Open ThierryAJean opened 3 years ago
@ppKrauss Será que eu deveria ter criado esta issue em https://github.com/osm-codes/BR_IBGE_new/issues ?
@ppKrauss Será que eu deveria ter criado esta issue em https://github.com/osm-codes/BR_IBGE_new/issues ?
Explico a bagunça, estamos remanejando, vai ter mais um git para a "nova grade do Brasil" de fato, que será BR_new. O BR_IBGE é importante apenas por demonstrar parte da metodologia, enquanto o BR_IBGE_new foi apenas ilustrativo, para mostrar para a equipe do IBGE como podemos migrar preservando certa compatibilidade.
O compromisso com a "compatibilidade na grade de 1km" todavia se mostrou irrelevante, tanto pelo fato do IBGE estar sucateado pelo governo federal corrente, sem produzir dados novos, como pelo fato de ser uma "gambiarra", a tabela abaixo mostra que grades em potencias de 2 fazem mais sentido e tornam os algoritmos mais simples.
Resumindo: as duas primeiras são opções de compatibilização com o IBGE, que preferimos descartar.
A última coluna tem como referência a própria unidade métrica: faz mais sentido para o usuário final e para (otimizar) os algoritmos, além de ser mais menônica para quem está acostumado com byte, kibibyte, mebibyte, etc. das ordens de grandeza da Computação e seus prefixos binários. Hoje em dia já se fala em escala métrica similar: metro m, kibimetro (1 kim = 1024 m), etc. Cada "nível hierarquico da grade" já viria associado a um tamanho de célula padronizado e bem conhecido.
Enfim, a grade BR_new é essa das potências de 2.
Parece que os DER de SP e MG utilizam uma tal lista. Thierry se encarrega de confirmar estas listas e fazer contatos com os outros DERs do Brasil. @ThierryAJean