesmo e você tem minha simpatia ao criticar o Sphinx por essa decisão.
simas0 commented 6 years ago

Os livros do foram escritos numa versão do XML. Esta linguagem é muito menos amigável que o Sphinx ela parece muito com o HTML. Veja neste link um exemplo no slide da apresentação dele no ICMT2.

Vejam os livros do Rob Breezer:

HTML Abstract Algebra http://abstract.pugetsound.edu/aata/index.html Linear Algebra http://linear.ups.edu/html/fcla.html

PDFs: Abstract Algebra http://abstract.pugetsound.edu/download/aata-20170805.pdf Linear Algebra http://linear.ups.edu/download.html