Open gomex opened 8 years ago
Existe uma questão que é o fato do GTC já ter trabalho de SEO para o domínio e ter um fluxo organizado para uso do wordpress.
Eu cheguei a sugerir migrar o site atual para blog.partidopirata.org
. A única coisa que teria que cuidar seria mapear os permalinks do wordpress e criar regras de redirecionamento em um servidor web, mas isto inviabiliza usar estritamente o github pages, correto?
nas propostas atuais não muda o Wordpress. Continua lá. Apena a forma de como construir e manter ele que muda.
@gomex ah ta, agora entendi
+1 !!! que o bom senso prevaleça
recomendo a adoção deste plugin pelos contribuidores para adicionar mais flexibilidade para o trabalho nesta plataforma. https://www.zenhub.io/blog/supercharge-github-workflows-introducing-zenhub-part-i/#zenhub1reducecommentclutterandsuperchargefeedback
Recomendo instalar o mínimo possível de merda no navegador e se encaminhar pra sair do github e adotar o gitlab conforme consenso já estabelecido anteriormente.
Seguindo a mesma lógica, é possível servir o site na zeronet, contudo os comentários do wordpress não funcionariam neste caso.
Qual seria a alternativa para termos comentários?
algum sistema externo como o http://disqus.com/
@dseeker Já sugeri disqus em outra ocasião e rechaçaram por não ser software livre, inclusive, apontaram uma alternativa
agregue aqui para deixar documentado como proposta para solucionar os comentarios
@dseeker Ta documentado no loomio, porque é que documentar no github é diferente? Toda vez que perguntarem tem que documentar de novo?
pq vc tem q ser tao dificil? o tempo q te levou pra escrever ai era só postar o link desse outro serviço.
@dseeker Em menos tempo tu acha na busca do loomio. Procura disqus
@gomex @guilhermebr vamos retomar isto
Uma pergunta que eu tenho, somente o docker é suficiente pra gerenciar o servidor inteiro, não precisando de LXC, OpenVZ, KVM, Xen, etc.?
@desci, onde estao os servers do piratas? gastamos muito com isso?
@iannsp Ocasionalmente estará devidamente documentado em https://piratas.xyz/wiki/gti/infra
Por enquanto está fragmentada a informação em vários lugares, eu levei dezenas de meses reunindo pelo menos os links e muito da informação que está disponível.
O que tem de prático e factível que eu posso te adiantar é que agora o servidor principal (entwickler) é doação pessoal de um pirata que garantidamente durará até outubro, e é onde está a maioria das coisas. Este é um KS-2 da ovh (kimsufi.com), e o responsável pagou sozinho por um ano.
Tem duas vmware no servidor do partido sueco que estamos fazendo backup e vamos "formatar" pra tornar a usar. Estes dois servidores são bem fraquinhos e são mais pros sites estáticos e coisas leves, não lembro de cabeça a especificação (vai ter na wiki), mas lembro que de armazenamento é cerca de 6GB cada um. Estes dois servidores no caso são custeados pelo partido sueco, que dão esse espaço meio tosco e podre, uma coisa mais simbólica do que prática, mas que provavelmente é o nosso leningrado.
Inclusive o suecia 1 está com o disco cheio, porque as pessoas acham engraçado ficar tentando bruteforce na senha do root do servidor, sem contar as tentativas de derrubar o apache, o php, etc. que funcionaram - até eu tirar os apontamentos para lá, toda a internet podia ver a senha do banco de dados do wordpress e da mediawiki, do site do partido, do site de transparência, etc. - e por este motivo o site do partido está em um quarto servidor da mesma forma que vários outros sites relacionados ao partido, sendo administrados e financiados de forma autônoma por pessoas e/ou coletivos.
O que não está na página que eu falei (infra) pode ser garimpado na página https://piratas.xyz/wiki/gti/arquivo, mas eu recomendo esperar eu botar a informação precisa lá na página de infra.
O que eu posso adiantar além disto, é que é necessário que as pessoas proponham coisas pra financiamento e sustentabilidade. Isto começou a ser feito em outras ocasiões, algumas iniciativas surgiram, outras insurgiram, mas eu tenho a impressão de que tu quer saber o que pode ser feito daqui pra frente, né?
@desci sobre o Docker, não precisamos de nada além de docker pra essa virtualização. Talvez o Docker compose mas essa é outra história :) Vamos nos organizar? Precisamos de um inventário primeiro e saber onde serão depositados os serviços, para em seguida pensar na arquitetura.
@gomex E o que é que faltou pra começar então?
Eu li em um tópico antigo que o @guilhermebr queria um CEO, então faz de conta que eu sou CEO e vamos botar essa porra pra funcionar gurizada, que tamo no atraso já!
Me responsabilizo por documentar a infra que existe (no link que eu dei).
Já adianto que na prática o servidor onde está a maioria das coisas e provavelmente vai continuar por enquanto é o entwickler. Mesmo que saia de lá, imagino que o docker milagrosamente "copie e cole" as coisas pra outros lugares, confere? Eu só conheço puppet.
Penso que os servidores da suecia vão ficar sendo os "principais", mas eu já sei e tu já sabe que não da pra botar nada pesado lá (PHP nem pensar), no máximo pode ser o lugar "que não cai nunca" onde vai ficar o nginx controlando o balanço para os servidores remotos, e eventualmente algum site estático de html puro como os que se atualizam pelo github.
Ok! Vamos então. Segunda agora terei mais tempo, vamos marcar um mão na massa inicial?
@gomex se nada vingar essa semana ainda, eu e tu reunimos no matehackers com 2L de energético e transmitimos ao vivo pra gurizada, com relatoria posterior, e este será (mais um) pontapé inicial.
@desci , ocasionalmente não é o ideal. E se você quiser fazer de conta que é o CEO, precisa comecar a entender que trabalhar feito um porra louca sem organização vai te fazer dar um volta ao mundo pra chegar no mesmo lugar. ;) Vamos organizar? As coisas ficaram paradas muito tempo e entendo seu sangue nos olhos, mas sem visibilidade a coisa não vai pra frente.
Pendência: documentar os últimos acontecimentos com o site e com a infra e esclarecer o que aconteceu e em que situação está o site do partido.
Os arquivos de backup do site do partido (atualmente fora do ar) estão no servidor entwickler, no caminho /home/backups/bastidores
.
Estamos criando arquivos para o docker compose para colocar o site no ar no próprio entwickler.
Tarefas
Relatório de hoje:
echo -n "bosta" | md5sum
;USE piratas; UPDATE wp_users SET user_pass= MD5('bosta') WHERE user_nicename = "admin";
;Repositório do site criado e disponível em https://github.com/piratas/piratas-site
Introdução
A minha proposta é que passemos a adotar uma infraestrutura como código, que é altamente replicável e totalmente rastreável via github, ou seja, todo processo de modificação do ambiente seria feito através de commits em um determinado repositório do github.
Uso de containers
Para tratamento da infraestrutura e isolamento de aplicação e banco de dados, usaríamos o docker que por sua vez possibilita a gerência dessa infraestrutura também por código, ou seja, novamente seríamos capazes de rastrear toda mudança por um código.
Uso de uma solução de integração contínua
A ideia é utilizar um serviço que automaticamente analisa o código modificado e faz interações em nossa infraestrutura, além de gerar alguns testes automatizados antes de realizar alterações em nossos serviços.
Uso de monitoramento para notificação
A ideia é usar algum serviço de monitoria online, sem custo, para monitorar nosso recurso e notificar por email em caso de falha.
Tarefas