lsoaresesilva / respe

An interactive web IDE to support the learning of programming.
14 stars 7 forks source link

Leitura sobre gamification #410

Open lsoaresesilva opened 4 years ago

lsoaresesilva commented 4 years ago

Para leitura. O objetivo é compreender o que é gamificação, e em seguida identificar as formas como aplicar isso na programação.

Faz uma anotação das possibilidades de como inserir gamificação em programação, para a gente definir o que será aplicado.

  1. https://sambatech.com/blog/insights/gamification/
  2. https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/15264/1/ricardo_silva_pereira_diss_mestrado.pdf (Ler o capítulo 2)
evicsouza commented 4 years ago

Pontuação com um placar individual Pontuação com um placar global (turma) Deixar visível a pontuação para estimular a competição entre turmas. Ex.: 1º ano manhã e 1º ano tarde

Um deles irá corresponder às questões que foram respondidas, a cada submissão correta o estudante deverá receber um número de badget (a quantidade será fixa, não importa quantas submissões o estudante faça a quantidade não vai diminuir), esses badgets farão o estudante subir de nível. O estudante começará um novo nível com um determinado número de badgets (o outro tipo), por exemplo, 25 badgets e cada “pedir ajuda” a um colega irá custar 5 badgets. O estudante que oferecer ajuda ao colega receberá badgets extra para pedir ajuda.

A cada fim de nível listar os pontos fortes - Questões que acertou na primeira tentativa ou não pediu ajuda. A cada fim de nível listar os pontos fracos - Assuntos que podem ser melhorados, sugerir o quiz de revisão.

lsoaresesilva commented 4 years ago

Gostei Eva, alguns comentários:

Uma badget é tipo uma patente (cabo, cadete, tenente, general), quando você se refere a 25 badgets acredito que seriam pontos.

Ao pedir ajuda não se deve perder pontos, para não desestimular a fazer isso, pelo contrário. Gostei quando você põe que ajudar um colega dará pontuação.