okfn-brasil / suporte

Regras, datasets e tickets de suporte, para a gestão e transparência da Equipe de Suporte da OKBr
http://suporte.ok.org.br
Other
0 stars 0 forks source link

Medidas anti-spam sem CAPTCHA, e pró-identificação #20

Open ppKrauss opened 7 years ago

ppKrauss commented 7 years ago

RESUMO: este ticket é uma sugestão de diretiva para o suporte e o desenvolvimento, e tem como foco a redução de barreiras no tratamento anti-spam dos cadastros e formulários de feedback, podendo ser resumida em duas regras,

  1. não usar sistemas de proof-of-work que sejam barreira de acessibilidade,
    e evitar sempre que possível o seu uso, mesmo quando não seja barreira.

  2. Contentar-se com medidas que barrem 50% a 90% das tentativas frequentes de spam ou vandalismo. Os 10% restantes, se representarem qualquer perda de atratividade ao cadastro de novos usuários, deverá ser resolvido por humanos voluntários, moderadores da própria OKBr ou projeto da OKBr.


Justificativas

O artigo indicado pela Elza, https://tableless.com.br/eu-nao-sou-uma-maquina/ explica muito bem os inconvenientes do CAPTCHA ou mesmo outros meios de proof-of-work. Fica a sugestão de regra geral, de não usar. O suporte dá todo apoio para usuários obterem login e/ou reusarem login do OpenID, Github, Face, Google, etc.

Na maior parte das inteirações com sistemas e serviços OKBr ou de transparência, a identificação é considerada boa-prática, e não se justifica anonimato.

No Blog

No ticket#16 sugere-se alternativa bem diferente: forçar toda a interatividade no DiscussOKBr.

No DiscussOKBr e similares

Além de forçar o login, não se justificam CAPTCHA ou outras medidas-extra, tendo em vista que o número de moderadores "dá e sobra" para a limpeza das tentativas de cadastramento de spammers.
Estamos dando preferência ao nosso lado humano e voluntário, como na Wikipedia ou Stackoverflow, que contam com o ser exército de faxineiros anti-spam e anti-vandalismo. Acaba sendo também uma medida do quanto a comunidade ainda está viva.

Nos projetos OKBr

Vide indetificação no Cuidando.org.br e GastosAbertos.org.