msampaio / flauta-solo

Estudo do repertório de flauta solo
BSD 3-Clause "New" or "Revised" License
2 stars 0 forks source link

Fazer transcrição diplomática de EXTRA0009[a..c] - Fantasia de Telemann n.9 #24

Closed msampaio closed 11 years ago

msampaio commented 11 years ago

Fazer transcrição diplomática da partitura "Fantasia in A for solo flute No.9", de Telemann, registrada no sistema no documento EXTRA0009a a EXTRA0009c, na pasta Fontes. Transcrever cada movimento em um arquivo diferente (9a, 9b, etc) Verificar instruções sobre pastas no manual de procedimentos. Em caso de dúvidas perguntar por aqui mesmo.

luanpiano commented 11 years ago

Bom dia @msampaio , gostaria de saber se tem que fazer exatamente igual a partitura do IMSLP? É que surgiu um pequeno problema no compasso 11 da partitura EXTRA0009a, tem uma colcheia a mais e o Finale não permite que eu introduza a mesma. @robattolucas ou @daniloabrahao podem ajudar?

captura de tela 2013-08-15 as 11 00 49

daniloabrahao commented 11 years ago

@luanpiano , a fonte que estamos usando não é proveniente do IMSLP. É proveniente de um estudo musicológico em que podemos confiar. O arquivo completo é EXTRA0001-Telemann - Fantasies flute (with facsimile - Musica Rara) e está na pasta "Fontes" do Copy. Nesse arquivo há um aparato crítico no qual é possível encontrar alguma informação sobre este compasso em específico. Eu dei uma olhada rápida mas não encontrei nada. Outra coisa é que, no fac-simile, este compasso não está errado:

image

Outro ponto importante: Acredito que numa transcrição diplomática não se deve alterar os dados da fonte!

msampaio commented 11 years ago

@daniloabrahao, concordo com a observação sobre a transcrição diplomática. Este compasso não pode ser processado no computador. Temos que decidir se 1) faremos uma transcrição diplomática para fins metodológicos e uma transcrição "corrigida" para fins de análise computacional, ou 2) faremos apenas a transcrição "corrigida". O que @robattolucas acha?

robattolucas commented 11 years ago

Acho melhor fazermos uma transcrição "corrigida". Acredito que serão raros os casos de situações musicais "anormais'(como compassos de 5/8, acordes muito dissonantes, etc) neste recorte de repertório. O mais comum vai ser encontrarmos erros de cópia, o qual poderemos corrigir facilmente.

luanpiano commented 11 years ago

Darei prosseguimento desta forma então, fazendo as correções e destacando os locais onde elas aconteceram para que todos possam tomar conhecimento.

msampaio commented 11 years ago

@luanpiano, qual o estado dessa tarefa? Concluída?

luanpiano commented 11 years ago

Sim @msampaio, fiz tudo do jeito que o Sr. Falou.