nexus-techbr / 4-vote

0 stars 0 forks source link

[Q] 1.1 O que são requisitos funcionais e não funcionais? #7

Open AmandaLimaB opened 6 months ago

AmandaLimaB commented 6 months ago

Requisitos funcionais: Descrevem o comportamento do sistema, apresentam as funções que ele deve executar para atender o cliente, ou seja, é relacionado com o que o sistema deve fazer. Exemplos: “O sistema deve ser capaz de cadastrar usuários”, “A hash deve ser enviada por e-mail para o eleitor”

Requisitos não funcionais: Descrevem características relacionadas à qualidade do sistema e restrições, como por exemplo desempenho, segurança e usabilidade. Exemplos: “O sistema deve ser capaz de suportar 1000 usuários simultâneos”, “O sistema deve ter uma auditoria baseada em hash MD5”

Fernanda-Marinho commented 6 months ago

Os requisitos funcionais dizem o que o sistema deve fazer. Está relacionado com ações e funções. Pode ou não ter interação com o usuário. Botões, criação/remoção de um usuário e alteração de registros são exemplos de requisitos funcionais.

Os requisitos não funcionais dizem como o sistema deve fazer. Está relacionado com a forma com a qual o software se tornará realidade. O banco de dados, taxas de processamento, acesso offline, segurança e tipo de hardware/sistema operacional são exemplos de requisitos não funcionais.

brendatrindade commented 6 months ago

Requisitos

Necessidades, Restrições e Regras

São propriedades que um software apresenta para solucionar problemas reais.
É uma característica do sistema ou a descrição de algo que o sistema é capaz de realizar para atingir os seus objetivos.

Requisitos Funcionais

Funcionalidades

Todas as necessidades, características ou funcionalidades esperadas em um processo que podem ser atendidos pelo software, estão diretamente ligados a funcionalidade do software.
De forma geral, um requisito funcional é “O que sistema DEVE fazer“.

Requisitos Não Funcionais

Comportamento e Desempenho

Expressam condições que o software deve atender ou qualidades específicas que o software deve ter, uma premissa ou restrição do sistema, preocupam-se com padrões de qualidade.
De forma geral, um requisito não funcional pode ser definido por “Como o sistema deve fazer“.

BaptistaGabriel commented 6 months ago

Requisitos Funcionais:

Requisitos Não Funcionais

LuisMarioRC commented 6 months ago

Requisitos funcionais: De forma simplificada, os requisitos funcionais descrevem as ações específicas que um sistema ou aplicativo deve ser capaz de executar. Eles são as capacidades concretas e as operações que o software deve realizar para atender às necessidades e expectativas do usuário. Imagine um aplicativo de gerenciamento de tarefas: os requisitos funcionais desse aplicativo incluiriam a capacidade de adicionar novas tarefas, definir prazos, atribuir tarefas a usuários específicos e gerar relatórios de progresso. Cada um desses elementos representa uma funcionalidade específica que o software deve oferecer para ser considerado funcional e útil.

Requisitos não funcionais: Enquanto os requisitos funcionais delineiam o que um software deve fazer, os requisitos não funcionais especificam como o software deve fazer isso. Eles são cruciais para garantir a qualidade e a eficiência do software, abrangendo aspectos como desempenho, segurança, confiabilidade e usabilidade. Esses requisitos não estão diretamente ligados às funções específicas do software, mas sim à sua operação e ambiente. Por exemplo, ao considerar um aplicativo bancário, um requisito funcional seria a capacidade de realizar transferências financeiras. Em contrapartida, um requisito não funcional relacionado seria a garantia de que todas as transações sejam processadas em menos de três segundos, ou que o aplicativo mantenha um alto nível de segurança de dados para proteger as informações do usuário.

GHenryssg commented 6 months ago
naylane commented 6 months ago

Requisitos funcionais:

Requisitos não funcionais:

Em resumo, os requisitos funcionais são sobre o que o sistema faz, enquanto os não funcionais tratam de como ele faz.

mendes658 commented 6 months ago

Características principais dos requisitos funcionais:

Características principais dos requisitos não funcionais:

avcsilva commented 6 months ago

Requisitos funcionais referem-se às características "práticas" de um sistema, visando suas possibilidades de operações e tarefas.

Requisitos não funcionais tratam-se dos aspectos inerentes ao projeto, configurando-se como detalhes e formas de seu funcionamento, tal qual suas qualidades e especificações.

IMCNeto commented 6 months ago
ThiagoPPSena commented 6 months ago

Os requisitos funcionais descrevem a funcionalidade e serviços que se espera de um sistema. Eles dependem do tipo de software, dos usuários e do tipo de sistema que está sendo desenvolvido. De maneira geral, ele descreve funções do sistema, como entradas e saídas, exceções, telas...

Os requisitos não funcionais são aqueles relacionados a propriedades do sistema, como confiabilidade, segurança, tempo de resposta e espaço em disco. Nem sempre esses requisitos dizem respeito ao sistema a ser desenvolvido. Alguns dizem respeito ao processo de desenvolvimento do software, ou seja, quais as ferramentas CASES a serem usadas, quais requisitos éticos e legais devem ser abordados, quais os requisitos de entrega e prazos, padrões a serem seguidos, etc.

IMG_20240403_081541.jpg

Alguns requisitos não funcionais podem ser quantificados, usando métricas de avaliação.

IMG_20240403_081556.jpg

sarinhasf commented 6 months ago

Requisitos funcionais e não funcionais.

A especificacão correta dos requisitos vai reduzir custos, diminuir a tempo de produção e minimizar sensivelmente os retrabalhos.

Requisitos funcionais: Descrevem as funções específicas que o sistema deve abordar/executar, como recursos, comportamentos e operações. Um requisito funcional objetiva atender as necessidades dos usuários, materializando estes conceitos em forma de funcoes no novo sistema

Ex. Botão de inclur, excluir e alterar um registro; função de geração de um relatorio;

Requisitos não funcionais: Descrevem atributos do sistema, como desempenho, segurança, usabilidade e escalabilidade. Este define como o sistema executará as funções.

Ex. O sistema deve ser capaz de suportar x usuários; O sistema deve ser compativel com x navegador;

Logo, o requisito funcional deve responder: O que o sistema deve fazer? E o não funcional: Como o sistema deve fazer?