marrcelosantana / git-blog

https://git-blog-orcin.vercel.app
0 stars 0 forks source link

React. #5

Open marrcelosantana opened 1 year ago

marrcelosantana commented 1 year ago

O que é React?

React JS é uma biblioteca JavaScript para a criação de interfaces de usuário — ou UI (user interface).

Criado em 2011 pelo time do Facebook, o React surgiu com o objetivo de otimizar a atualização e a sincronização de atividades simultâneas no feed de notícias da rede social, entre eles chat, status, listagem de contatos e outros.

A princípio, todas essas atividades, chamadas de estados, tinham uma descrição muito complexa. Com o React, esta descrição torna-se mais simples, bem como também é simplificada a conexão entre HTML, CSS e JavaScript e todos os componentes de uma página.

Por ter demonstrado grande eficiência, nos anos que se seguiram o React foi incorporado à interface de outras redes sociais do grupo, como o Instagram e, em 2013, seu código foi aberto à comunidade, dando início a sua popularização.

Hoje, o React é uma das mais prestigiadas bibliotecas de JavaScript do mercado. Como funciona o React?

O React é uma biblioteca front-end e tem como um de seus objetivos facilitar a conexão entre diferentes partes de uma página, portanto seu funcionamento acontece através do que chamamos de componentes.

Em outras palavras, podemos imaginar que o React divide uma tela em diversos componentes para, então, trabalhar sobre eles de maneira individual.

Os componentes são utilizados para reaproveitamento de código e padronização de interface.

Isso torna o React uma tecnologia muito flexível para a solução de problemas e para a construção de interfaces reutilizáveis, uma vez que cada um destes componentes pode ser manipulado de maneira distinta. Como o React usa JavaScript?

O React é uma biblioteca que utiliza a linguagem de programação JavaScript.

O JS é uma das mais versáteis e populares linguagens de programação do mundo e conta com um grande número de bibliotecas e outras tecnologias que a utilizam. Entre elas, Node.js, Angular, VueJS, jQuery, Ember.js e, é claro, o React.

Por essa razão, se você quer aprender a manipular esta biblioteca e extrair dela todo o seu potencial, é preciso antes ter uma sólida base de conhecimento em JavaScript, bem como em suas outras duas linguagens de marcação: HTML e CSS.

Isso porque o React utiliza uma extensão alternativa ao JavaScript para descrever seus componentes. Esta sintaxe é chamada de JSX.

O JSX, a grosso modo, é uma linguagem desenvolvida como uma mistura de HTML e JS. Seu objetivo é ser transposta para JS da maneira mais simplificada possível.