Open vcapenama opened 2 years ago
A questao aqui é se esses 10% sao antes da exploracao. Se for, depois que explorar, pode tiar 90% dos 10%? Nao seria melhor usar 10% da "capacidade de suporte"?
@vcapenama
Oi, @pedro-andrade-inpe essa verificação é feita antes da exploração. Entao, acredito que essa estratégia de implementação que vc sugeriu seja viável.
Beleza entao. Vamos pegar 10% da capacidade de suporte (assim que ela for definida) e deixar reservado como remanescentes
remain >= 10%mcd explotation() senao remain + qmcd = 10%mcd - qmcd e reverseExplotation() --exploração do mcd ao 9
As porta sementes não são mais obrigatórias? E a taxa de descarte?
As porta sementes são obrigatorias sim. As regras são:
A taxa de descarte deve ser de 40% das árvores de corte.
Importante destacar: essas verificações devem ser feitas apenas quando a exploração seja feita via PMFS, ou seja, apenas no caso de GAP0 (já pensando no submodelo econômico). Quando a exploração for via GAP 1 ou GAP 2, não é necessário que essas verificações sejam feitas, uma vez que serão exploradas tanto as árvores porta sementes quanto as remenescentes.
@pedro-andrade-inpe 1-Estou com problema em criar uma variável chamada própria para remanescentes. 2- No codigo da exploração Eu verifico os 10% e tbm se é possivel a celular me dar 10% (algo raro de acontecer).
exploitation = function(cell)
-- checking remain
if cell:remaining() < 0.1*cell:sum_mcd_9() then
local qt = 0.1*cell:sum_mcd_9() - cell:remaining()
-- cannot explore this cell
if cell:sum_mcd_9() < qt then
return
end
cell:set_trees(5,qt)
for i=6,9 do:
qt = qt -cell:get_trees(i)
if qt<=0 then
cell:set_trees(i, -qt))
break
end
cell:set_trees(i,0)
end
for i = 9, model.mcd, -1 do
cell:set_trees(i, cell:get_trees(i) * (1 - 0.8048))
end
end,
Eu não deveria colocar esse diferença toda na classe 5 de arvores, mas sim em uma variavel que armazena remanescentes. Com valor inicial da CLASS5_SUM e podendo aumentar começando da classe 6.
No caso de exploração via PMFS, o modelo deve garantir que quantidade de árvores remanescentes seja, no mímino, 10% das árvores de corte. Caso esse valor seja inferior a 10%, o modelo deve retirar árvores de corte e deixar como árvores remanescentes. Sugiro que, quando essa situação acontecer, sejam retiradas árvores a partir da classe do MCD em diante, que são as árvores comerciais de menor diâmetro.