pedrocostaferreira / BETS

It provides access to and information about the most important Brazilian economic time series - from the Getulio Vargas Foundation <http://portal.fgv.br/en>, the Central Bank of Brazil <http://www.bcb.gov.br> and the Brazilian Institute of Geography and Statistics <http://www.ibge.gov.br>. It also presents tools for managing, analysing (e.g. generating dynamic reports with a complete analysis of a series) and exporting these time series.
https://cran.r-project.org/web/packages/BETS/index.html
30 stars 6 forks source link

Relatório - SARIMA #11

Closed talithafs closed 7 years ago

talithafs commented 8 years ago

Criar duas versões de relatórios dinâmicos com a análise SARIMA de uma série do BETS:

talithafs commented 8 years ago

Fiz um piloto da função que faz a modelagem SARIMA a partir de qualquer série do BETS e mostra os resultados passo a passo em um documento dinâmico. Exemplos de uso com séries interessantes estão no /tests/report_tests.R.

Funciona da seguinte maneira:

  1. O usuário chama a função BETSreport(code, model, parameters), com o código da série que quer analisar, o tipo do modelo que será utilizado (por enquanto, só pode ser um SARIMA) e alguns parâmetros extras (por exemplo, o número máximo de defasagens numa função de auto-correlação ou o número de passos à frente no cálculo das previsões).
  2. O BETS processa um arquivo .Rmd que tem como entrada o código da série na base de dados e os parâmetros extras. Esse arquivo mostra:
    • As informações da série (tal como encontradas na base bacen_v7)
    • O gráfico da série (feito com o dygraphs)
    • Os passos envolvidos na idenficação de um possível modelo: testes de raiz unitária (por enquanto, apenas o Dickey-Fuller do pacote urca e o OCSB do pacote forecast) e correlogramas da serie original, da série diferenciada (se for o caso) e sazonalmente diferenciada (se for o caso)
    • A estimação dos parâmetros e o resultado da seleção automática do modelo pela função auto.arima do pacote forecast.
    • As previsões n passos à frente utilizando a função forecast e um gráfico da série original com os valores previstos e os intervalos de confiança (feito também com o dygraphs)
  3. O BETS salva o relatório em um arquivo .html chamado analysis_codigo_da_serie e abre esse arquivo para o usuário

OBS: Os correlogramas são feitos com uma função que criei, corrgram. Usei o ggplot2 e o plotly para tornar esses gráficos mais atraentes, mostrar valores exatos e calcular os intervalos de confiança de acordo com a fómula proposta por Bartlett (o erro padrão aumenta com os lags). Ela já está no BETS e pronta para uso.

Os comentários do relatório ainda não estão, nem de longe, tão didáticos quanto eu gostaria, mas, como eu disse antes, é apenas um piloto. Dentre as muitas opções do que ainda pode ser incluído, listo algumas:

talithafs commented 7 years ago

Vou criar outra issue para as extensões a este relatório.